Tempo de leitura: 7 minutos
– A diabetes tipo 2 é uma doença caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue e uma incapacidade de regular esses níveis de açúcar.
Por esta razão, muitas pessoas dizem que comer açúcar é a causa do diabetes tipo 2. Mas é esse o caso? Vamos dar uma olhada. Assim, um grande número de estudos descobriu que as pessoas que bebem regularmente bebidas açucaradas, então bebidas com grandes quantidades de açúcar adicionadas a elas, têm um risco 25% maior de desenvolver diabetes tipo 2.
De fato, beber apenas uma bebida adoçada com açúcar por dia aumenta o risco em 13%, independentemente de qualquer ganho de peso que possa causar.
Este estudo e análise concluiu que de 20,9 milhões de eventos de diabetes tipo 2 previstos para ocorrer em 10 anos nos EUA, 1,8 milhão seriam atribuíveis ao consumo de bebidas açucaradas. E de 2,6 milhões de eventos no Reino Unido, 79.000 seriam atribuíveis ao consumo de bebidas açucaradas.
Além disso, os países onde o consumo de açúcar é maior também têm as maiores taxas de diabetes tipo 2. Enquanto aqueles com o menor consumo têm a menor taxa. Agora todos esses estudos não provam que o açúcar causa diabetes, a associação é forte, não podemos negar isso.
Então o que está acontecendo? Bem, muitos pesquisadores acreditam que o açúcar aumenta o risco de diabetes tipo 2 direta e indiretamente. Muitos aumentam diretamente o risco por causa do impacto que a frutose tem no fígado, incluindo a promoção do fígado gorduroso, inflamação e resistência localizada à insulina.
Comer grandes quantidades de açúcar também pode aumentar indiretamente o risco de diabetes, contribuindo para o ganho de peso e aumento da gordura corporal, que são fatores de risco separados para o desenvolvimento de diabetes ou diabetes tipo 2, mas também são fatores de risco muito fortes.
Assim, os efeitos do açúcar são duplos. Há os efeitos potenciais que tem no fígado e também o fato de que o açúcar vem como calorias adicionais normalmente. Então, essas calorias extras levam ao ganho de peso e esse ganho de peso, especialmente se for na área abdominal, pode levar à resistência à insulina e isso pode, é claro, levar ao diabetes tipo 2.
Os açúcares naturais não têm o mesmo efeito. Agora, antes que você se empolgue e jogue tudo com açúcar pela janela da cozinha, saiba que os açúcares naturais não parecem ser um problema. Basicamente, os açúcares naturais são açúcares encontrados em frutas e vegetais, não são adicionados no processo de fabricação.
Como esses tipos de açúcar existem em uma matriz de fibras, água, antioxidantes e outros nutrientes, eles são digeridos e absorvidos mais lentamente e são menos propensos a causar picos de açúcar no sangue.
Frutas e vegetais também tendem a conter muito menos açúcar por peso do que muitos alimentos processados, por isso é mais fácil manter seu consumo sob controle. Por exemplo, um pêssego tem cerca de 8% de açúcar em peso, enquanto uma barra Snickers ou Mars tem 50% de açúcar em peso.
E embora a pesquisa seja um pouco confusa, alguns estudos descobriram que comer pelo menos uma porção de frutas por dia reduz o risco de diabetes em 7% a 13% em comparação com não comer nenhuma fruta.
Agora, isso faz sentido quando você também considera que aqueles que comem mais frutas provavelmente estão fazendo escolhas alimentares mais conscientes da saúde em geral. Então e o suco de frutas?
Vários estudos encontraram uma ligação entre beber suco de frutas e desenvolver diabetes, talvez devido ao alto teor de açúcar e baixo teor de fibras do suco. No entanto, nem todos os estudos replicaram esses resultados, portanto, mais pesquisas são necessárias.
Eu acho que se você considerar que são calorias extras que você bebe como refrigerante e é altamente provável que essas calorias sejam calorias adicionais que estão colocando você em um excedente calórico onde você pode realmente ganhar peso. E se você ganhar peso, aumenta o risco de diabetes tipo 2, então, a esse respeito, eu diria que sim, o suco contribui.
Agora, quanto aos adoçantes naturais como mel, xarope de bordo e agave, embora sejam feitos de fontes naturais de plantas , ainda são altamente refinados , como a sacarose ou o açúcar de mesa. Basicamente, eles ainda são fontes de açúcar adicionado, assim como o açúcar de mesa, você deve consumir pequenas quantidades. Não comece a comê-los do frasco.
Outros fatores de risco para diabetes. A ingestão de açúcar é apenas uma peça do quebra-cabeça. Estes também são grandes fatores no risco de diabetes tipo 2. Primeiro é o peso corporal. Agora, como eu tenho falado antes, mas pesquisas mostram que a obesidade é um dos principais fatores de risco para diabetes tipo 2.
Perder apenas 5% a 10% do seu peso corporal pode reduzir esse risco. O exercício também é muito importante, as pessoas que vivem estilos de vida sedentários têm quase o dobro do risco
de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com aqueles que são ativos. Portanto, apenas 150 minutos por semana de atividade moderada podem reduzir esse risco.
Fumar 20 ou mais cigarros por dia mais que dobra o risco de diabetes. Felizmente, desistir traz esse risco quase de volta ao normal. A apnéia do sono é uma condição na qual a respiração é obstruída durante a noite e este é um fator de risco único para diabetes, mas me faz pensar que o sono ruim, o sono ruim causado por outros motivos também é um fator. Eu penso que sim. E por último, claro, a genética.
O risco de desenvolver diabetes tipo 2 é de 40% se um de seus pais o tiver e quase 70% se ambos os pais o tiverem. Então, isso sugere um forte componente genético também. Então vamos recapitular. Portanto, uma alta ingestão de açúcar está fortemente associada a um risco aumentado de diabetes tipo 2.
Isso provavelmente se deve aos efeitos negativos que tem no fígado, mas o mais importante é porque aumenta o risco de ganho de peso e obesidade. Quanto mais gordura você tem aqui em torno de seus órgãos, especialmente à medida que envelhece , maior a probabilidade de desenvolver problemas metabólicos.
Curiosamente, os açúcares naturais encontrados em frutas e vegetais inteiros não estão ligados a um risco aumentado de diabetes. Então, na verdade, o problema é o açúcar em formas concentradas que fabricamos como refrigerantes, sucos de frutas, bolos, biscoitos, pirulitos, etc.
E no contexto de uma ingestão excessiva de calorias. Então, basicamente, se você comer alimentos integrais de verdade e não muito junk food, então você deve ser bom. E se reduzir a ingestão de açúcar adicionado parece esmagador no início, você pode começar
cortando bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos de frutas.
Estas são as principais fontes de açúcares adicionados na dieta ocidental e esta pequena mudança pode ter um grande impacto.
Curta, comente e compartilhe este artigo.
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui