Tempo de leitura: 4 minutos
Saber como o diabetes afeta seu corpo pode ajudá-lo a cuidar do corpo e evitar que as complicações diabéticas se desenvolvam.
Muitos dos efeitos do diabetes provêm dos mesmos culpados, ou seja, pressão arterial elevada, níveis elevados de colesterol e uma falta de controle da glicose no sangue.
Quando não diagnosticados ou descontrolados, os efeitos do diabetes no organismo podem ser notados pelos sintomas clássicos do diabetes , a saber:
- Aumento da sede
- Necessidade frequente de urinar
- Fadiga
- Visão embaçada e
- Formigamento ou dor nas mãos, pés e/ou pernas
Efeitos a longo prazo da diabetes no corpo
Além dos sintomas, o diabetes pode causar danos a longo prazo ao nosso corpo. O dano a longo prazo é comumente referido como complicações diabéticas.
O diabetes afeta nossos vasos sanguíneos e nervos e, portanto, pode afetar qualquer parte do corpo.
No entanto, certas partes do nosso corpo são afetadas mais do que outras partes.
As complicações diabéticas geralmente levam vários anos de diabetes mal controlada a desenvolver. As complicações não são uma certeza e podem ser mantidas à distância e impedidas, mantendo um forte controle sobre sua diabetes, sua pressão arterial e colesterol.
Todos podem ser ajudados mantendo uma dieta saudável, evitando cigarros e álcool, e incorporando atividade regular em seu regime diário, a fim de manter os níveis de açúcar no sangue dentro das diretrizes recomendadas para níveis de glicemia .
O efeito da diabetes no coração
Diabetes e doença cardíaca coronária estão intimamente relacionados.
O diabetes contribui para a pressão arterial elevada e está associada a colesterol elevado, o que aumenta significativamente o risco de ataques cardíacos e doenças cardiovasculares.
Diabetes e acidentes vasculares cerebrais
Semelhante à forma como o diabetes afeta o coração, a pressão arterial alta e o colesterol aumentam o risco de acidentes vasculares cerebrais.
Como o diabetes afeta os olhos
Uma complicação relativamente comum de diabetes é a retinopatia diabética.
Tal como acontece com todas as complicações, esta condição é provocada por vários anos de diabetes mal controlada ou descontrolada. A retinopatia diabética apresenta vários sintomas.
A retinopatia é causada por vasos sanguíneos na parte de trás do olho (retina) inchaço e vazamento. A pressão arterial elevada também é um fator contribuinte para a retinopatia diabética.
A retinopatia diabética pode ser tratada, então é melhor pegá-la o mais cedo possível. A melhor maneira de fazer isso é participar de um programa de triagem de retinopatia , fornecido gratuitamente no NHS, uma vez por ano.
Efeito da diabetes nos rins
Os rins são outro órgão que está em risco especial de danos como resultado da diabetes e o risco é novamente aumentado por diabetes mal controlada, hipertensão arterial e colesterol.
A nefropatia diabética é o termo para doença renal como resultado de diabetes.
O dano aos rins ocorre em um período de anos e pode ser apanhado por triagem de nefropatia antes que ele seja muito grave. O tratamento inclui mudanças no estilo de vida e pode incluir medicamentos para tratar a hipertensão arterial e o colesterol.
Diabetes e seus efeitos nos nervos
A presença de dano nervoso (neuropatia) é comumente observada por:
- Engelhamento ou formigamento nas mãos ou nos pés
- Falta de excitação no pénis ou no clitóris
- Sudoração excessiva ou
- Diagnóstico do esvaziamento tardio do estômago
Os tratamentos para a neuropatia concentram-se na redução da dor, mas a medicação, tais como a redução da pressão arterial, também pode ser prescrita para ajudar a prevenir o desenvolvimento da doença.
Diabetes e seu efeito na digestão
O diabetes pode afetar a digestão de várias maneiras. Se o diabetes causou danos nos nervos, isso pode levar a náuseas, constipação ou diarréia.
Uma causa alternativa de digestão perturbada pode ser o resultado da medicação para diabetes.
Alguns medicamentos de diabetes tipo 2, por exemplo, são propensos a causar problemas digestivos, embora estes tendem a se estabelecer depois que o corpo se acostumar com eles.
Fonte: http://www.diabetes.co.uk/how-does-diabetes-affect-the-body.html
Tradução: Emerson de Oliveira