Benefícios do Kombucha

Tempo de leitura: 12 minutos

A Kombucha é uma bebida fermentada feita a partir do chá adoçado de uma planta chamada Camellia Sinensis, que vem sendo consumida à milhares de anos.

Essa bebida é rica em probióticos e antioxidantes, que proporcionam benefícios para o cérebro, coração e intestino. As bactérias saudáveis encontradas na kombucha estimula o seu trato digestivo a absorver mais nutrientes e consequentemente ajuda combater diversas doenças.

Para você ter ideia, oitenta por cento do seu sistema imunológico está localizado em seu intestino. Além disso, o intestino é considerado a segunda maior parte do sistema nervoso, ficando atrás apenas do cérebro.

Isso significa que promover a saúde intestinal é fundamental não só para estimular o sistema imunológico, mas também para reduzir a absorção de moléculas de colesterol, melhorar o aspecto da pele e eliminar diversas toxinas.

Portanto é sempre bom manter o seu intestino saudável. E uma maneira muito eficaz de melhorar a sua saúde intestinal é bebendo kombucha regularmente.

A origem exata da kombucha é incerta, embora provavelmente tenha se originado na China e se espalhado pelo mundo através das Rotas da Seda do sul da Ásia para Europa.

Hoje em dia essa bebida é amplamente produzido em partes da Europa Oriental, regiões rurais na Rússia, e é muito comum na China, Japão e Coréia. Já nos Estados Unidos, a kombucha inicialmente ganhou popularidade durante a epidemia de HIV no final dos anos 80 e início dos anos 90, pois esperava-se que a bebida pudesse aumentar a contagem de células T e apoiar o sistema imunológico comprometido.

No entanto, essa crença popular foi desmentida após um relatório do Centros de Controle e Prevenção de Doenças do Estados Unidos, em 1995, que ligou a bebida a dois casos de acidose metabólica grave, um dos quais foi fatal.

Com o passar dos anos, com uma maior conscientização sobre os probióticos e os possíveis benefícios para a saúde a kombucha ressurgiu como um produto saudável no início do século 21, e kits caseiros estavam prontamente disponíveis em muitos lugares.

Nessa época a kombucha era feita em potes de vidro cobertos com tecido. Folhas de chá preto ou verde eram mergulhadas em água quente com açúcar e depois eram removidas.

Quando o chá adoçado esfriava, ele era misturado com vinagre branco para tornar o líquido mais ácido. Essa mistura era deixada fermentando à temperatura ambiente durante 7 a 30 dias.

Durante o processo de fermentação, os álcoois produzidos são convertidos pelas bactérias em ácidos orgânicos, fazendo com que o produto final fosse extremamente rico em vitamina C , vitaminas B 6 e B 12 , tiamina , ácido acético, ácido lático, e também pequenas quantidades de açúcar etanol, dependendo da duração da fermentação. Essa bebida era consumida pura ou misturada
com sucos de frutas.

De acordo com relatos históricos Chineses a Kombucha é benéfica para uma ampla variedade de condições de saúde, incluindo perda de cabelo, artrite , hipertensão , inflamações , câncer e até mesmo ressacas.

Uma das mais conhecidas histórias sobre a origem do Kombuchá aconteceu a milhares de anos na dinastia Qin (221 aC) na China. É dito que o Imperador Qin Shi Huangdi foi o primeiro a fazer e beber a Kombucha.

Como sabemos que a fermentação e o chá eram populares na China, é lógico que a receita da konbucha tenha começado lá. Considerando que a Medicina Tradicional Chinesa, que tem mais de 5000 anos, encontra uso para quase todas as plantas na natureza, não seria surpreendente se eles “descobrissem” a Kombuchá primeiro.

De uma forma geral, os chineses são bem conhecidos por comer quase tudo em nome da longevidade, incluindo ovos de 100 anos e sopa de ninho de pássaro por exemplo.

Comparado com esses exemplos, a Kombucha parece até normal não é verdade ?! Mas será que os estudos científicos atuais
comprovam tantos benefícios? Bom, a seguir você verá 8 Benefícios da Kombuchá para a saúde baseados em evidências.

1. Kombuchá é uma fonte rica de probióticos.

Bom essa bebida é feita a partir da adição de cepas específicas de bactérias, leveduras e açúcar ao chá preto ou verde, permitindo que fermentem por uma semana ou mais. Durante este processo, bactérias e leveduras formam uma película semelhante a cogumelo na superfície do líquido.

É por isso que a kombucha também é conhecido como “chá de cogumelos”. Esta bolha é uma colônia simbiótica viva de bactérias e leveduras, e pode ser usada para fermentar uma nova kombucha. O processo de fermentação produz ácido acético que também encontrado no vinagre. Uma grande quantidade de bactérias também cresce na mistura.

Embora ainda não haja evidências para os benefícios probióticos do kombuchá, ela contém várias espécies de bactérias lácticas que podem ter função probiótica. Os probióticos fornecem ao seu intestino bactérias saudáveis.

Estas bactérias podem melhorar muitos aspectos de sua saúde, incluindo a digestão, a inflamação e até a perda de peso . Por esse motivo, adicionar bebidas como o kombuchá à sua dieta pode melhorar sua saúde de várias maneiras.

2. Kombucha pode fornecer os mesmos benefícios
do chá verde

O chá verde é uma das bebidas mais saudáveis do planeta. Isso ocorre porque o chá verde contém muitos compostos bioativos, como os polifenóis por exemplo, que funcionam como poderosos antioxidantes no corpo.

Estudos mostram que beber chá verde regularmente pode aumentar o número de calorias que você queima, reduz a gordura da barriga , melhorar os níveis de colesterol, ajudar no controle do açúcar no sangue e muito mais. Além disso estudos mostram também que os consumidores de chá verde têm um risco reduzido de câncer de próstata, mama e cólon.

3. Kombuchá contém antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres. Essas moléculas podem danificar suas células e causar diversas complicações a médio e longo prazo. Muitos cientistas acreditam que os antioxidantes dos alimentos e bebidas são melhores para sua saúde do que os suplementos antioxidantes, e a Kombuchá, especialmente quando feito com chá verde, parece ter efeitos antioxidantes no fígado.

Estudos com ratos constataram consistentemente que o consumo de kombucha reduziu a toxicidade hepática causada por produtos químicos em pelo menos 70%.

Embora não existam muitos estudos humanos sobre este tópico, parece uma área promissora de pesquisa para pessoas com doença hepática.

4. Kombucha pode matar bactérias

Uma das principais substâncias produzidas durante a fermentação da kombuchá é o ácido acético, que também é abundante
no vinagre.

O ácido acético é capaz de matar muitos microrganismos potencialmente nocivos. A Kombuchá feita de chá preto ou verde parece ter fortes propriedades antibacterianas, principalmente contra bactérias causadoras de infecções.

Esses efeitos antimicrobianos suprimem o crescimento de bactérias e leveduras indesejáveis, mas não afetam as bactérias benéficas boas e probióticas encontrados em nosso corpo.

5. Kombucha pode reduzir o risco de doença cardíaca

Bom, a doença cardíaca é a principal causa de morte no mundo atualmente. e Estudos com ratos mostram que a kombucha pode melhorar muito dois marcadores de doença cardíaca, que é a diminuição do LDL que é o colesterol “ruim” e aumento do HDL que é o colesterol “bom”, em apenas 30 dias.

Além disso, o chá protege as partículas de colesterol LDL da oxidação, fazendo com que as chances de doença cardíaca diminuam drasticamente. Na verdade, de uma forma geral os consumidores de chá verde ou kombucha têm um risco até 31% menor de desenvolver doenças cardíacas.

6. O Kombucha pode ajudar a controlar o diabetes tipo 2

Diabetes tipo 2 afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Essa doença é caracterizada por altos níveis de açúcar no sangue e resistência à insulina.

No entanto um estudo em ratos diabéticos descobriu que a kombucha diminuiu a digestão dos carboidratos, o que reduziu os níveis de açúcar no sangue. Além disso também melhorou a função hepática e renal.

Pra você ter ideia a Kombuchá feita de chá verde é ainda mais benéfica para o nosso corpo, do que apenas tomar o chá verde, que como você já sabe tem diversos benefícios para a nossa saúde. De fato, um estudo revisou quase 300.000 indivíduos e descobriu que os consumidores de chá verde tinham um risco 18% menor de se tornarem diabéticos.

7. Kombucha pode ajudar a proteger contra
o câncer

O câncer é uma das principais causas de morte no mundo. Essa doença é caracterizada por uma mutação celular e crescimento celular descontrolado.

No entanto, em estudos de tubo de ensaio, a kombucha ajudou a prevenir o crescimento e disseminação de células cancerígenas devido à sua alta concentração de polifenóis e antioxidantes.

Apesar das propriedades anti-câncer dos polifenóis do chá não serem bem compreendido ainda, acredita-se que os polifenóis bloqueiam a mutação e o crescimento de células cancerígenas e, ao mesmo tempo, promovem a morte das células cancerígenas.

Por esta razão, não é surpreendente que os consumidores de kombucha tenham uma menor probabilidade de desenvolver
vários tipos de câncer.

8. Kombucha é saudável quando feito corretamente

A Kombucha é um chá rico em probióticos, com muitos benefícios potenciais para a saúde. Você pode comprá-la em lojas ou fazê-la
sozinho em casa.

No entanto, se certifique de prepará-lo corretamente. Isso porque a kombucha contaminada ou fermentado em excesso pode causar sérios problemas de saúde e até a morte.

Além disso a kombucha caseiro também pode conter até 3% de álcool. A opção mais segura é comprar kombucha em uma loja ou online.

Os produtos comerciais são saborosos e considerados sem álcool, pois para serem vendidos eles devem conter menos de 0,5% de álcool.

No entanto, verifique os ingredientes e tente evitar marcas com alto teor de açúcar. Mas se você preferir fazer a sua kombuhca em casa a seguir você verá o passo a passo de como.

Ingredientes/

Chá Verde e chá Preto

Açúcar refinado ou o orgânico

1 Jarra de vidro de cerca de 3L 250 ml de água sem cloro

2 colheres (chá) de chá preto;

2 colheres (chá) de chá verde;

½ xícara de açúcar refinado;

Modo de Preparo

Ferva a água, acrescente o açúcar; (Deixe ferva até dissolver o açúcar) Depois Junte as folhas de chá e ferva por mais 2 minutos; Após os 2 minutos desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 15 minutos; depois coe, em um pano fino e deixe esfriar; Após esfriar coloque na jarra de vidro de 3L, Junto com mais 1,800 ml de água e tampe o vidro com um pano limpo para evitar
que moscas entrem.

Marque o dia que foi feito, e mantenha em infusão por pelo menos 10 dias. No entanto esse tempo pode variar de acordo com o clima, em dias quentes pode ficar menos dias e em dias frios aumenta-se os dias.

No entanto é aconselhável ‘agasalhar’ o vidro com jornal ou pano para aquecer, durante o período de fermentação. Após esse prazo, uma panqueca se formará. Você pode reservar um pouco dela para fazer uma nova leva de kombuchá.

O ideal é tomar de 100 ml a 300 ml por dia em jejum e quando mantida em local fresco, arejado e ao abrigo do sol ela dura um mês se não for refrigerado. Ultrapassando este tempo o sabor ficará cada vez mais ácido.

Bom muitas pessoas acreditam que o kombucha ajuda a tratar todos os tipos de problemas crônicos de saúde. No entanto, os estudos em humanos sobre os efeitos do kombuchá são escassos e as evidências sobre seus efeitos a saúde são limitados.

No entanto em contraste, há amplas evidências para os benefícios do chá e probióticos, e ambos são encontrados na kombuchá. Portanto se você decidir experimentar a kombucha caseiro, se certifique de que ele esteja devidamente preparada.

O kombucha contaminado pode causar muito mais
danos do que benefícios. Bom, espero que você tenha gostado do artigo de hoje e se pude ajudar de alguma forma, não esqueça
de deixar o seu gostei para nos ajudar. até a próxima.

Curta, comente e compartilhe

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Dieta Alcalina: Guia de Iniciação Rápida para Equilibrar seu pH, Turbinar sua Energia e Recuperar a sua Saúde de Forma Natural – Clique Aqui

Comentários

Comentários