Transtorno de Ansiedade Generalizada – causas, sintomas e tratamentos

Tempo de leitura: 5 minutos

O que é transtorno de ansiedade generalizada?

Digamos que você fará uma enorme apresentação a todos os seus colegas; você está nervoso, você está ficando bastante estressado perto da apresentação.

Este estresse é completamente normal, e na verdade, provavelmente útil em certas situações, pois você pode ficar mais alerta e cuidadoso.

Após o final da apresentação você sente que o estresse começa a desaparecer, Bem… para 3% da população, o estresse não desaparece, e talvez esse estresse não é nem trazido por um evento específico e está quase sempre lá.

De qualquer forma, neste momento é considerado ansiedade. Esta ansiedade pode até piorar com o passar do tempo, e provoca coisas como dores no peito ou pesadelos.

Às vezes a ansiedade é tão grave que faz com que alguém fique ansioso para sair de casa ou fazer as coisas do dia-a-dia, como ir ao trabalho ou à escola.

Esta ansiedade pode ser um sinal de Transtorno de Ansiedade Generalizada, às vezes abreviado para TAG. O TAG é caracterizado por ansiedade excessiva, persistente e irracional sobre coisas do dia-a-dia, como dinheiro, família trabalho e relacionamentos; às vezes, até mesmo o pensamento de “passar o dia” causa ansiedade.

Se a ansiedade é persistente, então não parece ir embora, se é excessiva é normalmente mais do que alguém pode sentir, e se é injustificada, eles provavelmente não devem ter uma razão para se sentir preocupados sobre isso.

As pessoas com TAG podem mesmo compreender que suas preocupações são excessivas e irracionais. mas elas sentem que estão fora do seu controle e não sabem muito bem como parar.

Pessoas com TAG grave podem ficar completamente abaladas e ter problemas com as atividades diárias mais simples, ou podem ser apenas levemente afetadas e serem capazes de funcionar socialmente e manter um emprego.

Às vezes, os sentimentos podem piorar ou melhorar com o tempo. Além de apresentar sentimentos de preocupações e ansiedade, outros sintomas incluem nervosismo e inquietação, dificuldade de concentração ou sensações de “branco” na mente, e também irritabilidade.

Estes sintomas psicológicos também podem causar manifestações físicas de sintomas como problemas digestivos, como comer mais ou comer menos.

Eles também podem ter dores musculares e dores devidas a tensão muscular. Finalmente, dificuldade para dormir é um sintoma muito comum que pode ter um impacto sério sobre o bem-estar físico, pois o corpo não está descansando e pode causar problemas de fadiga crônica.

Embora a decisão de que a preocupação de alguém é excessiva e irracional tenha uma qualidade subjetiva, o TAG é diagnosticado segundo os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, ou DSM-5, este manual fornece uma lista de critérios a serem observados para ser diagnosticado com TAG .

Primeiro, a preocupação excessiva e ansiedade devem estar presentes por um período de menos seis meses.

Em outras palavras, uma pessoa deve ter os sintomas de excesso ou preocupação irracional por um período de 90 ou mais dias em 180 dias. Geralmente, as pessoas não podem quantificar ou acompanhar seus sentimentos dessa forma, então novamente, o objetivo é oferecer uma orientação geral, certo?

Então, segundo – a pessoa acha difícil controlar sua ansiedade, o que significa que elas têm dificuldades para se acalmar ou “auto-relaxar” para ajudar a retomar o controle sobre seus sentimentos.

Terceiro, um adulto deve ter três ou mais dos sintomas listados anteriormente. Em crianças, porém, tipicamente definido como “idade escolar”, por isso entre 6 e 18 anos de idade, apenas um sintoma é necessário para o diagnóstico de TAG.

Outro critério é que a ansiedade provoca comprometimento em atividades diárias importantes como escola ou trabalho. Por exemplo, eles podem perder prazos ou mesmo acham difícil ir trabalhar devido seus sintomas.

Quinto, os sintomas não são atribuíveis aos efeitos fisiológicos de uma droga ou medicamento, ou devido a uma condição médica como hipertireoidismo que cria um excesso de hormônio da tireoide, que às vezes pode causar sintomas de ansiedade e preocupação.

Finalmente, sua ansiedade não é melhor explicada por outro transtorno mental como fobia social ou transtorno de pânico. Assim como muitos distúrbios mentais, não está claro exatamente por que alguns indivíduos desenvolvem transtorno de ansiedade generalizada, mas é considerado uma combinação de fatores genéticos e ambientais, pois parece ocorrer em famílias.

Também mostrou ser duas vezes mais predominante em mulheres do que em homens. O tratamento de TAG, como muitos distúrbios mentais, pode envolver psicoterapia, medicamento ou uma combinação dos dois.

Se for psicoterapia, a terapia comportamental cognitiva tem sido eficaz, uma vez que ensina o paciente a pensar e se comportar de maneiras diferentes, e reagir de forma diferente a situações que normalmente causam ansiedade e preocupação.

Medicamentos como benzodiazepinas ou antidepressivos podem ser prescritos, benzodiazepinas são um tipo de droga psicoativa que têm um efeito relaxante e calmante.

Os antidepressivos também podem ser prescritos, como inibidores seletivos da recaptação da serotonina, ou SSRIs, que regulam os níveis de serotonina no cérebro e ajudam a melhorar o humor.

Mesmo que ambos os medicamentos e terapia comportamental cognitiva tenham eficácia semelhante em curto prazo, a terapia comportamental cognitiva tem maiores vantagens sobre a medicação no longo prazo, devido aos efeitos indesejados dos medicamentos como tolerância, dependência e retirada.

Curta, comente e compartilhe

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Descubra o Passo a Passo Para Controlar a Ansiedade – Clique Aqui

Comentários

Comentários