Tempo de leitura: 3 minutos
Quem tenta parar de fumar sabe que não é tarefa fácil. Mas, os dados do Ministério da Saúde apontam esperança, já que segundo a pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, Vigitel, o percentual correspondente aos fumantes no Brasil foi de 16,2% em 2006 para 14,8% no ano 2012.
I) Siga a seguir 10 Passos Para Você Parar de Fumar:
1. FAÇA UM CALENDÁRIO
Planeje suas ações com os métodos disponíveis a você.
2. MANTENHA-SE OCUPADO
Com outras coisas para tirar o cigarro da cabeça. Remova todos os objetos que lembrem o cigarro, como cinzeiros e isqueiros.
3. BEBA BASTANTE LÍQUIDO
Tenha por perto água ou sucos para tomar constantemente.
4. SEJA ATIVO
Caminhe ao invés de dirigir ou pegar um ônibus. Suba de escada ao invés de pegar elevador. Exercícios podem ajudar a relaxar e aumentar a sua moral.
5. PENSE POSITIVO
No começo, parar de fumar pode ser desagradável, mas é um sinal de recuperação para o corpo. Falta de concentração e irritação também são comuns nesse estágio.
6. MUDE A ROTINA
Evite ir a padaria que você está acostumado a comprar cigarros. Evite lugares como bar e pub que estejam cercados de fumantes. Faça algo que surpreenda a si mesmo.
7. SEM DESCULPAS
Não use boas ou más notícias para arranjar desculpa para dizer “só um cigarrinho”. Você nunca irá parar de fumar.
8. DÊ UM TRATAMENTO ESPECIAL A SI MESMO
Quando puder, invista o seu dinheiro que você costumava comprar cigarro, em algo especial que você goste.
9. COMA SAUDAVELMENTE
Não coma comidas gordurosas. Se você precisar de um lanche coma frutas, verduras ou qualquer tipo de alimentos saudáveis.
10. UM DIA DE CADA VEZ
Um dia sem cigarro é uma vitória para a sua saúde, sua família e, claro, o seu bolso.
II) Métodos que Auxiliam a Parar de Fumar
Agora que você Já tem os 10 passos para parar de fumar, vamos entender ainda mais sobre os métodos para parar de fumar.
Existem muitas maneiras que auxiliam a largar o fumo, da parada repentina até suporte de produtos com base em nicotina, as denominadas terapias de reposição.
E muitos fatores têm influência na seleção do método, sendo exemplo motivação, medos acerca de parar de fumar e ansiedade. O tratamento efetivo abrange a abordagem de 3 fatores, o físico, o psicológico e o comportamental.
Já que além de vencer a abstinência, como fator físico, é necessário quebrar o vínculo do cigarro das emoções como estar alegre de fator psicológico, e destruir o vínculo com hábitos como beber café, em relação ao fator comportamental. E apenas uma avaliação médica com critério consegue mostrar o tratamento adequado para cada indivíduo.
Os métodos disponíveis são o chiclete de nicotina, a pastilha de nicotina, adesivo de nicotina, spray nasal de nicotina, bupropiona, parada de modo abrupto, parada gradualmente e cigarro eletrônico.
O que acontece em seu corpo quando você para de fumar? Veja a seguir:
Fonte:
http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/quit-smoking/in-depth/nicotine-craving/art-20045454