A diferença entre ansiedade e depressão

Tempo de leitura: 3 minutos

Ansiedade e depressão podem ser confusas, especialmente se uma pessoa estiver lidando com ambas. Esses transtornos mentais podem ser comórbidos, o que significa que alguém com depressão também pode apresentar sintomas de ansiedade e vice-versa. Mas, primeiro, o que exatamente são ansiedade e depressão?

De acordo com o Medical News Today, os transtornos de ansiedade ocorrem quando uma pessoa sente níveis desproporcionais de angústia, preocupação ou medo regularmente em relação a um gatilho emocional. Já a depressão é um transtorno de humor caracterizado por um humor persistentemente baixo, uma sensação de tristeza e perda de interesse.

Viver com ambos os transtornos pode ser desafiador. Vamos dar uma olhada nos diferentes e comuns sintomas de ansiedade e depressão.

Alguns sintomas de ansiedade são, mas não se limitam a:

  • Preocupação e tensão excessivas e constantes,
  • Uma visão irrealista dos problemas,
  • Uma sensação de perigo iminente, pânico ou desgraça,
  • Inquietação ou fadiga,
  • Necessidade frequente de ir ao banheiro,
  • Insônia.

Alguns sintomas de depressão são, mas também não se limitam a:

  • Sensação de desesperança,
  • Perda de interesse em coisas ou atividades que antes você gostava,
  • Mudanças no apetite e flutuações de peso,
  • Insônia ou hipersonia,
  • Pensamentos ou tentativas suicidas,
  • Autoagressão.

Alguns sintomas comuns entre os dois incluem insônia, fadiga e irritabilidade, todos os quais prejudicam sua capacidade de realizar tarefas do dia a dia. Ambos os transtornos mentais, embora diferentes, compartilham sintomas, tornando difícil entender qual é qual.

As diferenças podem ser observadas na forma como a ansiedade e a depressão se manifestam.
Os transtornos de ansiedade são orientados para o futuro. Eles são caracterizados por medo e preocupação excessivos que, por sua vez, afetam o comportamento da pessoa. Isso ocorre quando as pessoas superestimam o perigo em situações. Em casos graves, as pessoas evitam as situações que causam ansiedade. Indivíduos podem experimentar sensações de desgraça iminente ou sentir-se à beira de um colapso 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se o transtorno de ansiedade não for controlado a tempo, as pessoas podem experimentar ataques de pânico, e seu funcionamento diário será prejudicado.

Os transtornos depressivos, por outro lado, são orientados para o passado. As pessoas tendem a se fixar em situações negativas que as impactaram. Indivíduos apresentam interesse reduzido na maioria das atividades, se não em todas. Fisicamente, pessoas deprimidas podem exibir retardo psicomotor, como fala lenta e diminuição dos movimentos. A depressão também afeta os padrões de sono. As pessoas podem dormir muito pouco, o que pode levar à insônia, ou dormir demais, resultando em hipersonia. Indivíduos com depressão sentem-se sem valor, com culpa ou vazios. Em casos graves, podem ter pensamentos recorrentes de morte, suicídio ou fazer tentativas de tirar a própria vida.

Esperamos que este vídeo ajude você a entender o que você ou alguém que você ama pode estar enfrentando. Por favor, lembre-se de que, se você está lutando com um ou ambos os transtornos, você não está sozinho. Pedir ajuda não o torna fraco. Então, por favor, não sinta vergonha de fazê-lo. Se você acha que pode estar apresentando sinais de ansiedade ou depressão, procure um profissional licenciado.

Sinta-se à vontade para compartilhar sua história conosco nos comentários abaixo. Se você achou este vídeo útil, por favor, curta e compartilhe com alguém que você acha que pode se beneficiar. Se você quiser assistir a mais vídeos relacionados a este tema, confira nossa playlist sobre cuidados com a saúde mental. Para mais conteúdos sobre psicologia, não deixe de se inscrever. E, como sempre, obrigado por assistir!

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Comentários

Comentários