3 Dicas Para Controlar a Ansiedade e Síndrome o Pânico

Tempo de leitura: 7 minutos

Hoje vou passar alguns minutos e mostrar cerca de três dicas para ajudar a minimizar a ansiedade e evitar o pânico.

Estas três dicas são muito simples, mas levam algum tempo e esforço. Uma dica é educar-se. Com tanta frequência sobre o que faço com os pacientes aqui nas clínicas. Realmente passo muito tempo educando-os sobre o que são os ataques de pânico e uma maneira simples de pensar nisso é que um ataque de pânico é o seu corpo interpretando mal dicas para pensar que existe um perigo em seu ambiente quando realmente não há nada.

Então a maneira como as pessoas se sentem quando têm um ataque de pânico é a maneira como se sentiriam em uma situação muito perigosa. Sentem que a respiração fica mais rápida, sentem que seus batimentos cardíacos aumentam, às vezes, seu estômago dói, sentem que seus músculos ficam muito tensos.

Tudo isso faz parte da resposta natural de medo do corpo, mas em um ataque de pânico está sendo ativado por engano e não há perigo real, mas seu corpo está interpretando isso pensando que existe um perigo.

Então a primeira coisa é realmente tentar educar-se um pouco sobre o pânico e o que é. Tente pensar sobre quando você tem um ataque de pânico, o que está acontecendo em seu corpo, como você está se sentindo e como isso está relacionado ao que realmente é um ataque de pânico.

Então a primeira etapa é eduque-se e se você está procurando um bom livro eu tenho um exemplo aqui. Este é um de que alguns dos meus pacientes gostaram de entender o pânico ataques pasta de trabalho o autor é David Carbonell você pode vê-lo aqui. Temos este também. É uma boa pasta de trabalho com algumas seções de educação e algumas planilhas para usar e Tive muitas pessoas que realmente gostaram deste, então é algo para verificar.

Então o primeiro passo é realmente é a educação e para algumas pessoas apenas saber o que é um ataque de pânico tira grande parte da ansiedade em torno entre em pânico.

A segunda etapa é ser um observador. Então o que você está vou fazer na segunda etapa e novamente a apostila que mostrei atrás tem algumas boas ferramentas para isso, é observar a si mesmo.

Então se você sentir você está tendo um ataque de pânico ou vai ter um realmente tente tomar um momento para ver o que está acontecendo em seu corpo, o que você está sentindo, o que você está pensando, o que você está fazendo. Você pode até mesmo mapear como você se sente com o tempo.

Então talvez o ataque de pânico dure apenas 10 minutos, mas você ainda pode se sentir meio ansioso por algumas horas depois. Você pode querer documentar o nível de ansiedade ao longo do dia durante o dia, você pode querer documentar dia a dia como são seus níveis de ansiedade e você realmente se torna um observador.

Uma vez que você descobrir com pânico é que algumas coisas parecem ser acionadas mas muitas vezes é meio que isso vindo do fenômeno azul onde o pânico ataque parece vir do nada. E então o que as pessoas tendem a fazer é tente associá-lo a outros eventos como, por exemplo, um ataque de pânico acontece quando você está no carro e começa a pensar que o carro está causando pânico.

E, infelizmente, o que acontece a seguir é que você começa a evitar entrar no carro e obviamente isso é um problema para a maioria de nós que tem que dirigir. Então o que você deseja evitar é fazer associações falsas e isso é algo que nosso cérebro está meio programado.

Para sair dessa armadilha você realmente tem trabalhar ativamente para dizer isso pareceu surgir do nada e pode ser que seu corpo tenha alguma sensação de que você está percebendo e parece que saiu do nada, mas talvez você tenha comido algo que discordou com você e seu estômago está um pouco chateado e você é sensível a isso e isso é o que ajudou a desencadear o ataque de pânico.

Então ser um bom observador e documentar é outra etapa que realmente ajuda.

A terceira etapa, eu acho que faz uma grande diferença, é tentar reduzir sua ansiedade de base fazendo atividades e comportamentos que aumentam o seu sistema nervoso parassimpático e essa é a parte do sistema nervoso que mantém as coisas calmas, é o oposto dessa resposta de medo.

Então quais são algumas coisas que ajudam o seu sistema nervoso parassimpático? Há muitas variantes em coisas como a respiração, exercícios de ioga, meditação, atenção plena até coisas como tai chi ou outros tipos de repetições rápidas de movimentos.

Mas todas essas coisas têm uma coisa em comum: elas realmente funcionam para desacelerar, diminuir sua respiração ou controlar sua respiração e meio que controlar seu corpo.

Então isso ajuda a reduzir seu nível geral de ansiedade, porque estão realmente ativando o sistema nervoso parassimpático. Quanto mais você obter esses tipos de atividades em sua vida, sua ansiedade básica tende a baixar.
Não devo deixar de fazer exercício. Exercício também é coisa você pode fazer para realmente ajudar, mas às vezes isso é um pouco complicado para algumas pessoas. Quando a frequência cardíaca sobe, eles têm aquela sensação de ansiedade e realmente sentem um pouco mais de pânico.

Então é por isso que é um pouco complicado, mas o outros, a meditação, ioga e assim por diante, essas são coisas que estão se tornando cada vez mais comum e são muito fácil de encontrar lugares onde você pode aprender a fazer isso.

Apenas para recapitular  três coisas que ajudá-lo com sua ansiedade e pânico e talvez tratá-los e evitar a necessidade de qualquer tipo de intervenção seria: educar-se, lendo algumas boas literaturas, não apenas o que as pessoas escrevem em blogs em sites, mas realmente tentar obter algumas boas fontes de literatura e ler. Tentar ser um bom observador e documentar o que está acontecendo e aprender mais sobre seu corpo e você e, em seguida, fazer atividades regularmente que podem ajudar com seu sistema nervoso parassimpático.

Então essas são minhas três dicas. Agora, é claro, se você já tentou esses e você ainda está lutando contra o pânico e ansiedade, você pode querer ser avaliado por um psicólogo ou psiquiatra para ver se há algo mais acontecendo.

Às vezes, vale a pena fazer uma avaliação médica para ter certeza de que você não tem uma condição médica que está causando ansiedade e pânico. Então tente algumas dessas dicas e se você ainda estiver lutando, eu definitivamente recomendo obter ajuda.

Se quiser começar com seu médico de atenção primária, você pode ou talvez falar com um psicólogo ou psiquiatra e eles podem ajudar a orientá-lo além disso. Espero que tenha sido útil. Boa sorte e tenha um bom dia.

Conheça o Programa Controlar Ansiedade.

O Programa Controlar Ansiedade foi criado no intuito de ajudar as pessoas a amenizar ou mesmo acabar com a ansiedade ruim e obterem uma melhor qualidade de vida. “Controlar Ansiedade” foi desenvolvido pelo Coach e Terapeuta Cesar Moraes, que se inspirou e extraiu de seus atendimentos usando as mais modernas técnicas para o tratamento da ansiedade. O programa é baseado em áudio-exercícios que você poderá fazer no conforto de sua casa.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Como Controlar a Ansiedade de Forma Natural – Clique Aqui

Comentários

Comentários