Tempo de leitura: 4 minutos
Se você tem diabetes e ainda não se convenceu que precisa fazer atividade física todos os dias ou, pelo menos, regularmente… Hoje é dia de mudar de ideia…
Mas aí você me pergunta: “Mas Marcelle que tipo de exercício eu posso fazer?” E a resposta é: o que você quiser! Por exemplo: você pode caminhar na rua, duas vezes por semana, e, num outro dia, você vai fazer musculação na academia ou, então você vai fazer pilates para diabetes.
Pilates é super legal! Dá para fazer pilates com bola, ou com pequenos aparelhos no chão, ou, então, com aqueles grandes aparelhos.
Ajuda a musculatura a ficar mais firme, que você precisa fortalecer aí o Hulk, que isso ajuda muito, muito a regular a sua glicose e ainda aumenta a sua flexibilidade, que é uma coisa que normalmente está diminuída na diabetes, então, só coisa boa, gente!
Agora se você senta e forma ali logo uma pancinha, pode não ser muito charmoso e significa que você precisa emagrecer. Isso também ajuda a regular melhor a sua glicose. Então, aí você vai ter que treinar 5 dias por semana, numa intensidade muito mais forte.
Não é passear pelo shopping, não conta! E vai ter que fazer durante mais tempo, pelo menos uma norinha de atividade física bem intensa! Faz na academia com o seu treinador. Segue todas as dicas que ele te der, ok?
Para controlar e você não ter hipoglicemia dura uma aula dessas. É verdade que você pode fazer atividade física sozinho, em casa, desde que seja uma coisa mais leve e que você consiga, pelo menos, dar assim uma transpirada, né? Também passear, assim como se estivesse numa passarela, não conta como atividade física.
Se você vai fazer uma caminhada, é uma caminha de verdade, uma caminhada decente: é para aumentar a frequência cardíaca e você transpirar um bocadinho ali para sentir que está fazendo algum efeito.
Mas, tenham cuidado de não estar sozinho. É muito perigoso você ter uma crise de hipoglicemia e, de repente, não tem ninguém para te ajudar. Imagina que você está correndo pela rua, achando o máximo, você cai, e tal, acaba sendo atropelado, depois a culpa é minha: não, não é minha! É sua! Eu falei para você não ir sozinho, não é?
Para diminuir o risco de você ter uma crise assim de hipoglicemia, durante a aula, o que você vai fazer é garantir: que a sua refeição anterior não passou há mais de 3 horas, e você não vai fazer a aula se a sua glicemia estiver acima de 250, 300.
Esse número varia um pouquinho de pessoa para pessoa, por isso, pergunta ao seu médico. Agora quando você não deve fazer atividade física: não vai fazer se a sua glicemia estiver muito alta, nem depois de consumir bebidas alcoólicas – mas, na verdade, você nem devia beber bebidas alcoólicas mas eu nem vou entrar por ai.
E, depois de ter um episódio de diarreia ou de vômito também não é um bom momento para você treinar. Só porque aumenta o risco de você ter uma hipoglicemia, então nessas situações te dou um dia de descanso!
Mas tem alguns cuidados que são importantes para quem é diabético. Imagina que você está com uma feridinha no pé, que é chamado de pé diabético: não é legal você fazer turismo, né?
Conhecer uma cidade, caminhar muito por aí, nem fazer uma corrida, por exemplo. Isso vai machucar ainda mais o sei pé. Mas não é desculpa para ficar aí de boresta, sem fazer nada, entendeu?
Vai fazer alguma coisa sim. Dá para fazer coisas na água, por exemplo. Dá para você fazer hidroginástica, polo aquático, até musculação da para fazer, desde que você faça coisas mais sentado.
Aproveitar mais para treinar mais braços, ombros, costas… Dá para fazer! Não é desculpa para ficar sem fazer nada… Mas, olha, atividades domésticas, passear com o cachorro na rua, brincar com as crianças dentro de casa, tudo isso não conta como atividade física, ok?
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui