3 alimentos que podem ajudar a prevenir a doença de Alzheimer

Tempo de leitura: 4 minutos

Segundo a Associação de Alzheimer, 5,3 milhões de americanos sofrem de doença de Alzheimer ou alguma outra forma de demência. Dado que Novembro é o Mês da Consciência de Alzheimer , que melhor momento para examinar todas as coisas que podemos fazer para ajudar a prevenir este e outros distúrbios neurodegenerativos?

Os abacates são pobres em carboidratos e ricos em gordura, ajudando a reduzir parte da inflamação provocada pelo cérebro – a causa básica de tantas doenças. Crédito da foto: Shutterstock

Uma das principais formas de ajudar a prevenir esta doença é através da dieta. Muitas vezes me pedem para destacar o que eu consideraria os três itens que todos nós deveríamos estar trabalhando em nossas dietas com mais freqüência para ajudar a apoiar uma melhor saúde do cérebro. Sem saber o quão popular se tornaria mais tarde, delineei meu “Trio Anti-Alzheimer”, três alimentos ricos em gordura saudável para o cérebro: carne bovina alimentada com capim , abacate  e óleo de coco .

Esses alimentos são todos pobres em carboidratos e ricos em gordura, ajudando a reduzir parte da inflamação do cérebro – a causa de muitas doenças. Especificamente, o óleo de coco é conhecido como uma fonte rica de beta-HBA [hidroxibutirato] e é um dos “supercombustíveis” do nosso cérebro.

Você pode se perguntar por que enfatizo carne bovina alimentada com capim em vez de carne bovina, e a razão é simples: vacas alimentadas com grãos em vez de capim têm carne que fica maior em gorduras ômega-6 produtoras de inflamação do que suas contrapartes alimentadas com capim. Além disso, a maioria do milho e grãos alimentados ao gado é esmagadoramente geneticamente modificado, e isso introduz proteínas preocupantes na carne não alimentada com pasto. Carne de pasto às vezes pode ser um pouco mais cara, mas é mais inteligente comprá-lo sempre que puder.

Além dos três alimentos listados acima, outros alimentos que você deve considerar adicionar à sua dieta para prevenir distúrbios neurodegenerativos incluem probióticos , prebióticos e alimentos fermentados . Probióticos e prebióticos ajudam a manter um equilíbrio saudável de bactérias em seu intestino – uma parte influente do corpo conhecida como microbioma humano (HM).

Estudos emergentes indicam que o HM pode contribuir para a regulação de múltiplas vias neuroquímicas e neuro-metabólicas através de uma série complexa de sistemas de sinalização altamente interativos e simbióticos do microbioma-hospedeiro. Esses sistemas interconectam mecanisticamente o trato gastrointestinal, pele, fígado e outros órgãos com o sistema nervoso central. O que me leva a doenças auto-imunes.

A pesquisa mostrou que a doença de Alzheimer pode ser adicionada à  longa lista de doenças auto-imunes que enfrentamos hoje. Especificamente, a doença de Alzheimer pode ser causada em parte por um comprometimento da barreira hematoencefálica (BHE). A BBB é uma barreira seletivamente permeável que, quando funcionando corretamente, permite o transporte seletivo de moléculas como glicose e aminoácidos, que são cruciais para a função neural. Se o BBB estiver comprometido, permitirá a passagem de neurotoxinas, o que poderia causar uma reação auto-imune.

A boa notícia é que existe uma maneira de prevenir ou mesmo reverter respostas e distúrbios auto-imunes. O primeiro passo é determinar se você está tendo reatividade autoimune. Seu médico pode solicitar exames de sangue como os dos laboratórios Cyrex. Testes como esses podem ajudar seu médico a determinar se você está tendo uma resposta auto-imune a fatores desencadeantes ambientais, como alimentos ou produtos químicos. O Cyrex Laboratories  Array 20 pode testar especificamente a permeabilidade do BBB.

O primeiro passo para prevenir a doença de Alzheimer é consumir os alimentos certos; a segunda é se educar sobre seus potenciais gatilhos auto-imunes. Uma vez que seu médico tenha os resultados de seus testes, ele ou ela pode delinear um plano para que você volte ao caminho do ponto de vista nutricional, e esperançosamente reverter suas respostas autoimunes através da remoção do gatilho.

Fonte:
https://www.ecowatch.com/3-foods-that-can-help-prevent-alzheimers-1882117828.html

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *