Tempo de leitura: 4 minutos
Como você pode viver uma vida mais longa e saudável? Esses oito fatores-chave podem ajudá-lo a reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame, caso você nunca tenha tido um. Eles fazem parte de um estilo de vida saudável geral para adultos. E eles podem ajudá-lo a construir um poderoso plano de prevenção com sua equipe de saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e outros profissionais).
1. Conheça o seu risco.
Se você tem entre 40 e 75 anos e nunca teve um ataque cardíaco ou derrame, use nosso Check. Mudança. Ao controle. Calculadora TM para estimar seu risco de ter um evento cardiovascular nos próximos 10 anos. Alguns fatores podem aumentar seu risco, como fumar, doença renal ou um histórico familiar de doença cardíaca precoce. Conhecer seus fatores de risco pode ajudar você e sua equipe de saúde a decidirem sobre o melhor plano de tratamento para você. Muitos fatores de risco podem ser melhorados com mudanças no estilo de vida.
2. Faça uma dieta saudável.
Centralize seu plano alimentar em torno de vegetais, frutas, grãos integrais, legumes, nozes, proteínas à base de plantas, proteínas animais magras e peixes. Faça escolhas inteligentes, como limitar carboidratos refinados, carnes processadas e bebidas açucaradas. Use o rótulo dos fatos nutricionais em alimentos embalados para reduzir o sódio, adicionar açúcares e gorduras saturadas, e evitar a gordura trans.
3. Seja fisicamente ativo.
Mova-se mais – é uma das melhores maneiras de se manter saudável, prevenir doenças e envelhecer bem. Os adultos devem ter pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade vigorosa a cada semana. Se você já estiver ativo, poderá aumentar sua intensidade para obter ainda mais benefícios. Se você não estiver ativo agora, comece simplesmente sentando menos e movendo-se mais.
4. Assista seu peso.
Fique com um peso saudável para você. Perder peso se você estiver com sobrepeso ou obeso. Comece comendo menos calorias e movendo-se mais. Você pode verificar seu índice de massa corporal (IMC). Se precisar de ajuda, converse com sua equipe de saúde sobre um plano de emagrecimento.
5. Viver sem tabaco.
Se você não fuma, vape ou usa produtos de tabaco, nunca comece. Não existe um produto de tabaco seguro. Se parar de fumar ou fumar é um desafio para você, peça ajuda à sua equipe para largar o hábito usando métodos comprovados. Não troque apenas uma fonte de tabaco por outra. E tente evitar o fumo passivo também!
6. Gerenciar condições.
Se você tem pressão alta (hipertensão), colesterol alto , açúcar elevado no sangue, diabetes ou outras condições que o colocam em maior risco, é muito importante trabalhar com sua equipe de saúde e fazer mudanças no estilo de vida. Muitas condições podem ser prevenidas ou administradas comendo melhor, ficando ativo, perdendo peso e abandonando o tabaco.
7. Tome o seu medicamento.
Se você tem um problema de saúde, seu médico pode prescrever estatinas ou outros medicamentos para ajudar a controlar o colesterol, açúcar no sangue e pressão arterial. Tome todos os medicamentos conforme indicado . Mas não tome aspirina como medida preventiva, a menos que seu médico lhe diga. Se você nunca teve um ataque cardíaco ou derrame, uma aspirina diária pode não ajudar em nada e pode causar problemas, incluindo risco de sangramento. Se você teve um ataque cardíaco ou derrame, seu médico pode querer que você tome uma dose baixa de aspirina para reduzir o risco de ter outra.
8. Seja um jogador de equipe.
A sua equipa de cuidados de saúde pode ajudá-lo a reduzir o risco de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral para viver uma vida mais longa e saudável. Trabalhe em conjunto no seu plano de prevenção. Faça perguntas e esteja aberto sobre quaisquer desafios que você possa enfrentar ao tentar fazer mudanças saudáveis. Estresse, sono, saúde mental, situações familiares, uso de tabaco, acesso a alimentos, apoio social e outras questões podem afetar sua saúde e bem-estar .
Viva bem hoje para um amanhã mais saudável.
Conclusão? A vida saudável é a melhor maneira de retardar ou evitar muitas doenças cardíacas e cerebrais. Isso significa ser ativo e apto, alimentar-se de forma saudável, evitar o tabaco e administrar condições que possam colocá-lo em maior risco. Tome conta de sua saúde. Junte-se à Qualitotal para dicas, ferramentas e inspiração para fazer mudanças e criar hábitos saudáveis que você pode sustentar durante toda a sua vida.
Fonte:
https://www.heart.org/en/healthy-living/healthy-lifestyle/prevent-heart-disease-and-stroke