ESSES alimentos podem arruinar seus rins!

Tempo de leitura: 12 minutos

Para manter seu corpo livre de toxinas e resíduos nocivos, você precisa de uma dupla robusta de rins que estejam em forma de ponta! Isso ocorre porque seus rins são responsáveis ​​por limpar seu sangue e garantir que os órgãos de seu corpo funcionem de maneira ideal.

Alimentos ricos em proteínas
Sim, você ouviu direito! Acredite ou não, essas mesmas proteínas vitais para reparar e regenerar células em seu corpo podem prejudicar seus rins com a idade. Todos nós precisamos de uma certa quantidade de proteína em nossa dieta. Sem ele, você não conseguirá construir músculos, curar ou mesmo combater infecções.

Sal
Os rins regulam a quantidade de sal no corpo através da filtração através da corrente sanguínea. Como resultado, o volume de sangue pode aumentar, o que pode exercer pressão sobre os vasos sanguíneos.

Equilíbrio eletrolítico saudável
Você também deve estar atento à ingestão de outros eletrólitos, como potássio e fosfato. Por que? À medida que você envelhece, sua função renal pode sofrer um declínio, portanto, há uma grande possibilidade de que seus rins não sejam capazes de manter um equilíbrio eletrolítico adequado.

guloseimas açucaradas
Embora o açúcar seja necessário para a produção de energia, o consumo excessivo pode prejudicar o bem-estar dos rins, especialmente se você tiver histórico de açúcar elevado no sangue. Açúcar elevado prolongado no sangue pode levar ao diabetes, o que pode causar danos aos rins ao longo do tempo.

Afinal, qualquer toxina flutuando em seu corpo pode ser um hospedeiro para doenças prejudiciais. Isso significa que seus rins precisam de cuidados especiais, principalmente com a idade. Mas por que?

A função renal pode diminuir drasticamente com a idade; os números mostram que a doença renal crônica afeta 12% das pessoas com mais de 45 anos. Não termina aqui; esses números aumentam para quase 40% quando você chega aos 60 anos.

Se você é um grande fã de comida, temos más notícias; certos alimentos podem prejudicar seus rins! Quais são esses alimentos? Não se preocupe; nós protegemos você! No vídeo de hoje, compilamos uma lista de alimentos que podem prejudicar seus rins.
Sem mais delongas, vamos começar!

O primeiro da nossa lista é o consumo excessivo de alimentos ricos em proteínas! Sim, você ouviu direito! Acredite ou não, essas mesmas proteínas vitais para reparar e regenerar células em seu corpo podem prejudicar seus rins com a idade. Todos nós precisamos de uma certa quantidade de proteína em nossa dieta.

Sem ele, você não conseguirá construir músculos, curar ou até mesmo combater infecções. Mas muita proteína pode causar sérios danos aos rins.

Durante a digestão, seu corpo decompõe as proteínas em vários subprodutos. Esses subprodutos geralmente são facilmente removidos do corpo se os rins estiverem saudáveis. Com o tempo, você provavelmente experimentará capacidades de funcionamento reduzidas com todos os seus órgãos; os rins não são exceção.

É por isso que a doença renal crônica é comum em indivíduos mais velhos. Estudos mostraram que o consumo excessivo de proteína na dieta a longo prazo pode provocar problemas renais e potencialmente levar a um declínio significativo em sua função. Seus rins têm uma pequena rede de pequenos vasos sanguíneos chamados glomérulos, onde ocorre a purificação do sangue .

Os glomérulos filtram seu sangue e removem resíduos, toxinas e fluidos desnecessários. Considere-os as unidades de limpeza do seu rim.

Mas o que acontece quando os glomérulos são danificados? Essencialmente, o rim deixará de desempenhar suas funções principais e, eventualmente, desistirá. Estudos demonstraram que a ingestão excessiva de proteínas pode prejudicar a função renal, colocando pressão indevida nos glomérulos.

Isso ocorre porque dietas ricas em proteínas geralmente aumentam a pressão arterial, o que pode desencadear hipertensão intraglomerular. A hipertensão, também conhecida como pressão alta, ocorre quando há pressão elevada contra as paredes dos vasos sanguíneos.

Se todo o seu corpo for vítima de hipertensão, é muito provável que até mesmo os pequenos vasos sanguíneos, como os dos glomérulos, sejam afetados. Dietas ricas em proteínas são famosas por desencadear hiperfiltração glomerular, uma condição em que a taxa de filtragem do rim aumenta e você começa a ter vontade de   fazer xixi com mais frequência.

A ingestão excessiva de proteína também pode causar proteinúria ou níveis anormalmente altos de proteína na urina. Um dos primeiros sinais de proteinúria é quando sua urina fica espumosa.

Embora a proteína seja frequentemente recomendada
para perda de peso e usada para ajudar a tratar diabetes tipo 2, lembre-se de que qualquer coisa em excesso pode ser ruim para você.

Além disso, a função renal saudável pode ser baseada no tipo de proteína que você consome. Estudos mostraram que as proteínas de origem vegetal são melhores alternativas do que as proteínas de origem animal.

Isso ocorre porque eles vêm embalados com muitas vitaminas, minerais e, mais importante, fibras. Por outro lado, as proteínas animais podem aumentar sua carga ácida na dieta, perturbar seu intestino ao criar um desequilíbrio no microbioma intestinal e, muitas vezes, resultar em inflamação que pode piorar a disfunção renal.

Você adora polvilhar um pouco de sal extra em seus pratos? Os rins regulam a quantidade de sal no corpo por meio da filtração pela corrente sanguínea. Como resultado, seu volume de sangue pode aumentar, o que pode exercer pressão sobre os vasos sanguíneos.

Posteriormente, seus rins são obrigados a reduzir essa pressão adicional, eliminando o excesso de sal e líquidos. No entanto, eles
só podem lidar com uma determinada quantia por vez. Se o seu consumo de sal exceder uma certa quantidade, seus rins terão dificuldade para eliminar o sal de forma eficaz do seu sistema.

E seus níveis elevados de pressão arterial devido ao sódio podem prejudicar os vasos sanguíneos dos glomérulos que gerenciam a função renal essencial. Rins danificados podem resultar no
acúmulo de toxinas que podem facilmente infligir danos a outros órgãos vitais e dar origem a outros distúrbios de saúde.

Dietas com alto teor de sódio também costumam estar associadas a pedras nos rins, que podem ser muito dolorosas, causar náuseas, dificuldade para urinar e podem progredir para um problema renal já presente.

O acúmulo de cálcio na urina também leva à formação de cálculos renais. Pesquisas sugerem que reduzir a ingestão de sal pode
diminuir significativamente suas chances de desenvolver cálculos renais.

Se você quiser saber mais sobre a prevenção de cálculos renais, Confira nosso vídeo sobre 9 maneiras de prevenir cálculos renais. Agora, o americano médio consome quase 3.500 mg de sal diariamente, o que está bem acima do limite recomendado de 2.300 mg.

Você sabia que mais de 40% da nossa ingestão de sal vem desses itens alimentares: pães e pãezinhos, pizza, sanduíches, frios, carnes curadas, sopas, burritos e tacos, salgadinhos, frango, queijo e ovos?

Esses lanches diários têm causado muito mais danos do que você esperava. Além disso, você pode culpar mais de 70% de sua ingestão de sódio em alimentos embalados e processados. Se você deseja reduzir a ingestão de sódio, comece preparando suas refeições em casa e preste atenção aos rótulos de informações nutricionais em seus mantimentos.

Em seguida, você vai querer garantir um equilíbrio eletrolítico saudável! Você também deve estar atento à ingestão de outros eletrólitos, como potássio e fosfato. Por que? À medida que você envelhece, sua função renal pode sofrer um declínio, então há uma grande possibilidade de que seus rins não sejam capazes de manter um equilíbrio eletrolítico adequado.

Como resultado, altos níveis de potássio e fosfato se acumularão em seu corpo, prejudicando sua saúde. Alguns estudos relacionaram altas concentrações de fósforo e potássio com aumento da frequência de problemas cardiovasculares e até mesmo morte em pessoas com problemas renais.

Altas concentrações séricas de fósforo no sangue podem desencadear hiperplasia da paratireoide, onde as glândulas paratireoides (quatro glândulas do tamanho de ervilhas no pescoço) aumentam de tamanho.

