Tempo de leitura: 10 minutos
Fígado Gordo (Esteatose Hepática)
O fígado gordo ou a esteatose hepática é um termo que descreve o acúmulo de gordura no fígado. É normal ter um pouco de gordura no fígado, mas muito pode se tornar um problema de saúde.
O fígado é o segundo maior órgão do corpo. Sua função é processar tudo o que comemos ou beber e filtrar substâncias nocivas do sangue. Este processo é interrompido se muita gordura estiver no fígado. O fígado gordo é quando as gorduras representam mais de 5 a 10 por cento do peso do seu fígado. Veja um BodyMap do fígado e saiba mais sobre sua função.
O fígado geralmente se repara reconstruindo novas células do fígado quando as antigas são danificadas. Quando há danos repetidos no fígado, ocorre cicatrização permanente. Esta condição é chamada de cirrose .
O fígado gordo é uma condição reversível que muitas vezes pode ser resolvido com modificações de estilo de vida. Em muitos casos, o fígado gordo não apresenta sintomas. Geralmente, não causa danos permanentes, a menos que ele progride.
O fígado gordo é uma condição comum, afetando cerca de 10 a 20% dos americanos sem cirrose ou inflamação. A maioria dos casos de fígado gordo são detectadas em pessoas entre 40 e 60 anos, de acordo com a American Liver Foundation .
O fígado gordo pode tornar-se prejudicial ao fígado se sua causa subjacente não for reconhecida e tratada.
O fígado gordo geralmente não possui sintomas associados. Você pode experimentar fadiga ou desconforto abdominal vago. O seu fígado pode tornar-se ligeiramente aumentado , o que o seu médico pode detectar durante um exame físico .
No entanto, o excesso de gordura no fígado pode causar inflamação. Se seu fígado se tornar inflamado, você pode ter sintomas como:
- um mau apetite
- perda de peso
- dor abdominal
- fraqueza física
- fadiga
- confusão
Se o fígado gorduroso evoluir para cirrose e insuficiência hepática , os sintomas podem incluir:
- um abdômen ampliado e cheio de líquido
- icterícia da pele e amarelecimento dos olhos
- confusão
- uma tendência a sangrar mais facilmente
A causa mais comum de fígado gordo é o alcoolismo e o consumo excessivo de álcool. Em muitos casos, os médicos não sabem o que causa o fígado gordo em pessoas que não bebem muito álcool.
O fígado gordo desenvolve-se quando o corpo gera muita gordura ou não pode metabolizar gordura rapidamente o suficiente. O excesso de gordura é armazenado em células do fígado, onde se acumula para formar uma doença hepática gordurosa. Comer uma dieta com alto teor de gordura e alto teor de açúcar pode não resultar diretamente em fígado gordo, mas pode contribuir para isso.
Além do alcoolismo, outras causas comuns de fígado gordo incluem:
- obesidade
- hiperlipidemia ou altos níveis de gorduras no sangue
- diabetes
- herança genética
- perda de peso rápida
- efeito colateral de certos medicamentos, incluindo aspirina , esteróides, tamoxifeno(Nolvadex) e tetraciclina (Panmycin)
Existem dois tipos básicos de fígado gordo: não alcoólicos e alcoólicos.
Doença hepática gordurosa não alcoólica
A doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD) desenvolve-se quando o fígado tem dificuldade em derrubar as gorduras, o que provoca uma acumulação no tecido do fígado. A causa não está relacionada ao álcool. NAFL é diagnosticada quando mais de 10 por cento do fígado é gordo.
Fígado gordo alcoólico
O fígado gordo alcoólico é o primeiro estágio da doença hepática relacionada ao álcool. O consumo excessivo de água causa danos ao fígado, e o fígado não pode quebrar gorduras como resultado. O abstinência do álcool provavelmente fará com que o fígado gordo diminua. Dentro de seis semanas depois de não beber álcool, a gordura desaparecerá. No entanto, se o consumo excessivo de álcool continuar, a cirrose pode se desenvolver. Leia mais sobre os efeitos do álcool no corpo.
Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) e Doença hepática gordurosa alcoólica
Quando a gordura aumenta, ela fará com que o fígado se incha. Se a causa original não é de álcool, é chamada de esteatohepatites não alcoólica (DHGNA). Esta doença pode prejudicar a função hepática.
Sintomas podem ser vistos com esta doença. Esses incluem:
Se não for tratada, a esteatohepatite pode progredir para cicatrização permanente do fígado e eventual insuficiência hepática.
Fígado gorduroso agudo da gravidez
O fígado gorduroso agudo é uma complicação rara e potencialmente fatal para a gravidez.
Os sintomas começam no terceiro trimestre . Esses incluem:
- náusea e vômitos persistentes
- dor no abdome superior direito
- icterícia
- mal-estar geral
As mulheres grávidas serão examinadas por esta condição. A maioria das mulheres melhora após o parto e não tem efeitos duradouros.
O fígado gordo é o acúmulo de gorduras extras no fígado. É mais provável que se desenvolva se tiver excesso de peso ou obesidade. Ter diabetes tipo 2 também pode aumentar seu risco de fígado gordo. A acumulação de gordura no fígado tem sido associada à resistência à insulina , que é a causa mais comum do diabetes tipo 2. Estudos têm demonstrado que uma dieta de colina alta está associada a um menor risco de doença hepática gordurosa.
Outros fatores que podem aumentar seu risco de fígado gordo são:
- uso excessivo de álcool
- levando mais do que as doses recomendadas de certos medicamentos de venda livre, como o acetaminofeno (Tylenol)
- gravidez
- colesterol alto
- níveis elevados de triglicerídeos
- desnutrição
- síndrome metabólica
Exame físico
Se o seu fígado estiver inflamado, o seu médico pode detectá-lo examinando o abdômen para um fígado aumentado. Informe o seu médico se você sofre fadiga ou perda de apetite. Além disso, informe o seu médico sobre qualquer história de álcool, medicação e uso de suplemento.
Exames de sangue
O seu médico pode achar que as enzimas hepáticas são superiores ao normal em um exame de sangue de rotina. Isso não confirma o diagnóstico de fígado gordo. Mais uma análise é necessária para encontrar a causa da inflamação.
Estudos de imagem
Seu médico pode usar um ultra – som para detectar gordura no fígado. A gordura aparecerá como uma área branca na imagem ultra-sonográfica. Outros estudos de imagem também podem ser feitos, como exames de TC ou MRI .
Outro teste de imagem similar ao ultra-som é um FibroScan. Como um ultra-som, um Fibroscan utiliza ondas sonoras para determinar a densidade do fígado e as áreas correspondentes de gordura e tecido normal do fígado.
Estudos de imagem podem detectar gordura no fígado, mas não podem ajudar seu médico a confirmar qualquer outro dano.
Biópsia de fígado
Na biópsia do fígado , o seu médico irá inserir uma agulha no fígado para remover um pedaço de tecido para exame. Seu médico lhe dará um anestésico local para diminuir a dor. Esta é a única maneira de saber com certeza se você tem fígado gordo. A biópsia também ajudará seu médico a determinar a causa exata.
Não há uma medicação ou cirurgia para tratar fígado gordo. Em vez disso, seu médico oferecerá recomendações para reduzir seus fatores de risco. Essas recomendações incluem:
- limitando ou evitando bebidas alcoólicas
- gerenciando seu colesterol e reduzindo sua ingestão de açúcar e ácidos graxos saturados
- perdendo peso
- controlando o açúcar no sangue
Se você tem fígado gorduroso por obesidade ou hábitos alimentares pouco saudáveis, seu médico também pode sugerir que você aumente a atividade física e elimine certos tipos de alimentos da sua dieta. Reduzir o número de calorias que você come cada dia pode ajudá-lo a perder peso e curar seu fígado.
Você também pode reverter a doença hepática gordurosa reduzindo ou eliminando alimentos gordurosos e alimentos com alto teor de açúcar da sua dieta. Escolha alimentos mais saudáveis, como frutas frescas, vegetais e grãos integrais. Substitua as carnes vermelhas por proteínas magra, tais como frango e peixe.
Muitos casos de fígado gordo não se desenvolvem em doença hepática. O fígado pode se consertar, então, se você tomar as medidas necessárias para tratar o colesterol alto, diabetes ou obesidade, você pode reverter seu fígado gordo. Se você é um bebedor pesado, parar de beber ou limitar a ingestão de álcool a 1-2 bebidas por dia pode curar seu fígado completamente. Uma biópsia no fígado pode ajudar seu médico a identificar danos permanentes ao fígado, bem como determinar a gravidade do dano e a melhor maneira de tratá-lo.
Se o fígado gordo persistir e não for revertido, ele pode progredir em doença hepática e cirrose. A progressão para cirrose é dependente da causa. No fígado gordo alcoólico, continuar a beber álcool em excesso pode levar ao desenvolvimento rápido de cirrose e subseqüente insuficiência hepática.
A progressão da doença hepática gordurosa não alcoólica varia, mas na maioria das pessoas não conduz à cicatrização hepática e à cirrose. No entanto, se você é diagnosticado com esteatohepatite, você tem uma maior chance de desenvolver cicatrizes e doenças hepáticas. Vinte e cinco por cento das pessoas com esteatohepatites desenvolverão cirrose dentro de uma década.
Se um fígado gordo evoluiu para cirrose, o risco de insuficiência hepática e morte aumenta significativamente. Metade daqueles com cirrose de doença hepática gordurosa desenvolverão sinais de insuficiência hepática. Se isso acontecer, a taxa de sobrevivência geralmente não é superior a dois anos.
Proteger seu fígado é uma das melhores maneiras de prevenir o fígado gordo e suas complicações. Isso inclui beber bebidas alcoólicas com moderação. De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) , “o consumo moderado de álcool é definido como tendo até uma bebida por dia para mulheres e até duas bebidas por dia para homens”.
Siga as instruções do seu médico e tome medicamentos para diabetes ou colesterol elevado, conforme indicado. Além disso, apontar para pelo menos 30 minutos de exercício a maioria dos dias da semana para manter um peso saudável.
Fonte: https://www.healthline.com/health/fatty-liver
Tradução: Emerson de Oliveira