Benefícios do Noni

Tempo de leitura: 3 minutos

Nome científico: Morinda citrifolia

Nomes comuns: O Noni também é conhecido como morinda, ach, achi, anino, awltree, bengkudu, bo-aal, caribe te, dilo-K, maçã hag, maçã de porco, folha de gelo, mulberry indiana, kura, mengkoedoe, mengkudu, minamaram, Morinda littoralis, amora, eagugu, nhau, nui, nho, NHOR, presa, NHOR, thom, noko, nona, noni, nono, Nonu, nuna, oko, assassino de dor, patje, pemii, riro, ruibarbo, te non, Rra, yeiawa harachan e yo.

Eficácia-classificação de segurança:

ÒÒ… Ethno ou outra evidência de eficácia.

Classificação de segurança:

● … Pouca exposição ou preocupações muito pequenas.

O que é o Noni?

A planta do noni, nativa a Ásia, a Austrália, e as ilhas da Polinésia, é uma árvore pequena, tipo arbusto. As flores brancas da planta são tubulares. O fruto é amarelo-esverdeado-branco na cor e grande, com uma superfície com caroços. A fruta madura tem um cheiro característico de queijo, mau cheiro.

Para que isso é usado?

Utilizações tradicionais / etnobotânicas

Os curandeiros polinésios usaram frutas de noni por milhares de anos para ajudar a tratar uma variedade de problemas de saúde como diabetes, pressão arterial elevada, dores, dores, queimaduras, artrite, inflamação, tumores, os efeitos do envelhecimento e parasitárias, virais e infecções bacterianas. Antigos manuscritos de cura citam a fruta como um ingrediente primário em formulações naturais de cura. Hoje, as preparações de frutas são vendidas como sumo, em forma de “fruta-couro” seca, e como extrato seco em cápsulas.

Usos gerais

O Noni tem sido tradicionalmente utilizado para resfriados, gripe, diabetes, ansiedade e pressão arterial elevada, bem como para a depressão e ansiedade. Todas as partes da planta são usadas para uma variedade de doenças na cultura de Samoana, e o noni é um dos medicamentos de planta havaianos os mais freqüentemente usados. As alegações que não foram comprovadas em ensaios clínicos incluem: o uso de casca para o tratamento de infecções bacterianas, tosse, diarréia em bebês e doenças do estômago; As flores para olhos doloridos ou irritados, orzuelos, conjuntivite, inflamação ocular e tosse; Os frutos para asma, feridas, ossos quebrados, infecções de boca e garganta, tuberculose, vermes, diarreia, febre, vômitos, doenças dos olhos, artrite, depressão, convulsões, infecções bacterianas e fúngicas, vírus e como tônico; O suco de frutas frescas para câncer; As folhas secas utilizadas externamente para infecções, queimaduras, resfriados de peito de crianças, e inflamação, e internamente para furúnculos, pleurisia, gengivas inflamadas, e dor artrítica; As folhas frescas usadas externamente para queimaduras e internamente para febres, hemorragia, infecções bacterianas e inflamação; E as raízes para úlceras orais, febres e inchaços cancerosos.

Qual é a dose recomendada?

30 a 750 mL/dia; A dosagem de 500 mg de extrato não é tóxica.

Como é seguro?

Contra-indicações

As contra-indicações ainda não foram identificadas.

Gravidez / amamentação

Faltam informações sobre segurança e eficácia na gravidez e lactação.

Interações

Nenhum bem documentado.

Efeitos colaterais

Não há informações disponíveis sobre as reações adversas do noni.

Toxicidades

Foi observada uma lesão hepática potencial. Pessoas com doença renal e elevação de potássio inexplicado devem ficar cautelosas no seu uso de noni porque pode aumentar os níveis de potássio.

Referências

  1. Noni. Review of Natural Products. Facts & Comparisons [database online]. St. Louis, MO: Wolters Kluwer Health Inc; May 2011.

Copyright © 2009 Wolters Kluwer Saúde

Fonte: https://www.drugs.com/npc/noni.html
Tradução: Emerson de Oliveira

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *