Tempo de leitura: 9 minutos
Se você quer saber quais são os sintomas da ansiedade, fique até o final do vídeo que hoje iremos falar sobre isso.
Olá, meu nome é Dr.Willian Rezende do Carmo, sou médico neurologista trabalho na clínica Regenerati e, no meu canal do Youtube, falo sobre dor, Parkinson, sono, emoções e memória, e vários outros temas neurológicos.
Hoje iremos falar sobre ansiedade, como reconhecer a ansiedade e quais são os sintomas de ansiedade. Ansiedade é uma das doenças mais comuns da humanidade, e a ansiedade não é apenas uma característica, é uma doença e reconhecê-la, apropriadamente, é extremamente importante.
O Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a ONU, cerca de 30, 33 % da população brasileira é ansiosa e se a gente exclui os extremos de faixa etária, os recém nascidos até os adolescentes e a extremidade de idosos a ansiedade, dentre a população adulta produtiva, chega passar dos 30%, pode chegar até perto 50%, ou seja, tem muita gente ansiosa.
E, o por que disso? O porquê, muitas vezes, vem por questão da genética, a genética de ansiedade, vai passando e a pessoa já nasce com essa tendência à ansiedade. E o que é a ansiedade? De onde vem a ansiedade? Como eu reconheço a ansiedade?
A ansiedade, ela é de uma circuitaria, do circuito límbico e da amígdala, no cérebro, e ela que traz pra nós essa antecipação de algum problema.
Ansiedade como medo são mecanismos de defesa evolutivos que permitiram os mamíferos e os nossos antepassados a saberem, preverem que vai estar prestes a entrar em um combate, ou entrar em algum conflito, e já estar preparando o corpo para a situação de luta ou fuga, para que a pessoa consiga sobreviver.
É muito melhor se a pessoa já ver que está vindo o inimigo, está vindo algo que vai ameaçar a sua vida ela já adéqua todo o corpo, já acelera o batimento cardíaco, já joga mais adrenalina no sangue, joga mais profusão no sangue, pra ficar pronto para o combate, isso já é o adequado pra isso, mas, o problema é que a ansiedade não fica só nisso mais, a gente começa a ter ansiedade por várias outras coisas.
E tem várias facetas da ansiedade, a ansiedade pode ser uma ansiedade antecipatória, por exemplo, a pessoa fica com questão de antecipação de tudo.
A pessoa chegou de manhã, no trabalho, aí ela já fica preocupada com as coisas que vão ter amanhã, já fica pensando no almoço, já fica pensando em outra coisa que vai ter que fazer, naquilo, naquilo outro, naquilo outro.
A pessoa chega no final do dia vai ficar pensando no outro dia, e mais isso e mais aquilo e mais aquilo. A pessoa fica antecipando as coisas, e ela fica com ansiedade de nunca que ela está no “aqui agora”, nunca está presente ela sempre está querendo uma coisa pro futuro, ela está sempre no futuro, isso é uma ansiedade antecipatória.
Outra é que a pessoa tem tanta ansiedade que ela não consegue ficar no agora, porque ela está muito acelerada.
Por exemplo, ela começa a ler um texto e não consegue ter a tranqüilidade de ler as palavras linha por linha, ela começa a ler e começa querer ir pro final, adiantar, já quer pular lá pra frente, ela não consegue ter calma suficiente pra ler um texto normalmente ela começa a querer sair atropelando as coisas, e quer pular, quer chegar no final, quer adiantar, isso é um tipo de ansiedade e ansiedade antecipatória.
A pessoa está conversando com a outra pessoa e não consegue agüentar a outra pessoa falando na velocidade dela, ela quer que a pessoa fale rápido, que entregue rápido, isso é um tipo de ansiedade também.
E não é só esse tipo de ansiedade, existem vários tipos de ansiedade. Você aí que tem ansiedade, escreva nos comentários qual é seu tipo de ansiedade, existem vários tipos de ansiedade.
Você, como percebe sua ansiedade, escreva como que tem a percepção da sua ansiedade, no seu dia a dia.
Outra forma de ansiedade é quando a pessoa também manifesta um pensamento repetitivo sobre a mesma coisa, chama-se ruminação a pessoa fica pensando sempre sobre a mesma coisa, por exemplo, a pessoa tem um problema X, ela vai, pensa pensa pensa pensa … ela para de pensar, naquilo, depois ela volta a pensar naquilo aí ela pensa pensa pensa pensa..
Ela pára um pouco e depois volta a pensar, naquilo, chama ruminação de pensamento, a pessoa não consegue largar aquele pensamento enquanto não resolve aquilo ou enquanto não dá um desfecho daquilo na cabeça dela.
Ruminante é porque, igual do boi, o boi come o capim, engole, depois de um tempo ele volta com ele pra boca e mastiga mastiga, engole, aí volta, mastiga mastiga, aí depois que ele engole e manda pra digerir. Isso é ruminante, o ruminante é fazer isso com capim, a gente faz isso com pensamentos.
Características
O ansioso pode ter outras características mais, também.
O ansioso pode sentir a ansiedade fisicamente, a ansiedade pode se manifestar no corpo, as vezes não em forma de pensamento ou antecipação, mas a ansiedade pode vir como a pessoa que não para quieta e fica batendo o pé o tempo todo, a pessoa que fica apertando a mão, fica “futucando” quietinho, fica beliscando a pele, fica roendo a unha, pessoa que fica estalando muito os dedos, estalando o pescoço, pessoa que fica mordendo o canto da boca, a pessoa que fica tendo contraturas no olho, de músculo, pessoa que fica tencionando o pescoço, que fica tencionando a mandíbula, a pessoa que tem gastrite, a pessoa que tem o intestino que solta, muitas vezes, ou que fica muito preso, a pessoa que começa a sentir que ta dando falta de ar e que fica……fica suspirando.
Tudo isso são sintomas físicos, sintomas corporais de ansiedade. A pessoa está sentindo a ansiedade no corpo, sentindo a ansiedade como falta de ar, sentindo a ansiedade com vontade de se cutucar, morder, roer unha, morder a boca, apertar a boca, tencionar músculos, bater perna, tremer ou a pessoa fica tendo formigamentos pelo corpo, ou vai ficando vermelha de ficar vermelha rosto, orelha, de tudo que vai tendo de incômodo de ansiedade.
A pessoa pode ter, também, sintomas cognitivos da ansiedade, a pessoa não consegue ficar atenta. Você está falando com ela, ela perde a atenção porque já começa a pensar em outra coisa, pensar em outra, pensar em outra, pensar em outra e desfoca toda hora, ela não consegue ter continuidade nas tarefas, tem a tarefa A, B, C, D, E aí ela começa na A, depois vai para E, volta lá pra C, volta na A, não termina nenhuma, volta pra B e aí faz uma bagunça total, não tem uma organização, não tem nada.
A pessoa que tem muita ansiedade, pode também, ter dificuldades de memória. Por quê? A cabeça está tão “pilhada” que ela não consegue resgatar a memória, especialmente coisas, do trabalho do dia a dia, memória para coisas do dia a dia, memória operacional.
A pessoa que tem sintomas de ansiedade, uma faceta da ansiedade, também são os medos, as fobias, a pessoa que tem medo de lugar
aberto, lugar muito aberto, medo de chuva, medo de raio, medo de lugar muito fechado, medo de lugar cheio de gente, de lugar sem ninguém, de lugar deserto, medo de aranha, medo de X ou Y coisas… medo de se expor a público.
Isso tudo são facetas da ansiedade. Na circuitaria cerebral relacionada a esses medos, os medos também são relacionados a ansiedade.
A pessoa que tem, também, várias manias. A pessoa tem manias, a pessoa que tem mania de organização, quer tudo perfeitinho, organizado, a pessoa que tem mania de limpeza, a pessoa que tem mania de obrigatoriedade, completar toda e qualquer tarefa, a obrigatoriedade de deixar tudo perfeito, tudo plenamente feito e a pessoa não consegue deixar de terminar de fazer alguma coisa.
Esses perfeccionismos, essas obsessões que levam as pessoas a terem compulsões, isso também é ansiedade, é o Transtorno Obsessivo Compulsivo, essa é uma faceta também da ansiedade e também estuda da circuitaria límbica e amígdala, que estão afetadas no organismo. Esses são sintomas de ansiedade
A pessoa que sofreu algum trauma muito grande e tem estresse pós-traumático isso, também é outra faceta da ansiedade, como se, por exemplo, foi assaltada no ponto de ônibus, e toda vez que ela vai para aquele ponto de ônibus, agora, a pessoa fica com medo, tem taquicardia, fica suando, transpirando, ela também tem uma faceta de ansiedade.
E você que tem ansiedade, tem várias ansiedades no seu dia a dia, escreva nos comentários quais são as suas ansiedades e como você
faz para lidar com elas. E se você gostou do nosso artigo, curta, comente e compartilhe, que nós vamos falar mais sobre ansiedade, sobre pânico, sobre memória e vários outros temas.
Se inscreva no nosso canal, deixe seus comentários e nos siga, que teremos sempre mais novidades. Abraço a todos, até!
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui
Como Controlar a Ansiedade de Forma Natural – Clique Aqui