Tempo de leitura: 5 minutos
Saúde mental depois das tragédias
Após um desastre, a maioria das pessoas acabará por se sair bem e retornar ao seu nível anterior de funcionamento. No entanto, muitas pessoas inicialmente experimentam pensamentos, sentimentos e sintomas físicos angustiantes e podem se envolver em comportamentos de risco para ajudar a lidar com a situação.
Eventos traumáticos não são fáceis de compreender ou aceitar. Compreensivelmente, muitas crianças sentem-se assustadas e confusas. Felizmente, a maioria das crianças, mesmo aquelas expostas a traumas, são bastante resilientes. Pais, professores e adultos atenciosos podem ajudar ouvindo e respondendo de forma honesta, consistente e solidária.
Descubra Como Romper o Ciclo de Ansiedade: Baixe Agora o Ebook “Em um Relacionamento Abusivo com a Ansiedade”
Se você está lutando contra a ansiedade e sente que está preso em um ciclo de medo e preocupação, nosso ebook “Em um Relacionamento Abusivo com a Ansiedade” é a chave para a sua liberdade. Aprenda estratégias eficazes para entender, gerenciar e superar a ansiedade. Não deixe que a ansiedade controle sua vida por mais um dia. Baixe agora e comece sua jornada rumo a uma mente mais tranquila e equilibrada!
Existem medidas que os indivíduos podem tomar para si e para as suas famílias para reduzir os efeitos negativos e melhorar a sua capacidade de funcionamento em casa, no trabalho e na escola. Esta página apresenta recursos que podem ajudar a lidar com desastres e outros eventos traumáticos.
Ajudando os adultos a lidar com a situação após um desastre
Após um desastre, a maioria das pessoas acabará por se sair bem e retornar ao seu nível anterior de funcionamento.
No entanto, muitas pessoas inicialmente experimentam pensamentos, sentimentos e sintomas físicos angustiantes e podem se envolver em comportamentos de risco para ajudar a lidar com a situação. Alguns podem desenvolver distúrbios psiquiátricos, como depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático. Os impactos e reações podem acontecer imediatamente ou aparecer após algum tempo.
Existem medidas que os indivíduos podem tomar para si e para as suas famílias para reduzir os efeitos negativos e melhorar a sua capacidade de funcionamento em casa, no trabalho e na escola.
Reações comuns em adultos após um desastre
- Dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo
- Tristeza, depressão, hiperatividade, irritabilidade ou raiva
- Não tendo nenhum sentimento ou sentindo-se entorpecido
- Falta de energia ou sensação de exaustão o tempo todo
- Falta de apetite ou, pelo contrário, comer o tempo todo
- Dificuldade de concentração ou sensação de confusão
- Isolamento social, atividades reduzidas ou restritas
- Pensar que ninguém mais está tendo as mesmas reações que você
- Dores de cabeça, dores de estômago ou outras dores no corpo
- Uso indevido de álcool, tabaco, drogas ou medicamentos prescritos para lidar com a situação
Passos úteis para adultos após um desastre
- Coma, hidrate-se, faça exercícios e descanse regularmente; cuidar do seu corpo reduz os efeitos negativos do estresse.
- Evitar o uso de álcool, tabaco e outras drogas para controlar emoções angustiantes; essas substâncias muitas vezes dificultam as coisas a longo prazo e podem causar problemas.
- Encontre maneiras saudáveis de relaxar, como exercícios respiratórios, meditação, atenção plena, conversa interna calmante e música suave.
- Envolva-se em atividades divertidas e restauradoras, incluindo exercícios, hobbies e atividades sociais.
- Mantenha-se informado sobre novas informações e desenvolvimentos. Utilize fontes de informação credíveis para evitar especulações e rumores.
- Limitar a exposição a conteúdos televisivos e de redes sociais sobre o desastre; a superexposição pode aumentar o sofrimento.
- Fique conectado com amigos, familiares, vizinhos e colegas para dar e receber apoio. Ajudar uns aos outros ajuda na cura.
- Saiba quais cuidados de saúde locais e outros recursos estão disponíveis; use e compartilhe essas informações para ajudar você e outras pessoas.
- Lembre-se e aos outros de que é normal ter muitos sentimentos diferentes, bem como “dias bons” e “dias ruins”, como parte natural da recuperação.
- Procure a assistência de um profissional de saúde se o seu sofrimento permanecer elevado após várias semanas, se você estiver tendo problemas persistentes para funcionar no trabalho ou em casa, ou se estiver pensando em machucar a si mesmo ou a outra pessoa.
Há muitos pontos fortes que cada um de nós tem que podemos extrair uns dos outros em uma situação de crise como essa para realmente ajudar a atender os clientes que estão chegando e que estão, antes de tudo, traumatizados por este evento. Pais e filhos, algumas crianças estão vindo sem os pais, alguns pais estão vindo sem os filhos. Há muitos problemas diferentes de separação. Muitos problemas de saúde mental chegaram às nossas portas, definitivamente através do distrito escolar.
Quando você trabalha com pessoas que estão passando por uma experiência tão traumática como um desastre natural, o trauma é levado a um nível totalmente diferente. E você tem que estar muito atento para estar presente com essas pessoas, para deixá-las ser ouvidas, porque elas sentem que não são ouvidas em lugar nenhum.
Portanto, parte de ajudarmos as pessoas é capacitá-las para que possam se sustentar por conta própria e possam cuidar de si mesmas e de seus filhos. E há muitas necessidades que não são atendidas, então também aprendi que precisamos ter mais voz para nossos filhos, para que esses serviços estejam disponíveis para eles, para que os pais possam pagar por esses serviços. E se não puderem, ainda poderão receber serviços como aconselhamento para seus filhos, porque é muito, muito importante, especialmente agora.
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui