Tempo de leitura: 27 minutos
O que o álcool faz no corpo
O Dia de São Patrício está chegando! E enquanto o feriado irlandês tem uma história cultural e religiosa muito rica que deve ser respeitada e na vanguarda de qualquer celebração, também se tornou um dia para muitos se soltarem e se divertirem com uma bebida alcoólica ou duas – ou mais …
Receba as atualizações do blog
E no artigo de hoje, vamos dar uma olhada no caminho que o álcool percorre ao percorrer seu corpo. Veremos os vários órgãos e tecidos com os quais ele interage ao longo desse caminho e até discutiremos aquela sensação “tão maravilhosa” chamada ressaca.
Há muito o que fazer, então vamos lá! Em primeiro lugar, tenho que tirar isso do caminho – o álcool, ou mais apropriadamente conhecido como etanol – é uma toxina legítima.
Embora existam estudos que mostraram que pequenas quantidades de consumo diário de álcool podem realmente ser boas para você, esses estudos são muito inconsistentes entre si e seria difícil encontrar alguém disposto a dizer que o álcool é saudável para você em geral. .
E isso não sou eu julgando você pelo caminho. Pessoalmente, sou um homem que gosta de bourbon. É uma das minhas formas favoritas de relaxar. Mas nunca houve um ponto, enquanto eu estou bebendo o bourbon, que as células do meu corpo ficam tipo, “Sim !!
Mais etanol tóxico para nós desintoxicarmos e potencialmente nos machucarmos !!” Mas com isso dito, se você é um adulto com idade legal para beber e está participando de forma responsável, todo o poder é para você! Eu não vou entrar no seu caminho. Apenas saiba que não é bom para você.
Obviamente, o primeiro lugar onde o álcool vai entrar em seu corpo será a boca ou a cavidade oral. E podemos ver exatamente isso aqui.
Mas esta é uma cabeça dividida ao meio no plano sagital médio. Isso significa que cortamos bem no centro. E isso nos permite ver uma anatomia muito legal, como esta língua gigante, a mandíbula aqui, você pode ver o céu da boca, ou o palato duro, e então o palato mole atrás dele.
E então esta pequena coisa se chama epiglote e veremos isso, ou mais o que acontece em apenas um segundo. Mas o que realmente devemos entender é que revestindo a língua e as bochechas – na verdade, revestindo toda a superfície interna da cavidade oral – está o tecido da mucosa.
Um revestimento da mucosa que realmente ajuda a manter as coisas lubrificadas e úmidas dentro da boca. Mas é preciso entender que ele é capaz de absorver álcool.
Na verdade, eles fizeram um estudo com alguns degustadores de vinho para ver quanto álcool é absorvido quando estão fazendo suas degustações de vinho.
Pense nisso – enquanto eles bebem o vinho, eles o espalham e cuspem, eles podem não estar bebendo, mas ele está passando uma quantidade considerável de tempo em sua boca e faz sentido descobrir se parte dele foi absorvido a corrente sanguínea.
E ao que parece, uma quantidade muito pequena é – e quero dizer uma quantidade muito pequena. Isso significa que, quando você está bebendo casualmente, uma quantidade extraordinariamente pequena desse álcool é absorvida diretamente pela sua boca para a corrente sanguínea.
Mas a grande maioria vai continuar, e vai contornar a língua e entrar na próxima área chamada faringe ou garganta. E é aí que a epiglote vai descer e bloquear as vias aéreas.
Esta é a parte superior de sua traquéia e isso a torna sua caixa de voz, ou laringe. E você obviamente não quer que o fluido desça para suas vias respiratórias, então a epiglote o desvia e o empurra para o esôfago – é para isso que você está olhando aqui. E o esôfago é seu tubo de alimentação, ou acho que neste caso seria um tubo de comida e bebida.
Na verdade, tenho outro esôfago para examinarmos aqui. Agora, isso vai parecer um pouco estranho e provavelmente um pouco difícil de entender , mas esta parte – esta é a laringe, ou sua caixa de voz, e esta é a “Maçã de Adão”.
Isso significa que você está observando uma visão anterior da traqueia. Esta é a glândula tireóide e isso faz com que esta parte da língua. Mas o que realmente queremos focar é – vou deslizar a traqueia e aquele nervo com ela para o lado – e vemos que este é o esôfago.
É apenas um tubo muscular que conecta aquela faringe aqui em cima, até o estômago. Portanto, o estômago vai realmente ser o primeiro lugar real em que o álcool será absorvido pelo corpo, e está em torno de 10 – talvez 15 ou mais por cento.
A grande maioria do álcool será absorvida no intestino delgado, o que veremos em um segundo. Mas você pode ver neste estômago bem aqui, isto – se eu consigo segurar isso corretamente – é o fim do esôfago, e então ele se transforma no estômago. E é apenas uma espécie de curva para a direita.
Mas isso na parte inferior – acho que devo dizer aqui na base do estômago – temos uma estrutura muito importante chamada esfíncter pilórico. Portanto, esta seção do estômago daqui até o início do intestino delgado é chamada de piloro, e dentro dela há um esfíncter muito forte chamado esfíncter pilórico.
E a razão pela qual esse esfíncter é tão importante é porque ele é literalmente um porteiro – é isso que o piloro significa. Se você beber álcool com o estômago vazio, o esfíncter pilórico ficará mais aberto e o álcool entrará no intestino delgado, o que significa que, com o estômago vazio, o álcool entrará na corrente sanguínea mais rapidamente.
Mas se você tem comida ou alguma outra bebida, o que vai acontecer é que dentro do estômago um monte de ácido estomacal vai ser secretado, e esse esfíncter pilórico vai realmente apertar com força – feche com força.
E vai começar a abrir lentamente, meio que casualmente se abre um pouco aqui e ali, e isso é chamado de esvaziamento gástrico. E é a uma taxa muito específica – bem mais ou menos específica – e isso significa que se você comer com seu álcool, ele vai entrar em sua corrente sanguínea, bem – atrasado.
Isso não vai acontecer imediatamente. Pelo menos a maior parte. Mas, como eu disse, parte do álcool é capaz de ser absorvido pelo estômago. Na verdade, eu tenho um estômago diferente para olharmos – que estaria bem aqui se eu pudesse organizar isso para você – e este estômago foi realmente cortado.
Removemos o piloro e isso nos permite fazer isso – essa é uma das minhas coisas favoritas, adoro isso – refleti-la assim. Você pode ver o interior do estômago. E você está olhando para todas essas dobras ali, chamadas de rugas gástricas, e isso significa literalmente “dobra do estômago”.
Eles são realmente únicos e interessantes de se olhar. O que quero que você imagine é que todo esse interior do estômago também é forrado de tecido mucoso. E esse tecido mucoso desempenha uma variedade de funções.
Um dos mais importantes é a secreção de muco. E esse muco impede o ácido do estômago, ou o ácido clorídrico, de consumir o próprio estômago. É um trabalho importante. Mas é preciso entender que o álcool pode ser absorvido por esse tecido da mucosa e, a partir daí, entrar na corrente sangüínea e ir para o fígado.
Então você não pode – esta, esta é a razão pela qual se você tomar uma bebida, depois de apenas alguns minutos você começará a sentir pressa. Isso é – embora a maior parte do álcool ainda não tenha entrado em sua corrente sanguínea, uma parte entrou porque foi absorvido pelo estômago aqui e depois foi para o fígado.
Mas o resto, na verdade – se eu conseguir puxar isso de volta – irá para seus intestinos. E vou meio que trazer todos aqui … vamos ver isso um pouco mais claramente em outra seção de cadáveres em um segundo. Mas é aqui que vai ocorrer a grande maioria de sua absorção, mas isso vai levar um pouco mais de tempo para acontecer.
Portanto, vamos examinar um cadáver diferente e terminar nossa jornada. Recapitulação rápida! Quando você bebe álcool pela primeira vez, ele entra em sua cavidade oral ou boca, parte dele é absorvido pelo tecido da mucosa e vai diretamente para a corrente sanguínea, mas era uma quantidade muito pequena. Em seguida, você engoliu e desceu pelo esôfago até o estômago.
Portanto, o estômago deste cadáver aqui, será localizado – espero que você possa ver isso – exatamente assim. Este é o estômago. E está se escondendo atrás deste órgão enorme sobre o qual falaremos em um segundo, chamado fígado.
Mas o que vai acontecer, lembre-se de que como ele envia para o intestino delgado, o intestino delgado vai fazer essa absorção. Portanto, o primeiro lugar em que podemos ver o intestino delgado saindo desse cadáver será bem aqui.
Agora, enquanto eu movo esses intestinos delgados, você notará algo diferente sobre ele em comparação com o que acabamos de ver naquela outra dissecção. Os intestinos estão ligados ao seu corpo. Isso é chamado de mesentério, e é – a maneira como sempre falo sobre isso com meus alunos é, eu digo – todos aqueles filmes de zumbis? Eles estão errados.
Nos filmes de zumbis, você parece uma ferida abdominal e as entranhas estão se arrastando. Quer dizer, é possível – é definitivamente possível. Mas esse é um corte muito sério. Os intestinos estão presos e precisam estar porque o que fazem é absorver os nutrientes.
Mas eles têm que absorvê-los para algum lugar – trazê-los para algum lugar. E se você olhar de perto, verá todas essas pequenas linhas azuis.
Essas são as veias que absorvem tudo o que absorveram – então isso seria qualquer comida ou bebida – quaisquer nutrientes que foram para o estômago e foram liberados nos intestinos, serão absorvidos no mesentério e, então, irão viajar para o fígado. O mesmo se aplica a tudo o que é absorvido pelo estômago.
E acabamos de ver que o álcool, ou etanol, é absorvido em certa quantidade pelo próprio estômago. Portanto, o estômago e o mesentério nos intestinos enviarão o álcool para o fígado. E veja como essa coisa é grande!
Em cima dele está o músculo do diafragma que eu levantei para que pudéssemos ter uma boa visão deste fígado aqui. É absolutamente enorme! Este é o segundo maior órgão do corpo se você contar a pele como um órgão.
E essa coisa é tão incrível – tem tantas funções diferentes. Mas uma das propriedades mais legais, acho que você poderia dizer, é que ele se regenera. A maior parte do seu corpo faz o que é chamado de cura, e a cura não é tão legal.
A cura é uma mistura de alguma regeneração, mas principalmente de cicatrizes. Não o fígado – o fígado é capaz de uma verdadeira regeneração e isso porque exige muito abuso. Não é apenas o etanol – há outras toxinas que entram em seu trato digestivo e precisam ser desintoxicadas por meio de uma química realmente interessante.
Mas durante todo esse abuso ele pode sofrer algum dano, então ele precisa ser capaz de se regenerar. Que órgão incrível! Mas vamos dar um passo atrás novamente.
Assim, o álcool vai para o fígado e é onde é encontrado uma enzima chamada álcool desidrogenase. Mas também devo mencionar que o estômago também tinha álcool desidrogenase. O que essa enzima faz é interagir com o etanol e convertê-lo em algo chamado acetaldeído.
Aqui está a ironia – o acetaldeído é na verdade mais tóxico do que o próprio etanol. E se for onde foi deixado, então teremos um problema sério. Se – se – se deixássemos apenas o acetaldeído como estava – oh, você estaria em um mundo de problemas.
Mas, felizmente, o fígado também terá outra enzima que pode converter esse acetaldeído em algo conhecido como acetato, e o corpo pode cuidar facilmente do acetato, sem problemas.
O problema é o seguinte – a quantidade de álcool que você consome e o período de tempo em que o consome têm uma influência muito forte na capacidade do fígado de convertê-lo totalmente em acetato.
Então o que vai acontecer é que você bebe, ele é absorvido, está perpassando os tecidos, mas não é capaz de dar conta de toda a carga de trabalho de uma vez. Então, parte desse etanol vai chegar à corrente sanguínea.
Porque o fígado irá enviar o sangue diretamente para o coração – e é isso que esta coisa gigantesca está aqui, eu meio que removerei isso – este é o pericárdio. Você pode ver o coração aqui, e o que vai acontecer é que o coração vai bater e enviar o sangue diretamente para os pulmões bem ao lado.
E é assim que o álcool pode estar no seu hálito. Porque conforme o etanol entra – está, lembre-se que está no sangue, mas vai para o tecido pulmonar, e dentro dos pulmões você tem todos esses sacos de ar ocos que estão rodeados por capilares.
E o que vai acontecer é que o etanol vai evaporar nessas pequenas bolsas de ar, e então quando você expira – uma espécie de quadro se isso poderia inflar – e então quando você expira e fica espremido, o que vai acontecer é que o etanol vai subir pelo seu trato respiratório e está na sua respiração.
Esta é toda a premissa por trás de um bafômetro e por que ele funciona. Então – de certa forma interessante – você pode realmente se livrar do álcool quando está bebendo.
Você está se livrando do álcool simplesmente expirando. Mas nem todo o etanol vai fazer isso. O resto vai voltar para o coração e então, quando o coração se contrair, vai enviar o sangue direto para o cérebro, e então começar a distribuí-lo por todo o corpo.
E isso é algo que é muito importante observar – o etanol vai interagir com praticamente tudo em seu corpo, exceto o tecido ósseo, porque é tão duro e com tecido gorduroso.
Porque você tem que entender que o etanol é solúvel em água e o tecido adiposo é feito de lipídios e óleo e água não se misturam. Se você já fez esse experimento, talvez na escola primária.
Portanto, com certeza – um pouco de etanol pode entrar em seu tecido adiposo, mas é uma quantidade muito pequena. Mas tudo o mais em seu corpo … então como eu acabei de dizer – seus pulmões …
Não sei se você será capaz de ver tudo isso – vou meio que puxar este tecido para o lado – há um órgão aqui chamado baço. Sua vesícula biliar … tudo em seu corpo vai interagir com o etanol. Em que grau o etanol tem efeito sobre ele?
Há muitos fatores envolvidos nisso. Depende de quão vascular esse órgão e estrutura são, em primeiro lugar. Depende da sua genética … depende da sua saúde geral. Portanto, é difícil dar uma resposta realmente sólida sobre isso. Mas realmente interessante é o que faz ao tecido muscular.
Na verdade, eu provavelmente deveria dar um passo rápido para trás. Veremos o cérebro aqui em um segundo, mas você precisa entender que o etanol na verdade estimula o que é conhecido como sistema nervoso simpático.
Este é o aspecto de “lutar ou fugir” do sistema nervoso. E o que isso significa é que vai acelerar a frequência cardíaca. Então o coração vai começar a bater, e conforme começa a bater , vai começar a empurrar o sangue com ainda mais força para coisas como músculos. Também vai fazer você suar.
É por isso que, se você beber, começará a suar porque seu sistema nervoso simpático está “explodindo”. Mas pense em todo o etanol que está atingindo o tecido muscular esquelético. E isso pode realmente ter um efeito na síntese de proteínas.
Então, digamos que você foi para a academia mais cedo naquele dia e fez um ótimo treino, e mais tarde naquela noite você decidiu tomar alguns drinks.
Bem, essas bebidas podem anular talvez não totalmente, mas uma parte significativa de seus ganhos, porque o álcool impede que as proteínas sejam construídas dentro do tecido muscular. Absolutamente fascinante o que está acontecendo lá!
Então, tudo bem – o álcool está agora – se dermos um passo para trás para fazer esse tipo de processo … o álcool está indo direto para o cérebro. Então o que vamos fazer é pular para alguns cérebros e dar uma olhada.
Ok! Portanto, o sangue está bombeando direto para o cérebro e é isso que temos aqui. Essa parte superior é chamada de cérebro, é altamente dobrada e tem uma estrutura incrível – na verdade, eu fiz um vídeo inteiro apenas nesta seção chamada córtex pré-frontal, então você definitivamente deveria conferir isso depois deste vídeo.
Essa porção inferior é chamada de cerebelo. Mas o que realmente queremos olhar, porque é tão legal, é se eu virar, você pode ver que lá – se você olhar mais de perto – há essa parte externa cinza e então essa porção interna branca.
Esta é a matéria cinzenta e branca, respectivamente. A massa cinzenta é onde as células do cérebro chamadas neurônios se comunicam umas com as outras.
Portanto, imagine bilhões e bilhões de conexões acontecendo apenas nesta pequena área que estou atravessando com a sonda, e é onde eles estão apenas conversando. E falam com o uso de algo chamado neurotransmissor.
E garanto que você já ouviu falar de neurotransmissores antes. Os dois mais famosos são provavelmente a dopamina e a serotonina, mas há outros como o GABA e o glutamato, que o etanol também vai afetar. E o etanol também vai afetar a secreção de endorfinas, que – vamos juntar tudo isso.
Então, sem ficar muito granular ou minucioso, você terá prazer, você terá euforia, você terá inibições reduzidas, e você terá habilidade cognitiva e reflexos reduzidos. Quando você junta tudo – então basicamente pense assim …
Quando você diminui as inibições, é quando você começa a dizer e fazer coisas que normalmente não faria. Quando você está bebendo álcool também tem uma ótima ideia – “e se eu tirasse as calças, pulei na mesa e gritasse, sou o rei do mundo!” Quem não bebe, é uma péssima ideia.
Mas alguém que toma cinco doses de tequila, isso é inteligente! Além de inteligente, é necessário! Isso só mostra que sua capacidade de fazer escolhas foi jogada pela janela. Mas você está literalmente pensando mais devagar.
Você também está eufórico. Você está feliz com isso! É uma combinação realmente estranha. Mas esse é apenas o efeito que tem no tecido neurológico – também afetará seu sistema hormonal. Então, o que eu quero fazer é olhar para outra dissecção, e é aquela cabeça sagital que já vimos, para que possamos nos concentrar nessas duas estruturas aqui.
Então, este primeiro que estou percorrendo com minha sonda é chamado de hipotálamo, e vai ficar logo acima de outro muito famoso conhecido como glândula pituitária. Juntos, eles formam o que é conhecido como eixo hipotálamo-hipófise. E essa é uma palavra grande que não é tão necessário lembrar.
Basta compreender que essas duas estruturas controlam todo o seu sistema hormonal. O hipotálamo é mais ou menos responsável pela glândula pituitária.
Então, ele vai secretar hormônios que circulam pela glândula pituitária. Mas o hipotálamo está constantemente monitorando seu corpo. Então, quando você começa a beber, o hipotálamo está ciente disso e vai começar a se ajustar com base no etanol. Na verdade, basicamente vai dizer à glândula pituitária para começar a dominar as glândulas supra-renais.
E as glândulas supra-renais são o que secretam cortisol, que é o hormônio do estresse e epinefrina e norepinefrina – também conhecida como adrenalina. Portanto, pense sobre isso … quando você bebe – não apenas sua capacidade de fazer escolhas diminuiu, suas inibições se foram, mas agora você está estressado e tem adrenalina correndo pelo seu sistema.
Se você se lembra , falamos há pouco sobre o sistema nervoso simpático e o aumento da frequência cardíaca e tudo mais. Portanto, esta é uma mistura muito potente. Mas não só isso, a glândula pituitária também vai desacelerar a secreção de um hormônio conhecido como hormônio antidiurético.
Portanto, um diurético é algo que faz com que você urine. Portanto, o hormônio anti-diurético significaria que você ficaria com água. Mas o que acontece é que o etanol influencia a secreção de ADH, e isso terá um efeito muito grande no seu rim.
Veja o rim vai – esta é uma dissecção muito legal. Você pode ver um monte de estruturas incríveis aqui, e essas são apenas pirâmides renais. E esta porção externa é chamada de córtex do rim e dentro dela estão todas essas minúsculas unidades de filtração que estão filtrando o sangue.
Veja, o sangue é bombeado – vamos ver se consigo agarrar isso – através desta artéria aqui chamada de artéria renal. E isso vai para a parte externa do rim e é filtrado para a urina, que então vai cair por esse longo tubo chamado ureter, e então a bexiga, e então o mundo externo. Isso significa que sua urina já foi sangue.
Bem – agora, o ADH não está sendo secretado, o vaso sanguíneo – então pense nisso – então outro nome para ADH, ou hormônio anti-diurético, é vasopressina.
E gosto desse nome porque parece que você está pressionando os vasos sanguíneos. Porque é isso que vai fazer. Na verdade, vai contrair os vasos sanguíneos dentro do rim, o que significa que menos volume de sangue é capaz de ser filtrado, o que significa que você produz menos urina.
Mas se você está bebendo álcool, o que vai acontecer em vez disso é que você vai fazer xixi muito. Eu me lembro que costumava – antes de saber de nada disso, anos atrás, costumava ficar confuso … como se eu bebesse uma cerveja … como se tentasse fazer as contas na minha cabeça.
Eu fico tipo, “tudo bem. Eu bebi tanto … mas eu fiz xixi muito …” Nunca fez nenhum sentido para mim, mas isso é por causa do ADH reduzido. Mas o que isso significa é que agora você está se desidratando.
Você está se livrando de todo esse fluido – e mais fluido do que você traz através da bebida alcoólica. Isso também significa que o interior daqui – sem entrar em detalhes – para tornar todo esse processo eficiente, o rim vai começar a despejar eletrólitos no trato urinário.
Isso significa que, conforme você urina, começa a perder eletrólitos. E isso vai ser meio importante quando estamos falando sobre – ou pode ser importante – com ressacas.
Mas pense assim – você não está apenas desidratado, mas também diminuindo sua capacidade de reidratar porque os eletrólitos são o que atraem a água de volta para o seu corpo.
Então, tenho certeza de que você está começando a ver onde tudo isso está indo … você está louco por causa da adrenalina e do hormônio do estresse … você está tomando decisões erradas, está feliz com isso, e você tenho que fazer xixi o tempo todo! Quer dizer, se isso não resume a experiência do álcool, não sei o que significa!
Ao mesmo tempo, porém, o álcool não afeta todos os indivíduos da mesma maneira. Existem certas coisas que afetam como isso afeta você. Então, por exemplo, sexo é um grande problema. Veja, as mulheres têm um percentual de gordura corporal mais alto.
E digamos que eu tinha um homem e uma mulher que pesavam exatamente o mesmo e beberam a mesma quantidade exata de álcool. Bem, o que aconteceria, uma vez que a mulher tem um percentual de gordura corporal maior , isso também significa que ela realmente tem menos volume de sangue.
Portanto, a mesma quantidade de álcool está mais concentrada em seu volume de sangue inferior do que seria para o homem, o que significa que pode realmente afetá-la mais intensamente. Mas coisas como a idade também desempenharão um papel importante. Você tem coisas como genética.
Há certas pessoas que simplesmente não são capazes de produzir as enzimas em quantidade suficiente para decompor o álcool de maneira adequada. Como mencionamos anteriormente – você tem comida no estômago?
Você tem bebida no estômago? Todas essas coisas vão desempenhar um papel muito importante. Mas nem falamos sobre o que acontece depois de tudo isso … depois de toda a diversão – a ressaca. As ressacas ainda são muito misteriosas.
Temos ideias gerais, como posso dizer que uma ressaca é essencialmente porque você está desidratado, falta de sono, apenas talvez fisicamente espancado porque quem sabe o que você está fazendo … como pular na mesa dizendo que você é o ” Rei do Mundo “. Podemos dizer que geralmente há todas essas pequenas coisas que se somam para criar a ressaca.
Mas se você realmente começar a tentar quebrar a fisiopatologia específica – as verdadeiras causas – fica meio difícil descobrir o que está acontecendo. Um dos principais culpados – pelo menos o que pensamos – é aquele acetaldeído que mencionamos anteriormente. Portanto, lembre-se de que o acetaldeído é mais tóxico do que o próprio etanol.
E então a ideia é que muito acetaldeído pode realmente começar a criar essa ressaca, ou pelo menos alguns dos sintomas dessa ressaca. Provavelmente devo mencionar os sintomas! Quero dizer, eles serão coisas como – e estes são os favoritos de todos, certo? Todos vocês já estiveram lá. Diarréia, náusea, possível vômito, apenas fadiga – você está exausto.
E você tem uma extrema perda de apetite, o que é interessante porque se estamos falando sobre como superar a ressaca, também não há muito entendimento real sobre o que pode resolver isso além do tempo.
Eu não sei sobre você, mas provavelmente já ouvi todos os remédios sob o sol. Eu estava no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, e se algum de vocês conhece os fuzileiros navais dos Estados Unidos – nós gostamos de beber.
E então eu me lembro de ouvir tantos remédios diferentes depois de um fim de semana apenas bebendo muito e inadequadamente. E meu go-to foi, na verdade – por favor, não me julgue muito severamente por isso – meu go-to foi o mais gorduroso de um sanduíche de café da manhã do McDonald’s que eu poderia conseguir, e então algum tipo de bebida esportiva como um Gatorade ou Powerade.
E eu fiz isso porque alguém me disse que isso iria consertar em algum momento, e eu continuei fazendo isso. Não há evidências de que isso realmente ajude muito.
Algumas pessoas vão dizer café. Algumas pessoas dizem que é um banho. O sono é óbvio – isso definitivamente vai ajudar. Mas a única coisa que realmente foi provada é o próprio tempo. Você tem que esperar. Se você está apenas dependendo – não há pílula mágica.
Porém, estou curioso para ver se você pode deixar nos comentários abaixo o que você pode ter ouvido, ou o que você faz, ou o que você jura, porque não me interpretem mal – como eu ainda hoje, apesar de tudo Eu sei … se eu tiver uma ressaca, meu primeiro pressentimento é que tenho que ir comer um sanduíche de café da manhã bem nojento, e isso vai resolver isso.
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui