Tempo de leitura: 5 minutos
Benefícios da Dieta Alcalina
O nosso organismo trabalha todo o tempo para manter o PH sanguíneo equilibrado, ou seja, nem ácido demais, nem muito alcalino. O ph varia em uma escala que vai de 0 a 14 e o ideal é que ele esteja sempre entre 7,3 e 7,4.
Quando há uma queda nesse nível e o sangue fica com o ph mais ácido, o nosso corpo reage e as consequências são cansaço, dores de cabeça, problemas digestivo, desmineralização das unhas e do cabelo, entre outros. Além disso, ele fica mais propenso a desenvolver doenças, como diabete, obesidade, enxaqueca, catarata, câncer, artrite, alergias, osteoporose, entre outras.
Os alimentos são classificados como ácidos ou alcalinos, de acordo com a quantidade de resíduos que deixam no organismo após serem digeridos e metabolizados, independente do sabor mais ácido ou não.
A dieta alcalina é baseada em um plano alimentar no qual os alimentos ácidos são consumidos em pequenas quantidades, ou seja, alimentos que após ingerido podem gerar uma carga ácida, deixando o pH do organismo mais ácido.
Para que o organismo funcione de maneira adequada, é preciso manter um pH alcalino (em torno de 7,35), o que permite uma boa oxigenação e nutrição das células e tecidos. Porém, a maioria das reações que ocorrem no corpo geram substâncias ácidas que, somadas aos resíduos ácidos gerados pelos alimentos, causam um baixo grau de acidose metabólica.
O prejuízo dessa condição de acidose é que dificulta o bom funcionamento do corpo. Quando o pH sanguíneo sofre variações, há uma tentativa do organismo de manter o equilíbrio através de mecanismos que utilizam diversos nutrientes, aumentado suas perdas e podendo causar deficiências nutricionais.
Já o consumo de comidas alcalinas ajuda nesta manutenção do pH, contribuindo para o funcionamento adequado do organismo. A dieta alcalina não é restritiva, ou seja, não é preciso consumir apenas alimentos com propriedades alcalinas, mas deve ocorrer um equilíbrio entre a ingestão de alcalinos e ácidos.
Especialistas no assunto indicam o consumo de 60% de alimentos alcalinos e 40% de alimentos ácidos. A proposta da dieta é justamente trazer uma alimentação saudável e mais equilibrada.
Quais os Benefícios da Dieta Alcalina
A alimentação alcalina traz vários benefícios para a saúde:
• Promove maior consumo de frutas e vegetais, sendo uma dieta rica em alimentos antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Além disso, são fontes de nutrientes, como vitaminas e minerais.
• Pode ajudar no processo de emagrecimento por priorizar alimentos naturais e restringir o consumo de alimentos industrializados ricos em sódio, gorduras trans e aditivos alimentares.
• Auxilia na saúde de ossos e articulações, já que previne artrite e desmineralização óssea (retirada de minerais como o cálcio e magnésio dos ossos).
• Reduz a retenção de líquidos, combatendo o inchaço, pois contém mais alimentos fontes de potássio e menos sódio.
• Acredita-se que esse tipo de alimentação pode contribuir para prevenção de algumas doenças, como osteoporose e câncer.
Como fazer dieta alcalina?
A proposta desta dieta é aumentar o consumo dos alimentos alcalinos e reduzir os ácidos. É importante ressaltar que não se trata de uma dieta restritiva, na qual só alimentos alcalinos serão consumidos, mas sim de um equilíbrio entre a ingestão de comidas alcalinas e ácidas, com moderação.
Uma proporção adequada é ingerir cerda de 60% de alimentos alcalinos e 40% de alimentos ácidos. Vale lembrar que os alimentos são classificados como ácidos ou alcalinos após a sua digestão, e não pela sua acidez ou alcalinidade antes de ser ingerido.
Sendo assim, todas as frutas ácidas são permitidas, já que após digeridas se tornam alcalinas. Por isso, apesar de ser extremamente ácido, o limão é um dos principais alimentos da dieta alcalina, uma vez que é um aliado para alcalinizar o sangue.
Como Alcalinizar a Água ?
A água alcalina, com pH acima de 7, colabora para diminuir a acidez do sangue e é possível torná-la alcalina acrescentando rodelas de limão ou o suco da própria fruta a ela.
O ideal é consumir a água logo em seguida para evitar a oxidação do limão.
Dieta Alcalina Para Emagrecer
A dieta alcalina pode ajudar no emagrecimento, pois incentiva a ingestão de alimentos integrais, frutas, legumes e verduras, e reduz o consumo de alimentos responsáveis pelo aumento do peso, como os industrializados ricos em sódio, as frituras, açúcar e bebidas alcoólicas.
Dessa forma, a dieta alcalina emagrece por fornecer mais nutrientes e melhorar o funcionamento geral do organismo, o que acelera o metabolismo e faz com que a queima de gorduras seja mais eficaz.
Dieta alcalina e o câncer
Ainda não existem comprovações científicas de que a dieta alcalina previne o câncer. No entanto, sabe-se que o consumo de frutas e hortaliças e a diminuição do consumo de industrializados, incentivado pela dieta alcalina, tem ação protetora contra alguns tipos de câncer, como o de reto, de cólon e esôfago.
Ter um corpo menos ácido significa ter um corpo mais saudável e consumir os alimentos certos pode te levar a ter uma vida mais equilibrada e longa. Muito mais do que apenas emagrecer, a dieta
alcalina tem o pode de equilibrar o pH do seu corpo aumentando a sua energia e disposição além de recuperar a sua saúde e prevenir doenças sem que seja necessário o uso de medicamentos.
Se quiser se aprofundar nesse assunto, vou deixar na descrição do vídeo um programa completo para que você possa saber mais sobre a dieta alcalina e como ela pode mudar a sua vida.
Um grande abraço , não deixe de curtir o vídeo e compartilhar com mais pessoas que precisem alcançar uma saúde melhor. Até o próximo, tchau.
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui
Aprenda os Segredos Para Equilibrar o pH