Tempo de leitura: 7 minutos
Oi, pessoal! Como você está? Hoje vou falar sobre os cinco sintomas físicos da ansiedade. Vocês, que têm sintomas físicos inespecíficos, vão ao médico e fazem exames e mais exames e ele fala que está tudo bem e não tem diagnóstico!
Você está tendo sintomas físicos de ansiedade? Dr. Roberto Yano Médico Cardiologista. O que sabemos é que a ansiedade pode se manifestar com sintomas psicológicos como medo, apreensão, angústia, inquietação, insônia, dificuldade de concentração no trabalho e na escola; mas e os sintomas físicos? Você já parou para pensar? Eles também existem!
Muitas pessoas me procuram no consultório achando que são cardiopatas, mas na verdade estão ansiosas! Claro que se você tiver esses sintomas físicos, você precisa descartar outras doenças como doenças cardíacas, tireóide, anemia, doenças ginecológicas.
O importante é sempre procurar um bom médico caso aconteçam esses sintomas físicos que vou te contar.
Primeiro sintoma físico: alteração do ritmo cardíaco.
Uma pessoa que sofre de ansiedade pode ter uma alteração na frequência cardíaca. Na maioria das vezes, os batimentos cardíacos aceleram e a pessoa fica taquicárdica; muitos relatam a sensação de que o coração vai sair pela boca.
O estresse excessivo, a ansiedade, faz com que seu corpo libere mais adrenalina, que é um hormônio que aumenta a frequência cardíaca.
Algumas pessoas que já possuem um ritmo diagnosticado podem sentir um descompasso no coração, a aceleração dos batimentos cardíacos!
Eu sempre digo que mesmo que você já tenha um diagnóstico de ansiedade, mesmo que já esteja fazendo uso de algum medicamento, você deve procurar um Cardiologista se estiver sentindo palpitações, por exemplo.
Precisamos sempre descartar a possibilidade de você ter uma doença cardíaca! A ansiedade sempre entra nele como um diagnóstico de exclusão.
Eu tenho alguns pacientes, por exemplo, que só lidavam com a ansiedade, que demoravam a me procurar para investigar, sentiam palpitações; e no final descobri que eles estavam ansiosos, mas também tinham arritmia!
Além da palpitação ser um sintoma físico de ansiedade, ela também pode ser sintoma de uma arritmia, ou seja, uma doença cardíaca!
Se seu coração acelerar, procure um Cardiologista também!
Segundo sintoma físico de ansiedade: tontura
Pacientes que sofrem de ansiedade frequentemente relatam tontura, especialmente quando estão em crise. Existe uma tontura chamada vertigem postural fóbica, ela acontece em situações específicas.
Quem de vocês já teve tontura, por exemplo, em lugares lotados ou viu alguém ficar tonto e cair em uma festa? Se você já viu, quero que comente aqui nos comentários!
Esta é a vertigem oscilatória e a tontura que uma pessoa sente pode ser desencadeada por lugares lotados. Essa vertigem está associada ao medo de sair de casa, medo de cair, medo de chegar a um lugar lotado e ficar doente.
Vejam como o fator emocional pode causar sintomas físicos! Na maioria das vezes, quando o médico examina o paciente, está tudo normal!
O tratamento, então, costuma ser orientação, hidratação, exercícios e em alguns casos pode ser necessário algum medicamento! Então, se você tem tontura recorrente ou que não melhora, ou está associada a outro sintoma como palpitação ou desmaio, consulte sempre um bom médico!
Terceiro sintoma físico da ansiedade: falta de ar
Quem de vocês perde o fôlego quando fica nervoso, estressado, discutindo com alguém?
Sim, acontece com todo mundo! Pessoas com ansiedade podem ter esses sintomas constantemente! Eles podem sentir que estão perdendo o fôlego e que não conseguem mais respirar. A falta de ar geralmente é acompanhada de palpitações, o que significa que o coração também acelera.
Procure se acalmar em situações estressantes e, claro, se estiver tendo uma forte crise de ansiedade, procure atendimento de emergência!
E a minha orientação é sempre essa, é a terceira vez que eu falo, procure o médico se estiver com falta de ar e palpitações! É importante sempre ser avaliado por um Cardiologista!
Mesmo que seja para descartar doenças cardíacas ou mesmo para ter certeza de que não é nada! Vejo muitas pessoas com ansiedade
relatando sintomas assim! Eu tinha que falar nesse vídeo como
acontece praticamente todos os dias!
Apesar de saber que é ansiedade e sintomas como esses podem ocorrer em pessoas com ansiedade, minha obrigação é sempre descartar doenças cardíacas.
Isso também é importante para o paciente se sentir mais calmo! Quando ele enfrentar a ansiedade e voltar a ter palpitações, vai pensar: “Fui ao cardiologista e o médico disse que não tenho nada!
Posso me acalmar!” Só de ir ao médico ele fica mais tranquilo! Você conhece alguém que tem esses sintomas? Falta de ar, palpitações
ou tonturas? Não é mesmo ansiedade? Vamos ajudar, pessoal!
Compartilhe esse vídeo nos grupos de WhatsApp! Se você mandar para mais duas pessoas, essas duas pessoas mandarem para outras duas, imagina quanta gente vai aprender a cuidar melhor da saúde!
Quarto sintoma físico da ansiedade: formigamento nos braços e na língua
Dormência nos braços, mãos e língua também pode ser causada por estresse ou ansiedade.
Em pessoas com transtorno do pânico, esse sintoma também pode ser acompanhado por outros sintomas como suor frio, dor no peito, falta de ar e palpitações.
O formigamento nos membros pode acontecer porque há um aumento na liberação de adrenalina nas crises de ansiedade! O corpo entende que você está se preparando para lutar ou fugir!
Seu corpo começa a direcionar mais fluxo sanguíneo para seus músculos, para que eles se tornem mais fortes e rígidos! É interessante, não é?
Como você viu, além do formigamento, os músculos dos membros, costas e pescoço podem ficar mais rígidos porque recebem mais sangue quando estamos mais estressados, ansiosos e nervosos!
Você entendeu então de onde vem aquela dor no pescoço, na região cervical que nunca melhora? Você não está muito ansioso, muito estressado?
Quinto sintoma físico da ansiedade: o cansaço
Você acorda cansado, passa o dia cansado, mesmo quando não está trabalhando fica cansado e se sente fraco de vez em quando! É ansiedade?
A ansiedade em si não causa fraqueza muscular; mas pode fazer você se sentir cansado. Esse cansaço pode se tornar mais intenso quando a pessoa tem ataques de ansiedade recorrentes.
Existem várias doenças que também fazem a pessoa se sentir cansada , como hipotireoidismo, insuficiência cardíaca, anemia e até depressão!
Então, não tome remédios e vitaminas sem saber qual problema de saúde você tem! Procure ajuda para ter o diagnóstico correto
e poder tratá-lo adequadamente!
Você viu que a ansiedade pode dar muitos sintomas físicos e esses sintomas que falei são os principais. A ansiedade é uma doença psiquiátrica tratável!
O tratamento pode aliviar a maioria ou todos esses sintomas! Então cuide-se, procure um psiquiatra ou psicólogo e faça exercícios, alimente-se bem e tenha um hobby!
Tudo isso vai te ajudar a viver mais e com mais qualidade de vida! Ok, pessoal? Então a mensagem de hoje é essa! Um grande abraço e até a próxima!
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui
Como Controlar a Ansiedade de Forma Natural – Clique Aqui