Isso faz com que eles produzam muito hormônio da paratireoide,
que extrai cálcio e vitamina D de seus ossos, privando-os de minerais essenciais, resultando em perda óssea e, por fim, em doenças ósseas. Altos níveis de potássio têm sido associados ao aumento do risco de mortalidade devido a problemas cardíacos e doença renal terminal em pacientes com ou sem doença renal crônica.

Se você deseja manter seus rins felizes, mantenha um equilíbrio eletrolítico saudável. Mas como você faz isso? Manter-se hidratado,
claro! Beber líquidos suficientes pode ajudar   a reduzir e manter os eletrólitos.

Se você teve diarreia prolongada, sudorese e vômitos, lembre-se de reabastecer  os líquidos em seu corpo o mais rápido possível.
É hora de reduzir as guloseimas açucaradas! Embora o açúcar seja necessário para a produção de energia, o consumo excessivo pode prejudicar o bem-estar dos rins, principalmente se você tiver histórico de açúcar elevado no sangue.

Açúcar elevado prolongado no sangue pode levar ao diabetes,
que pode causar danos aos rins ao longo do tempo. A hiperglicemia pode levar à produção de espécies de oxidação e produtos finais de glicação avançada ou AGEs; são compostos nocivos
formados quando proteínas e lipídios se ligam ao açúcar na corrente sanguínea.

Isso pode contribuir para o aumento do estresse oxidativo e inflamação. O diabetes pode levar a inflamação em seu corpo e dar origem a doenças autoimunes, incluindo distúrbios renais. Os diabetes tipo 1 e 2 geralmente se manifestam como nefropatia diabética em indivíduos afetados.

Nefropatia significa a deterioração da função renal e nefropatia diabética é um termo usado para insuficiência renal induzida por diabetes. É a principal causa de doença renal em estágio terminal, o estágio mais grave da doença renal, muitas vezes resultando em insuficiência renal.

Quase 40% dos casos de diabetes têm probabilidade de desenvolver nefropatia diabética, e é por isso que se torna crucial para nós manter nossos níveis de glicose sob controle. O diabetes é um distúrbio de progressão lenta, mas perigoso.

Níveis elevados de açúcar no sangue podem causar muito mais danos do que você pode imaginar. Lembre-se de que seus rins não são a única área alvo de alimentos açucarados.

Eles também podem ameaçar seriamente seu coração, cérebro e outros órgãos vitais, então não seria errado dizer que guloseimas açucaradas podem afetar o funcionamento de todo o seu corpo.

Embora os açúcares naturais de fontes vegetais sejam relativamente bons para consumir, a principal ameaça vem dos açúcares adicionados facilmente encontrados em refrigerantes, cereais matinais, sobremesas, molhos, alimentos enlatados, waffles, muffins, panquecas e geléias.

Tente mudar para alternativas saudáveis, com baixo teor de açúcar ou sem açúcar e inclua mais alimentos integrais como legumes, frutas, grãos integrais, vegetais e carne com osso em sua dieta. Você também podeoptar por sucos feitos na hora em vez de bebidas energéticas, ou que tal um iogurte grego em vez de sorvete para cuidar de seus desejos de açúcar pós-refeição?

E o mais importante, lembre-se de verificar os rótulos.
Na maioria das vezes, você verá produtos anunciados como preocupados com a saúde, saudáveis ​​e naturais.

Mas, ao contrário do que afirmam, quando você verifica o conteúdo, eles podem conter grandes quantidades de ingredientes ocultos. O melhor exemplo é a granola e as barras de proteína, que têm um teor de açúcar quase relativo aos doces e chocolates do dia a dia.

Embora a maioria das pessoas precise de vitaminas e minerais extras para manter a saúde, aqueles com insuficiência renal podem ter que limitá-los.

Se seus rins estiverem em risco, seja extremamente cauteloso com o que você come. Não exagere na nutrição; ao mesmo tempo, não se prive.

Lembre-se, a moderação é fundamental. Quer mais vídeos relacionados a rins? Confira: Coma estes 9 alimentos para ajudar seus rins a funcionarem de maneira saudável ou 5 sinais alarmantes de que seus rins estão pedindo ajuda. Vá em frente!

Quais mudanças em sua dieta você planeja fazer? Deixe-
nos saber nos comentários abaixo!

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

500 RECEITAS ZERO AÇÚCAR E ZERO GLÚTEN – CARDÁPIO PARA DIABÉTICOS CLIQUE AQUI

Comentários

Comentários