Sintomas de ansiedade que muitas pessoas negligenciam

Tempo de leitura: 10 minutos

“Ansioso” é uma palavra com duas faces. Às vezes, isso significa emoção ansiosa. “Estou ansioso para vê-lo!”, Dizemos, quando saímos do telefone com um amigo que vem visitar. O outro lado de “ansioso” é um pouco mais escuro: “Estou ansioso por esse teste”, dizemos, quando estamos preocupados com os resultados. Chamamos o segundo significado de “ansiedade”, e a maioria de nós a experimenta de tempos em tempos.

No uso comum, ambos os significados de “ansioso” descrevem nossas respostas a eventos passageiros e limitados no tempo. Mas a ansiedade também pode ter um controle muito mais forte em muitos de nós. Sem o certo tipo de atenção, pode governar nossas vidas.

Eu sou um psicoterapeuta na prática privada no norte de Boston, Massachusetts, e trabalhei com muitos clientes que têm ansiedade. Nisto, o primeiro de dois artigos sobre os pontos de vista do psicoterapeuta sobre a ansiedade, descreverei o que é a ansiedade e como você pode dizer se você ou alguém próximo a você está sofrendo. Na Parte II, irei às suas causas e tratamentos, bem como as melhores maneiras de ajudar a curar os distúrbios de ansiedade.

A ansiedade é mais comum do que as pessoas pensam

Mais pessoas nos Estados Unidos têm transtornos de ansiedade do que qualquer outra doença mental. A ansiedade afeta mais de 40 milhões de americanos adultos e cerca de uma em cada oito crianças . Alguns especialistas colocam a estimativa muito maior, porque muitas pessoas não sabem que têm ansiedade, são diagnosticadas incorretamente ou não procuram ajuda para isso.

Na minha prática de psicoterapia, quase todos os meus clientes têm alguma forma de ansiedade. Às vezes, é a principal razão pela qual eles vieram para a terapia e, às vezes, é uma questão subjacente que aparece depois de lidar com a razão imediata que eles vieram para ajudar.

Apenas cerca de um terço das pessoas que sofrem transtornos de ansiedade procuram tratamento.

Muitas pessoas ansiosas sabem que têm ansiedade, mas muitas outras não. Eles pensam catastróficos, esperando o pior, se preocupando com o que as pessoas pensam sobre eles, ou ficam acordados tarde da noite se preocupando com quase tudo é normal.

Parece normal porque é o que eles usaram na maioria das suas vidas – mas não precisa ser. A maioria das pessoas com transtorno de ansiedade pode superá-lo com estratégias de tratamento, suporte e auto-ajuda.

A diferença entre sentir-se preocupado e ter ansiedade

Um transtorno de ansiedade é diferente de se sentir preocupado ou ter medo. As preocupações com situações novas ou incertas são normais, e ter medo em situações potencialmente perigosas não é apenas normal, mas às vezes pode salvar sua vida. Preocupar-se sobre como você irá realizar em um exame pode motivá-lo a estudar mais. Preocupar-se com um motorista errático na sua frente pode ajudá-lo a dirigir mais defensivamente. Sentir-se temeroso em dirigir em uma estrada sinuosa em uma tempestade pode fazer você esperar por condições climáticas mais seguras.

Além disso, nem todo mundo que se preocupa muito tem um transtorno de ansiedade. Você pode se sentir ansioso por muito trabalho, muito estresse, muito pouco sono, muito café ou baixo nível de açúcar no sangue.

A maior distinção entre preocupação normal ou medo e transtornos de ansiedade é que os transtornos de ansiedade envolvem alguma forma de ansiedade crônica e a ansiedade interfere no funcionamento normal.

7 transtornos de ansiedade específicos

Existem vários tipos de transtornos de ansiedade, e cada um deles se parece e se sente diferente um do outro. Uma pessoa pode ter pânico intenso, outra pode evitar situações sociais, outra pode ser assustada por cães e outra pessoa pode se preocupar com quase tudo.

Todos os transtornos de ansiedade compartilham um medo persistente ou preocupação em situações em que a maioria das pessoas não tem medo. Distúrbios de ansiedade específicos têm outros sintomas específicos.

1. Fobia social

As pessoas com fobias sociais têm medo de vergonha ou julgamento em situações sociais e podem corar, sentir-se amarrado, ficar em branco, ter uma freqüência cardíaca rápida ou mostrar outros sinais de ansiedade nessas situações. Eles evitarão situações sociais sempre que possível.

2. Fobias especiais

Pessoas com fobias especiais podem ter medo injustificado de animais como cães ou aranhas, eventos naturais como tempestades ou raios, alturas, espaços abertos, espaços fechados e outras partes do mundo normal. Eles podem ir ao extremo para evitar essas coisas.

3. Transtorno de ansiedade generalizada

Os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada (GAD) podem se sentir nervosos na maioria das vezes, uma sensação de destruição iminente, sensação de desamparo, respiração rápida, aumento da freqüência cardíaca, transpiração, tremores, sensação de enjoo e tensão no pescoço, ombros ou ambos.

4. Transtorno de estresse agudo e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

Ambos os transtornos de ansiedade às vezes ocorrem depois que as pessoas testemunharam ou sofreram uma ameaça física. Os sintomas incluem memórias perturbadoras, flashbacks do evento, problemas para dormir ou concentrar-se e sentir-se tenso ou entorpecido. Os sintomas do transtorno de estresse agudo começam dentro de um mês do evento traumático, enquanto os sintomas de PTSD geralmente começam mais tarde. Os sintomas podem durar muitos anos sem tratamento.

5. Transtorno de pânico

Pessoas com transtorno de pânico têm ataques de ansiedade inesperados e graves, durante os quais eles temem que possam morrer, passar para fora ou que estão sufocando. Eles geralmente evitam lugares onde ocorrem ataques de pânico, o que pode levar a agorafobia.

6. Hipocondria

Pessoas com hipocondria (agora chamada Transtorno de Ansiedade de Doenças) se preocupam com doenças que provavelmente não têm. Eles catastróficam sintomas menores ou imaginados em um pior cenário. Por exemplo, eles podem estar convencidos de que uma dor de cabeça significa que eles têm um tumor cerebral fatal.

7. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

Os doentes podem verificar obsessivamente, contar quando a contagem é desnecessária e, em geral, fazer comportamentos ritualizados. Eles se sentem ansiosos demais se não realizam esses rituais.

Os distúrbios de ansiedade mais comuns, em aproximadamente esta ordem, são: Fobia social, Fobias específicas, Transtorno de ansiedade generalizada, Distúrbios de estresse agudo e pós-traumático, Transtorno de pânico, Hipocondria e Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Na minha prática, muitas vezes encontro transtorno de ansiedade generalizada e TEPT, embora também tenha tido muitos clientes com transtorno de pânico, hipocondria, transtorno de ansiedade social e transtorno obsessivo-compulsivo. Às vezes, as pessoas entram com mais de um transtorno de ansiedade. Hipocondria e Transtorno de ansiedade generalizada, por exemplo, muitas vezes aparecem na mesma pessoa, como o Transtorno de Ansiedade Social e o perfeccionismo que, embora não seja um transtorno de ansiedade “oficial”, contribui muito para a maioria das formas de ansiedade.

Sinais de distúrbios de ansiedade

Se você se identificar com algum dos seguintes sintomas, você pode estar lidando com um transtorno de ansiedade.

  • Você quase sempre está preocupado ou está à beira.
  • Você tem medos irracionais de que você simplesmente não pode agitar.
  • Muitas vezes, tem medo de que coisas ruins aconteçam se você não fizer as coisas de uma maneira particular.
  • Você evita situações ou atividades cotidianas porque o deixa ansioso.
  • Você tem ataques repentinos e imprevisíveis de pânico no coração.
  • Você quase sempre espera o pior.
  • Você tem problemas para dormir ou ficar dormindo.
  • Seus músculos quase sempre se sentem tensos.
  • Muitas vezes você se sente sobrecarregado.
  • Você espera mais com você do que a maioria das pessoas faz
  • Você tende a se concentrar em sua saúde e problemas pessoais mais do que outras coisas em sua vida.
  • Sua ansiedade interfere no trabalho, na escola ou na vida familiar.
  • Você tem um ou mais dos seguintes sintomas físicos: coração pulsante, sudorese quando você não está exercitando ou em um lugar quente, dores de cabeça, distúrbios freqüentes de estômago ou diarréia, tonturas, falta de ar, tremores ou tremores.

Alguns distúrbios de ansiedade são mais difíceis de detectar

Na minha experiência com clientes de psicoterapia, o TEPT geralmente é o mais difícil de detectar porque seus sintomas nem sempre correspondem de forma limpa à definição padrão . PTSD pode parecer depressão, várias outras formas de transtorno de ansiedade, TDAH ou uma combinação de doenças mentais.

Um exemplo: uma vez trabalhei com um cliente que parecia passar por vários transtornos de ansiedade em alguns meses. Ela primeiro mostrou sinais típicos de transtorno de pânico, e nós rapidamente trabalhamos através deles. Mas os sintomas do TOC apareceram. Mais uma vez, trabalhamos através deles em termos de tempo recorde. Medios irracionais e pensamentos intrusivos e perturbadores logo seguidos.

Poucos meses antes, entendemos que o que realmente sofria foi o rescaldo do trauma da infância. Ela tinha o que agora penso como uma ansiedade flutuante – uma forma de ansiedade que inconscientemente atribui a outras síndromes de ansiedade. Uma pista para entender como ajudá-la era que ela se especializara em psicologia e sabia sobre várias doenças mentais. Seu conhecimento meio lembrado de transtornos de ansiedade comuns deu a sua ansiedade livre de flutuação um lugar para se concentrar. Trabalhar através do trauma a ajudou a resolver todos os seus sintomas de ansiedade.

Fique ligado!

Neste artigo, analisamos como a preocupação e o medo são diferentes dos transtornos de ansiedade e identificaram os principais sintomas de transtornos de ansiedade comuns. Na Parte II desta série de duas partes, entraremos nas causas de transtornos de ansiedade, seus tratamentos e algumas práticas de auto-ajuda que as pessoas com transtornos de ansiedade e seus entes queridos podem fazer.

VOCÊ QUER CONTROLAR A ANSIEDADE E TER MAIS SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA?

O Programa Controlar Ansiedade foi criado no intuito de ajudar as pessoas a amenizar ou mesmo acabar com a ansiedade ruim e obterem uma melhor qualidade de vida. Controlar Ansiedade foi desenvolvido pelo Coach e Terapeuta Cesar Moraes, que se inspirou e extraiu de seus atendimentos usando as mais modernas técnicas para o tratamento da ansiedade. O programa é baseado em áudio-exercícios que você poderá fazer no conforto de sua casa.
Divulgar esse programa é também contribuir com a saúde de quem está em sofrimento. Ao adquirir o pacote o comprador ganha a possibilidade de acabar com a ansiedade que não lhe faz bem. Ganha acesso às páginas do programa com os áudio-exercícios a serem realizados durante um período de 8 semanas em sequências pré estabelecidas. E terá orientações e acesso a todo conteúdo.

Fonte: http://www.lifehack.org/616408/anxiety-symptoms
Tradução: Emerson de Oliveira

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *