Dengue!! 10 alimentos para ajudar a aumentar as plaquetas e reduzir as chances de hemorragias

Tempo de leitura: 2 minutos

Dengue: O que fazer quando as plaquetas estão muito baixas? Conheça agora 10 alimentos que podem ajudar a aumentar essas plaquetas e contribuir para a prevenção da dengue hemorrágica. Os hematomas e pontos vermelhos, chamados petéquias, podem aparecer devido à diminuição das plaquetas durante a dengue. As plaquetas são as nossas células do sangue responsáveis pela coagulação, por não deixar as hemorragias acontecerem.

Um indivíduo saudável geralmente possui entre 130.000 e 450.000 plaquetas por milímetro cúbico em adultos, e entre 140.000 e 500.000 em crianças. Caso esse número de plaquetas baixe de 140.000, o quadro se identifica como plaquetopenia.

E se esses níveis estiverem muito baixos e houver algum tipo de sangramento, há risco de sangramento, e uma transfusão sanguínea pode ser necessária. Fique atento a sintomas como fraqueza intensa, hematomas e pontos vermelhos surgindo pela pele, sangramento nas gengivas, no nariz, sangue na urina, nas fezes ou menstruação exagerada; esses são sinais de alerta.

Mas por que as plaquetas diminuem na dengue? Entenda: na dengue, o sistema imunológico produz anticorpos que se ligam às plaquetas imaginando que elas seriam intrusas, o que acaba por destruí-las precocemente.

Porém, as plaquetas geralmente voltam ao normal conforme a pessoa se recupera, principalmente com uma boa hidratação, repouso físico e emocional, além de uma alimentação saudável. E o que fazer para ajudar a aumentar as plaquetas? Entenda também que ainda não existe um tratamento específico para dengue, e por isso a recuperação da infecção é feita a partir de hidratação e repouso, sendo o maior perigo ainda a automedicação.

Médios à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) e outros anti-inflamatórios não esteroides como Ibuprofeno e Naproxeno diminuem a capacidade de coagulação do sangue na ação das plaquetas, o que a doença também faz. Com a união desses efeitos, existe uma maior chance de desenvolver a dengue hemorrágica.

Mas existem alimentos capazes de estimular e regular a produção das plaquetas. São alimentos ricos em vitaminas K, B12, ácido fólico e ômega-3 que podem ajudar nesta recuperação. Conheça agora o top 10 dos alimentos repletos desses nutrientes para ajudar na prevenção da dengue hemorrágica: brócolis, couve, agrião, repolho roxo, trigo sarraceno, cogumelos, feijões, bananas, linhaça e nozes. Faça do alimento o seu remédio; o seu remédio será o seu alimento. Compartilhe!

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Comentários

Comentários