Tempo de leitura: 4 minutos
Geração Ansiosa: Uma Leitura Necessária para Pais e Profissionais de Comunicação
Hoje o conteúdo é rápido para indicar uma leitura para você: uma leitura necessária para todo profissional de comunicação e marketing, mas especialmente se você é pai ou mãe de adolescente. O livro é Geração Ansiosa (vai para o título na tela aí). Ele está disponível no Kindle: Geração Ansiosa – Como a Infância Hiperconectada Está Causando uma Epidemia de Transtornos Mentais.
Livro na Amazon: https://amzn.to/4f7m6KD
Do que esse livro se trata? De uma maneira bastante resumida, ele aborda um período que o autor chama de A Grande Reconfiguração da Infância, que aconteceu de 2010 até 2015. Essa reconfiguração é marcada pela transição de uma infância baseada no brincar para uma infância baseada no vício em celular. O autor traz dados neurocientíficos para apoiar tudo que afirma.
A infância baseada no brincar das crianças e adolescentes é comparada com a infância baseada no uso excessivo do celular. O livro é necessário e essencial, especialmente para pais de adolescentes e, mais ainda, para pais de meninas, pois os efeitos nocivos são mais graves em todos os sentidos que ele aponta nesse período analisado, chamado de A Grande Reconfiguração.
O livro é alarmante, aborda temas pesados, mas a leitura é leve, bastante objetiva e sem excesso de academicismo. Ele se embasa e traz pesquisas para respaldar todas as afirmações, então não é uma pseudo-neurociência.
Este livro não só oferece uma visão ampla de como as redes sociais e o excesso de telas estão “fritando” a cabeça das crianças e adolescentes, mas também propõe soluções. Embora o foco seja crianças e adolescentes, ele apresenta reflexões que também se aplicam a adultos.
Gráficos, Dados e Soluções
O autor traz tudo detalhado: gráficos, análises sobre os efeitos nocivos e transtornos mentais, do mais leve ao mais grave. Ele também aponta soluções. Algumas dessas soluções são direcionadas ao governo, indicando a idade recomendada para que crianças tenham acesso a um celular ou a uma conta de rede social.
Ele não trata a questão de maneira autoritária. Não se trata de “bloquear” a internet dos filhos, mas de considerar os dados neurocientíficos sobre o desenvolvimento cerebral de crianças e adolescentes. O livro explica como esse desenvolvimento necessita de experiências específicas para formar adultos saudáveis.
O autor prova que a infância baseada no brincar — interações no mundo real, olho no olho — é essencial para o desenvolvimento de adultos mais saudáveis mentalmente. Ele também alerta para o risco de continuarmos na direção de uma sociedade adoecida, onde o cérebro é continuamente “fritado” pelos feeds infinitos das redes sociais.
O livro apresenta diversos estudos que explicam por que os feeds infinitos são tão viciantes, amparando essas análises com dados neurocientíficos.
Indicação para Profissionais de Comunicação
O livro é indicado não só para pais e mães, mas também para profissionais de comunicação e marketing. Para esses profissionais, ele serve como um estudo comportamental sobre como as novas gerações (e até mesmo as atuais) estão reagindo às tecnologias e às redes sociais.
Mesmo que você não tenha filhos, a leitura ajuda a compreender os impactos sociais e comportamentais desse fenômeno.
Críticas às Big Techs
Outro ponto central do livro é a análise das malícias propositais das grandes empresas de tecnologia, como a Meta e outras big techs. Essas empresas desenvolvem aplicativos e mecanismos de usabilidade projetados para viciar gerações inteiras.
O autor reforça que, apesar de declarações públicas de preocupação com a saúde mental dos usuários, essas empresas não estão, de fato, comprometidas com mudanças genuínas. Pelo contrário, elas utilizam estratégias para aumentar o tempo de engajamento e o vício nas plataformas.
Conclusão
Geração Ansiosa é um livro essencial, seja você um pai preocupado com os efeitos do excesso de tecnologia nos filhos ou um profissional interessado em entender as mudanças comportamentais da sociedade.
Com cerca de 500 páginas, a leitura flui mesmo abordando temas alarmantes. O livro oferece uma visão clara, objetiva e embasada, apresentando caminhos para reverter os danos causados pela hiperconexão.
Leia Geração Ansiosa e reflita sobre como proteger as próximas gerações das consequências de uma infância hiperconectada.
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui