Tempo de leitura: 6 minutos
Jejum Intermitente para diabetes
Queremos falar também sobre o jejum intermitente para diabéticos tipo dois e também sobre a perda de peso. Três conteúdos muito legais.
Eu tenho certeza que você sairá daqui aprendendo ainda mais sobre diabetes é a pergunta de número um. Ela é a seguinte perder peso diminui a glicose e a resposta é que ela ajuda a diminuir a resistência à insulina.
Então, para quem tem diabetes tipo dois e geralmente tem a resistência à insulina elevada, perder peso contribui para que ocorra a diminuição da sua resistência à insulina.
Ou seja, o seu pâncreas tende a produzir insulina de forma mais adequada para, dessa maneira, deixar a sua glicose mais bem controlada.
Então, se você tem diabetes tipo dois e tem excesso de peso, está um pouco acima do peso é fundamental para poder ampliar e melhorar o seu tratamento.
Diminuir peso, como a gente consegue diminuir peso através de uma alimentação mais equilibrada, da diminuição dos carboidratos através da diminuição do consumo de gorduras e também através da prática de atividade física.
Se você tem diabetes tipo dois e ainda não melhorou a sua alimentação, não tem a prática de atividade física bem estabelecida na sua rotina. Comece por esses pontos agora.
Eu tenho certeza que irá contribuir muito para a diminuição de seu peso corporal e, como consequência, ocorrerá a diminuição da resistência à insulina e com a diminuição da resistência à insulina por seus medicamentos, que provavelmente você atualmente utiliza, tendem a cumprir com o efeito dele de forma mais eficiente.
Ou seja, se você faz a utilização do que ele faz e está com excesso de peso, melhora sua alimentação. Tome o que lhe faz seus horários corretos.
Pratique atividade física e dessa forma, ao longo de alguns meses, a sua glicemia tende a diminuir assim como seu peso corporal, a sua resistência à insulina.
Então um ponto acaba puxando o outro. Então comece com pequenas mudanças, comece melhorando a alimentação, praticando atividade física, tomando os medicamentos nos horários corretos, perca peso corporal e assim você colherá excelentes benefícios para sua saúde e para o seu tratamento.
O jejum intermitente é indicado para diabéticos?
A resposta é que para quem tem diabetes tipo dois e pré diabetes, o jejum intermitente pode auxiliar muito no controle.
E, puxando um gancho da pergunta anterior, nós podemos, através do jejum intermitente, diminuir a quantidade de refeições que a gente faz no nosso dia a dia e, consequentemente, a gente tende a errar menos na hora de se alimentar e comendo de forma inteligente, comendo mais proteínas, diminuindo os carboidratos, comendo mais fontes de boas gorduras, a gente tende a perder peso e a perda de peso, como vocês já sabem, auxilia muito na diminuição da resistência à insulina.
Então, através da prática do jejum intermitente, onde você fica 12, 14, 16 horas sem se alimentar, você tende a perder peso, a diminuir resistência à insulina, a diminuir a necessidade de medicamentos e consegue controlar a sua glicemia e de forma mais satisfatória, se aproveita com a mente.
Aqui, se você já praticou jejum intermitente, quanto tempo você já ficou sem se alimentar? E, claro, tem alguns riscos, principalmente para quem faz a utilização de insulina, que nessa situação não é tão interessante.
Mas se você faz a utilização apenas de hipoglicemiantes orais ou se você está com um diagnóstico recente de pré diabetes, o jejum intermitente pode auxiliar muito na busca por uma glicemia mais bem controlada, na diminuição da hemoglobina delicada e também na diminuição do peso corporal.
O estratégia é muito válida, uma estratégia interessante que deve sim ser colocada em prática e, claro, com acompanhamento, com prudência e com muita inteligência Não deixe de considerar essa prática para você melhorar o tratamento do seu diabetes.
Aveia é totalmente restrita ou liberada com moderação?
A aveia, como todos nós sabemos, é uma fonte de carboidratos. Então, com uma fonte de carboidratos a gente deve ter algumas precauções para poder consumir.
Inicialmente, deve evitar consumir aveia com outra fonte de carboidrato considerável. O que seria isso? A gente deve evitar, por exemplo, consumir aveia e granola.
Dessa forma, a gente já restringe o consumo de carboidratos. Mas, é claro, se você for consumir aveia, você precisa consumir em pequenas quantidades.
Não deve misturar com outra fonte de carbono hidrato. E o ideal é acrescentar alguma fonte de proteína, como, por exemplo, proteicos, onde você pode incluir um pouquinho de leite para poder dar
liga e, assim, fazer o mingau de aveia.
Como é protein, que é uma excelente fonte de proteínas, e pela presença de fibras que aveia possui e ajudará a evitar que a sua glicemia se eleve rapidamente.
Mas, como eu disse, a gente tem que ter consciência na hora de consumir a aveia tem que utilizar, por exemplo, em um horário de lanche ou, por exemplo, antes de praticar alguma atividade física.
Não deve misturar com outras fontes de carboidrato, como granola, como banana ou uma salada de frutas. Onde a gente acaba utilizando várias frutas e acaba não deixando tão interessante a nossa refeição.
Então, se você for consumir, consuma de maneira inteligente com suma em horários específicos. E assim, você não terá maiores problemas em acrescentar a aveia à sua rotina.
Mas, é claro, se você faz uma alimentação inteligente nas outras refeições, a aveia não trará malefícios. Mas se, por exemplo, no almoço você acaba comendo arroz com batata, acaba tomando algum refrigerante. Isso também não contribuirá para que a sublicenciar fique estável.
Então, o grande pulo do gato, a grande questão aqui é você ter refeições inteligentes durante o seu dia e acrescentar alguma fonte de carboidrato específica durante algum lanche durante o café da manhã.
E assim você não terá maiores problemas. Então, continue se cuidando. Continue questionando quando você tiver dúvida. E é assim que a gente consegue melhorar o nosso tratamento.
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui
Guia Completo do Jejum Intermitente – CLIQUE AQUI