Tempo de leitura: 9 minutos
Como o álcool age no organismo
– 85% dos adultos beberam álcool em sua vida. É uma droga extremamente popular que diminui a excitação neuronal específica em seu cérebro com subprodutos biológicos que têm um enorme impacto em seu corpo. Então, se você está querendo participar de um bando, abreviação de bebida, existe um momento ideal para sua fisiologia? É melhor beber durante o dia ou beber à noite?
– Quando você bebe uma dose de vodka, 20% do álcool é absorvido pelo estômago, 80% no intestino delgado, de onde vai para a corrente sanguínea e depois para o fígado para ser metabolizado. O etanol entra nas células por difusão passiva. Então, quanto mais você bebe, mais rápido você fica bêbado. E quando o álcool se acumula e finalmente chega ao seu cérebro, ele suprime o neurotransmissor excitatório glutamato, o que faz com que a transferência de informações no cérebro se torne mais lenta, com apenas os maiores sinais passando.
Você sente menos, percebe menos, percebe menos e lembra menos. Portanto, uma verificação para beber à noite é que beber álcool durante o dia não permitirá que você complete suas tarefas diárias. – Um cheque para beber durante o dia é que fazemos isso há milhões de anos. Conhecida como a Hipótese do Macaco Bêbado, a única razão pela qual você é capaz de beber álcool agora remonta a uma mutação genética que ocorreu há 10 milhões de anos em seus ancestrais.
Um mamífero eutério com aparência de macaco, que é o ancestral comum de você e do chimpanzé, é claro, tinha uma mutação em sua enzima, a álcool desidrogenase, que tornou essa enzima 40 vezes mais eficaz no metabolismo do álcool. Como
Essa mutação específica na desidrogenase alcoólica significava que pequenas quantidades de álcool não seriam mais venenosas, mas agora poderia ser uma fonte de energia viável. Essa hipótese também reconhece que cerca de 10 milhões de anos atrás foi quando nossos ancestrais comuns deixaram de viver nas árvores e começaram a viver no solo. Essa nova enzima mutada na metabolização do álcool foi benéfica , pois tornou as grandes quantidades de frutas fermentadas no chão da floresta acessíveis como um novo nicho alimentar.
Essencialmente, as mutações parecem ruins, mas às vezes elas permitem que nós, humanos, fiquemos absolutamente bêbados, mano. E nossos ancestrais provavelmente comiam essas frutas fermentadas durante o dia. Eles também estavam recebendo muita energia nova. Mas enquanto beber álcool pode
aumentar sua energia calórica, e enquanto bebe de dia você pode ficar meio tonto, como uma energia de tiros no pátio, como woo-hoo, que rapidamente desaparecerá e você se tornará uma bagunça letárgica à tarde, que tipo de cria um cheque para beber à noite.
Qualquer extroversão excitada que você sente enquanto bebe é devido à supressão do disparo cerebral no córtex pré-frontal. Esta parte do seu cérebro controla seus impulsos e restringe o comportamento. Portanto, o álcool suprimindo essa parte inibitória do seu cérebro faz com que você se solte e se torne um pouco mais extrovertido.
Por exemplo, uma vez, enquanto estava bêbado, fiquei muito extrovertido e convidei todos na minha residência universitária para o meu quartinho para dar uma festa de dança. E enquanto tocava “This Place About to Blow” de Kesha, o chão quasecedeu, os policiais foram chamados e eu fui multado por
ter uma rave ilegal. Ding. Mas essa extroversão bêbada não vai durar muito por causa do seu fígado. Em seu fígado é onde vive a famosa enzima álcool desidrogenase.
E decompõe o etanol em acetaldeído. O acúmulo de acetaldeído causa descoordenação, problemas de memória e sonolência. Assim, beber durante o dia faz com que esses subprodutos se acumulem em seu corpo durante o dia, fazendo com que você perca a coordenação, esqueça as coisas e fique sedado. De fato, beber durante o dia está relacionado a maiores lesões nos esportes, oque parece um pouco óbvio. Tudo isso é um cheque para beber à noite.
– Talvez o ponto de suposição para beber durante o dia, ou melhor, o ponto contra beber à noite, é que isso afeta negativamente o seu sono. Como agora sabemos que o álcool inibe o neurotransmissor excitatório glutamato, quando o álcool deixa seu sistema, o cérebro se corrige demais e há um rebote do glutamato, o que leva à excitabilidade e irritação. Beber à noite significa que esse rebote excitável acontece quando você está tentando dormir.
Isso acaba desmantelando seu sono durante a noite, cortando-o em pedacinhos e realmente interrompendo seu ciclo de sono de uma maneira que muitas pessoas nem percebem que está acontecendo.
Mas você pode estar dizendo: “Mas o álcool me ajuda a dormir.” Mas ondas cerebrais elétricas mostram que dormir embriagado não é um sono natural. É mais sedado, semelhante à anestesia. De fato, o álcool é um dos sedativos mais fortes do sono REM integral, o tipo de sono que causa sonhos.
Quando o fígado metaboliza o álcool , produz cetonas e aldeídos. Os aldeídos bloqueiam as
ondas cerebrais necessárias para gerar esse poderoso sono de sonho REM, que pode ter efeitos surpreendentes.
O sono REM é tão essencial para muitas funções em seu corpo e cérebro, incluindo memória e associação. Um estudo reuniu um grupo de estudantes universitários para estudá-los por uma semana. No primeiro dia, eles aprenderam uma nova linguagem de programação de computador,
ou uma nova forma de álgebra.
No final do primeiro dia, eles foram testados e todos tinham uma proficiência de compreensão em torno de 90%. Na semana seguinte, um grupo de controle dormiu naturalmente; um segundo grupo ficava um pouco bêbado todas as noites antes de dormir com duas ou três doses de vodca, que eram baseadas em seu peso corporal; e um terceiro grupo dormiu naturalmente no primeiro dia e depois bebeu álcool antes de dormir a partir do terceiro dia.
Sete dias depois e todos foram testados novamente. As pessoas do grupo de controle sem álcool à noite se lembraram de tudo o que aprenderam e mostraram maior abstração e retenção de conhecimento. O grupo que bebeu antes de dormir desde o primeiro dia esqueceu mais de 50% de seu conhecimento.
E o grupo que começou a beber depois do segundo dia esqueceu cerca de 40% de seu conhecimento. Então, beber durante o dia realmente permite que seu corpo tenha tempo suficiente para metabolizar o álcool para que você possa dormir bem. Um cheque para o dia bebendo com certeza.
– Algumas pessoas argumentam que naquele dia beber uma mimosa com os namorados ou tomar uma cerveja gelada com os meninos faz com que se sintam melhor do que tomar um uísque escuro com gelo à noite enquanto conversam sobre filosofia.
Mas o tipo de álcool que você está bebendo afeta como você o aprecia? Uma pesquisa descobriu que os indivíduos relataram maiores expectativas negativas depois de beber doses de bebidas destiladas e maiores expectativas positivas depois de beber vinho e cerveja.
Outro estudo descobriu que 29,8% dos entrevistados relataram se sentir agressivos ao beber destilados. Espíritos é uma palavra tão estranha para um tipo de álcool.
Não há evidências fisiológicas de que o tipo de álcool que você está bebendo afeta seu humor, mas é como você percebe que o álcool o afetará que o afeta. Uma coisa realmente importante é o seu humor antes de começar a beber.
Será exacerbado pelos efeitos do álcool. Por exemplo, se você está bebendo um dia no domingo e extremamente ansioso por ter que trabalhar na segunda-feira, você não vai aproveitar seu tempo. Considerando que se é uma noite de sexta-feira, você está relaxado, você terminou o trabalho e está tomando uma cerveja, isso vai ser um pouco mais divertido.
– Uma verificação icônica para beber durante o dia é que geralmente significa que você vai comer uma refeição. E quem não quer comer mais comida? A comida desempenha um papel enorme na forma como o álcool é absorvido. Se você tem comida no estômago, ela absorve parte do álcool em vez de ir diretamente para a corrente sanguínea e fisicamente diminui a velocidade de chegar ao intestino delgado , onde, com sua grande área de superfície , muito álcool é absorvido muito rapidamente. Então, beber durante o dia com comida significa que você fica bêbado menos rápido.
– Mas no final, o álcool é uma droga bastante fisiologicamente, nojenta, perigosa e bastante viciante. A ingestão crônica excessiva de álcool leva a distúrbios neurológicos, distúrbios cardiovasculares, doenças hepáticas, câncer, etc. Se você quer se lembrar das coisas, perceber o mundo ao seu redor, ser coordenado, ter uma boa noite de sono, você vai ter que pular o álcool completamente.
– Se eu tivesse que escolher um, fico meio perplexo porque não gosto de beber durante o dia porque me sinto nojento, mas me preocupo tanto com meu sono que não gosto de beber à noite sabendo que vai bagunçar tudo acima.
– Parece que você não deveria beber nada. (risos) – Sim. Como talvez eu só precise parar de beber.
– Eu, tipo, não gosto muito de beber período. É meio que… Isso me faz, sabe, tipo, querer chorar. Mas acho que sevejo pessoas bebendo no pátio durante o dia, fico tipo, “Ah, eu quero fazer isso . Isso é divertido”. “Isso é divertido?” Acho que FOMO é o que me faz querer beber durante o dia.
– Se você quiser nos ver intoxicados e falar ainda mais em nosso podcast sobre álcool , colocaremos links na tela ou na descrição abaixo. – Certifique-se de estar inscrito. E nos vemos em algumas semanas para um novo vídeo de ciência. Paz.
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui