Tempo de leitura: 10 minutos
No artigo de hoje você vai entender o que é a diabetes gestacional e como que a alimentação tem papel fundamental tanto na prevenção quanto no controle dessa doença na gestação.
Se você está grávida, é muito importante você ter atenção com a sua alimentação, e os riscos que podem ter relacionado a uma má alimentação para o surgimento de diabetes na gestação. Se por outro lado, durante o pré-natal, você acabou de descobrir que tem o diabetes gestacional, eu queria tepedir para ter calma!
Você vai ver nesse artigo que alguns cuidados importantes com a alimentação vão te ajudar muito a controlar o diabetes gestacional. Mas o que é o diabetes gestacional?
A Organização Mundial de Saúde define a diabetes gestacional como sendo aquela diabetes, ou seja, a alteração no metabolismo da glicose que surge durante a gestação. Então, o diabetes gestacional ela é diferente daquela diabetes que por exemplo é dependente de insulina, conhecida como diabetes tipo 1 ou diabetes tipo 2, que normalmente acontece em pessoas mais idosas que tem um sobrepeso ou obesidade, erros de alimentação ou hábitos inadequados de vida.
A diabetes gestacional ela é causada pela gestação. Então o fator principal para o surgimento do diabetes gestacional é a própria gestação. Então muitas mulheres, quando o bebê nasce, ou
seja, quando a a gestação acaba, elas voltam a ter o metabolismo da glicose normalizado, ou seja, deixam de ser diabéticas.
Óbvio que, em algumas mulheres, há a chance de isso se manter, então há um risco para algumas mulheres de continuar sendo diabéticas ou de ter um risco maior de diabetes ao longo da vida, mais de um modo geral, acabou a diabetes, acabou a gestação, a diabetes cessa.
Estou grávida. O que que eu preciso fazer para evitar que eu venha ter a diabetes gestacional. Sem dúvidas, o mais importante para a gente diminuir o risco do surgimento do diabetes gestacional é o controle do ganho de peso e os cuidados adequados com alimentação.
Porque, já se sabe que o ganho excessivo de peso né ou seja aquelas mulheres que terminam a gestação com peso muito alto ou que tem uma velocidade de ganho de peso muito rápido em determinadas fases da gestação, elas tem uma chance muito maior de ter a diabetes gestacional.
Mas como eu sei se estou ou não com diabetes gestacional? O diagnóstico do diabetes gestacional ele é feito durante o pré-natal. E quem faz esse diagnóstico é um médico, que acompanha a sua gestação.
Por isso, é muito importante você comparecer certinho a todas as consultas do pré-natal porque se durante esse período né durante as consultas ele suspeitar de algum risco para o diabetes gestacional ele vai te solicitar um exame de sangue uma curva de tolerância oral a glicose e te dar o diagnóstico se é ou não diabetes gestacional.
Mas por quê que a diabetes gestacional é uma situação muito perigosa durante a gestação o diabetes gestacional ele traz riscos tanto para a gestante quanto para a saúde do bebê né então assim nas mulheres o aumento do açúcar no sangue né quando ele tá maior do que os valores aceitar né aceitáveis como normal na gestação ele pode fazer com que você tenha além do diabetes né pressão alta em alguns casos mais graves pode acontecer prejuízos né a nível renal então seu ruim passa a funcionar com
maior dificuldade. E para o bebê?
Bom, o bebê ele cresce muito então ele vai nascer muito grande e ele também pode ter prejuízos à sua saúde então alguns casos algumas mulheres com diabetes gestacional precisam ter a gravidez interrompida antes do, interrompida né, então assim em vez de a gravidez durar 40 semanas ela dura bem menos, ela é antecipada algumas semanas.
Então por isso que é importante controlar e ter o tratamento adequado. Bom, você descobriu que está com diabetes gestacional e agora, o que fazer? A primeira linha de tratamento para o diabetes gestacional é baseado no controle da alimentação né na mudança de hábito né numa alimentação mais adequada e no controle do ganho de peso quando a gente consegue aliar essas duas coisas a gente consegue controlar muito.
O diabetes gestacional e normalizar os valores da glicose no sangue da gestante mas se a dieta não der certo ne se de repente por algum motivo né a mudança dos hábitos alimentares não foi bem
realizada é a mulher não conseguiu controlar a velocidade do ganho de peso o quê que pode acontecer aí né é necessário é a a tomar medicações.
E qual que é a medicação prioritária nesse caso nesse caso é a insulina em outros casos quando o diabetes ele não consegue ser controlado de uma maneira ambulatorial é necessário até mesmo internação hospitalar porque é uma doença muito sério então por isso que é importante a gente controlar com alimentação e o controle do ganho de peso de uma forma inicial.
Mas você está falando tanto da questão do controle do ganho de peso como é que isso funciona bom o planejamento do ganho de peso para gestante ele é feito de acordo com alguns critérios né na verdade o critério principal que a gente utiliza para planejar a margem de ganho de peso que você vai ter até o final da gestação ele é baseado no seu estado nutricional de antes da gravidez.
O que que eu quis dizer com isso? Por exemplo se você começa a gravidez com peso normal você vai ter uma faixa lá de ganho de peso adequado se você começa a gravidez com peso abaixo do que é considerado normal você pode ganhar um pouquinho mais de peso quando até o final da gestação e se por outro lado você começa a gravidez já com excesso de peso com certa obesidade a sua margem de ganho de peso durante toda a gestação vai ser bem menor tá e outra coisa importante né as mulheres que já iniciam a gravidez com o excesso de peso e com obesidade elas tem uma chance muito maior de desenvolver o diabetes na gestação.
Então se esse for o seu caso é preciso você ter mais atenção durante o pré-natal fazer os exames direitinho para evitar esse risco então além de comparecer a todas as consultas com o seu médico durante o pré-natal é muito importante que você também e procure uma orientação nutricional específica né para o seu caso porque cada mulher tem as suas individualidades.
Então você tem o hábito alimentar diferente de repente da sua amiga e alguns ajustes são necessários dependendo de cada caso então comparecer também as consultas nutricionais é fundamental no caso de mulheres que desenvolvem o diabetes gestacional então quais são os cuidados que você precisa ter com a alimentação né para prevenir o surgimento do diabetes gestacional ou se você já tem essa doença para controlar o diabetes gestacional.
Primeiramente se você pensou em retirar os carboidratos da sua alimentação por completo para controlar o diabetes gestacional pare isso é um grande erro primeira coisa que as pessoas pensam quando a gente fala em diabetes seja ela gestacional ou diabetes tipo 1 diabetes tipo 2 é parar de comer carboidrato já que o carboidrato que faz aumentar o açúcar no sangue só que no caso da gestante o carboidrato ele é um nutriente fundamental tanto para a sua saúde né quanto para a saúde do bebê porque ele é o nutriente mais importante para o bebê conseguir crescer.
Então é importante que você consuma o carboidrato claro que dentro das quantidades recomendadas né para as mulheres que têm diabetes gestacional e além de consumir dentro da quantidade
recomendada né não consumir em excesso por exemplo é importante que você tenha atenção com tipo do carboidrato que você vai consumir.
Sabemos que existem alguns tipos de diferentes é carboidratos na nossa alimentação. Uns ajudam a subir mais a glicose no sangue e outros pelo contrário controlam a glicose no sangue né então é preciso você saber qual desses dois você vai ter que escolher e consumir de uma maneira moderada na sua alimentação.
Por exemplo você deve dar prioridade na alimentação para aqueles carboidratos complexos e evitar aqueles carboidratos simples mas que que você quer dizer com isso bom os carboidratos complexos são aqueles presentes por exemplo em alimentos que tem mais cereais e grãos integrais como por exemplo arroz integral, macarrão integral, farinha integral presente em pães integrais,
bolos integrais.
Esses alimentos elevam menos a glicose no sangue quando comparados aos outros alimentos que tenham carboidratos simples como, por exemplo, todos aqueles que contenham açúcar.
Então doces de uma maneira geral chocolate sorvete bolos com açúcar refinado preparações que levem muito açúcar alimentos industrializados que contenham muito açúcar nos ingredientes tá então essa substituição do seu hábito alimentar ela será muito necessário então evite por exemplo adicionar açúcar no cafezinho colocar mel nas frutas porque o mel também é um tipo de açúcar e também aumenta a glicose no sangue comer biscoito recheado os alimentos industrializados por exemplo sorvete né e adicione mais fibras na sua alimentação consuma mais alimentos integrais. Isso vai ajudar muito no controle do diabetes.
Mas e as frutas? Me disseram que eu não posso comer fruta porque eu estou diabética calma as frutas apesar de ter o açúcar natural que é a frutose elas podem e devem ser consumidos só que claro elas têm um limite.
Tem que tomar cuidado com o excesso né porque é um alimento saudável que a gente pode sair comendo assim 20 frutas ao longo do dia tem quantidade tem porção que pode ser consumida ao longo do dia em média são de 3 a 4 porções de frutas por dia mas o que são porções de frutas?
Por exemplo uma banana prata é uma porção de fruta uma maçã pequena é uma porção de fruta uma fatia de média de abacaxi é uma porção de fruta tá e já que eu estou falando de fibra um alimento muito legal de se consumir para ajudar no controle do diabetes gestacional sem dúvida é aveiro a aveia possui um tipo de fibra denominada de beta-glucanas que já tem comprovação do seu efeito no controle até mesmo na redução da glicemia no sangue né ela também tem um efeito de melhora da resposta da insulina que é o hormônio que ajuda a reduzir a glicose no sangue.
Então coloque mais aveia na sua alimentação se você for consumir uma fruta por exemplo uma banana coloca uma colher de sopa de aveia vai consumir uma salada de fruta vai fazer um bolo vai fazer alguma preparação que leva por exemplo farinha substitui a parte da farinha por aveia isso ajuda muito no controle do diabetes
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui
500 RECEITAS ZERO AÇÚCAR E ZERO GLÚTEN – CARDÁPIO PARA DIABÉTICOS CLIQUE AQUI