Tempo de leitura: 15 minutos
✍️ Resumo:
Maçãs
A pesquisa diz que em 2021 a 2022, a pessoa média consumiu cerca de 16 quilos de maçãs. Isso mesmo; as maçãs são uma das frutas mais populares do mundo por um bom motivo!
Gengibre
Na Europa medieval, o gengibre era a especiaria que todos desejavam – tanto que o trocavam por seu peso em ouro! Você poderia dizer que as pessoas pagariam o resgate de um rei apenas para provar esta erva ardente.
nozes
Você sabia que as nozes são um tipo de semente, não uma noz? Incrível, certo? Mas quer você os chame de nozes ou sementes, uma coisa é certa: eles estão repletos de nutrientes que podem fazer maravilhas para o seu intestino.
Babosa
Você usa aloe vera apenas para acalmar queimaduras solares? Você também pode usar o poder do aloe vera para obter alguns benefícios de limpeza intestinal. Aloe vera contém compostos bioativos, como lectinas e polissacarídeos, que auxiliam o sistema digestivo.
Feijão E Leguminosas
Você sabia que o feijão estava entre os primeiros alimentos cultivados em missões espaciais? Os cientistas da NASA escolheram incluir feijões em suas hortas espaciais porque são uma grande fonte de proteínas, fibras e outros nutrientes essenciais.
Iogurte favorito dos fãs
Este alimento é indispensável para limpar o intestino! O iogurte é um saboroso produto lácteo fermentado que traz benefícios para a saúde intestinal. Este tratamento picante combina várias cepas de bactérias vivas, incluindo Lactobacillus e bifidobacterium, que podem ajudar a promover um microbioma intestinal equilibrado e diversificado.
Vegetais de folhas verdes
É hora de começar seu jogo verde e proteger seus intestinos! Vegetais de folhas verdes contêm uma grande quantidade de fibras, o que promove movimentos intestinais regulares e elimina o risco de constipação.
Sementes de Chia
Isso mesmo! Essas minúsculas sementes adoram manter o intestino saudável. As sementes de chia são uma boa fonte de fibra dietética; 100 gramas contêm aproximadamente 34-40 gramas de fibra dietética total, que é cerca de 120% de sua ingestão diária recomendada!
Seus intestinos abrigam trilhões de microrganismos vitais para sua saúde geral. Mas você sabia que estresse, má alimentação e
toxinas ambientais podem atrapalhar o delicado equilíbrio desses microrganismos?
Pode até levar a sintomas desconfortáveis, como inchaço, constipação, diarreia e doença inflamatória intestinal. A boa notícia é que a ciência mostra que certos alimentos podem ajudar a limpar e manter a saúde do intestino.
De alimentos ricos em prebióticos que alimentam bactérias intestinais benéficas a alimentos ricos em polifenóis que ajudam a
reduzir a inflamação, vamos mergulhar na ciência por trás de alguns alimentos poderosos que podem ajudar a limpar o intestino e promover um intestino mais saudável.
Portanto, fique atento para saber como nutrir seu intestino com os alimentos certos.
1. Vamos falar de maçãs. A pesquisa diz que em 2021 a 2022, a pessoa média consumiu cerca de 16 quilos de maçãs. Isso mesmo; as maçãs são uma das frutas mais populares
do mundo por um bom motivo! Eles são deliciosos, nutritivos e versáteis, tornando-os um lanche perfeito para qualquer hora do dia.
Quer você prefira cruas, assadas ou misturadas em um smoothie, existem inúmeras maneiras de obter o máximo benefícios das maçãs para o seu intestino. As maçãs são uma ótima fonte de fibras solúveis e insolúveis que podem promover a saúde do seu intestino.
A fibra solúvel, pectina, é conhecida por suas propriedades prebióticas, promove o crescimento de bactérias intestinais benéficas e ajuda a reduzir a inflamação no intestino.
Também é um desintoxicante natural, pois se liga a toxinas e metais pesados no cólon, removendo-os do corpo. As maçãs também contêm outros fitoquímicos bioativos, como flavonoides, que podem proteger contra a inflamação intestinal e o estresse oxidativo associado a muitas doenças crônicas, incluindo doença inflamatória intestinal e câncer colorretal. Então abrace seu fanático por maçã interior e aproveite esta fruta fantástica em todas as suas formas!
2. O gengibre também é benéfico. Na Europa medieval, o gengibre era o tempero que todos desejavam – tanto que o trocavam por seu peso em ouro! Você poderia dizer que as pessoas pagariam o
resgate de um rei apenas para provar esta erva ardente.
Hoje, a ciência descobriu que o gengibre contém compostos ativos como gingerols e shogaols que têm propriedades procinéticas, o que significa que podem aumentar as contrações do músculo liso no intestino. Isso pode ajudar a estimular o movimento do alimento através do sistema digestivo e regular o tempo de trânsito do alimento digerido do cólon menor ao cólon maior.
Além de seus efeitos procinéticos, o gengibre reduz a inflamação intestinal. A inflamação intestinal geralmente leva a problemas digestivos, incluindo constipação, diarreia e outros distúrbios gastrointestinais.
Além disso, possui propriedades analgésicas que podem aliviar
dores e desconfortos abdominais, fazendo com que sua barriga pareça um campista feliz. Isso pode ajudar a facilitar os
movimentos intestinais e promover a regularidade. Adicione gengibre ralado ao seu refogado, prepare um chá de gengibre ou
até coma alguns mastigados de gengibre para uma solução rápida em movimento .
3. Passando para as nozes. Você sabia que as nozes são um tipo
de semente, não uma noz? Incrível, certo? Mas, quer você os chame de nozes ou sementes, uma coisa é certa: eles são repletos de nutrientes que podem fazer maravilhas pelo seu intestino. Um dos principais componentes das nozes que auxiliam na
saúde intestinal é a fibra.
Você deve buscar uma ingestão diária de fibras de pelo menos 25 a 30 gramas para manter sua digestão funcionando sem problemas. Comer apenas 30 gramas de nozes pode contribuir com cerca de 2 gramas de fibra e pode ajudá-lo a atingir sua meta diária de fibras.
As nozes também contêm ácidos graxos poliinsaturados chamados ácido alfa-linolênico, ALA para abreviar, que é um tipo de ácido graxo ômega-3.
Dietas ricas em nozes alteram a microbiota intestinal, aumentando a abundância de bactérias benéficas, como Lactobacillus, e reduzindo o número de bactérias potencialmente prejudiciais, como Clostridium.
Outra maneira pela qual as nozes podem apoiar a saúde intestinal é por meio de seu conteúdo antioxidante. As nozes incluem uma alta concentração de antioxidantes, como vitamina E e polifenóis, que podem ajudar a reduzir a inflamação e o estresse oxidativo no trato gastrointestinal.
Portanto, mantenha um saco de nozes à mão para um lanche rápido e fácil. Eles são perfeitos para saciar sua fome e manter seu intestino feliz.
4. Em seguida, Aloe vera está aqui para ajudar! Você usa aloe vera apenas para acalmar queimaduras solares? Você também pode usar o poder do aloe vera para obter alguns benefícios de limpeza intestinal.
Aloe vera contém compostos bioativos, como , lectinas, e polissacarídeos, que auxiliam o sistema digestivo. As antraquinonas têm propriedades laxativas que podem ajudar a aliviar a constipação e promover movimentos intestinais regulares.
Outros compostos quebram proteínas e carboidratos, auxiliando na digestão e absorção de nutrientes. Também pode prevenir infecções intestinais, principalmente em casos de supercrescimento de candida ou levedura.
As propriedades antioxidantes do aloe vera também podem proteger contra danos celulares e reduzir o risco de câncer de cólon. Suponha que você esteja lutando com problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável.
Nesse caso, o gel de aloe vera pode ajudar a acalmar e curar o revestimento do intestino, reduzindo a inflamação e promovendo
o crescimento de bactérias intestinais saudáveis. Se você deseja adicionar mais aloe à sua dieta, uma opção popular é adicionar gel de aloe vera aos seus smoothies ou sucos favoritos.
Isso pode mascarar o sabor ligeiramente amargo do aloe vera. Outra opção são suplementos de aloe vera, que incluem cápsulas,
pós ou gomas.
Consulte seu médico antes de tomar qualquer suplemento, especialmente se você estiver tomando medicamentos ou tiver problemas de saúde pré-existentes.
Se você tiver a sorte de ter uma planta de aloe vera em casa, poderá colher o gel e adicioná-lo às suas receitas favoritas. Apenas certifique-se de remover a camada amarela de látex abaixo do gel, pois ela pode prejudicar o sistema digestivo.
5. Vamos ao Feijão e Leguminosas. Você sabia que o feijão estava entre os alimentos iniciais cultivados em missões espaciais? Os cientistas da NASA escolheram incluir feijões em suas hortas espaciais porque são uma ótima fonte de proteínas, fibras e outros nutrientes essenciais.
Pense na fibra do feijão e das leguminosas como uma vassoura; são excelentes para eliminar resíduos e toxinas do cólon e prevenir a constipação. Fazer isso reduz o tempo que os resíduos passam no intestino e diminui o risco de desenvolver câncer de cólon.
O amido resistente também está presente em feijões e leguminosas. O amido resistente é uma fibra alimentar que não é digerida no intestino delgado e chega intacta ao intestino grosso, servindo de alimento para as bactérias boas que ali vivem.
Isso promove o crescimento de bactérias benéficas e produz ácidos graxos de cadeia curta que nutrem as células do cólon e reduzem a inflamação.
Já ouviu falar em pólipos do cólon? Esses crescimentos anormais de tecido se desenvolvem no revestimento interno do cólon e, se não forem tratados, podem potencialmente evoluir para câncer. A pesquisa sugere que as pessoas que comem legumes ricos em fibras e outros alimentos à base de plantas têm 35% menos probabilidade de desenvolver pólipos incômodos no cólon.
Então, por que não adicionar algumas lentilhas saborosas ou feijão preto à sua próxima refeição e dar ao seu cólon a fibra que ele merece? Além disso, feijões e lentilhas são uma fonte rica em nutrientes de vitaminas e minerais, incluindo vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, ferro, zinco, antioxidantes e fitonutrientes essenciais para a saúde e o bem-estar geral.
Uma das melhores maneiras de aproveitar feijões e lentilhas é
cozinhando uma grande fornada e congelando as sobras. Dessa forma, você sempre terá uma refeição rápida e saudável à mão, não importa o quanto seu dia seja agitado. Experimente usar o feijão em sopas, ensopados, saladas ou molhos e colha os benefícios.
6. Agora, um iogurte favorito dos fãs. Este alimento é essencial para limpar seus intestinos! O iogurte é um saboroso produto lácteo fermentado que traz um impacto em relação aos benefícios para a saúde intestinal.
Esta guloseima picante combina várias cepas de bactérias vivas, incluindo Lactobacillus e bifidobactérias, que podem ajudar a promover um microbioma intestinal diversificado e equilibrado. O iogurte também pode ajudar a limpar os intestinos e reduzir a inflamação,
o que pode diminuir o risco de câncer de cólon.
Outra grande vantagem de comer iogurte é que ele pode ajudar a reduzir os gases e o inchaço, o que pode ser particularmente útil para pessoas que lutam com desconforto digestivo depois de comer feijões ou vegetais crucíferos.
Isso se deve aos probióticos benéficos do iogurte. Os probióticos podem quebrar os açúcares complexos e as fibras desses
alimentos, o que pode contribuir para o inchaço e os gases. O iogurte também pode ajudar se você for intolerante à lactose. O processo de fermentação para fazer iogurte quebra a lactose
e facilita a digestão. Isso pode ajudar a aliviar sintomas desagradáveis, como inchaço, gases e diarreia.
7. Hora de alguns vegetais de folhas verdes! É hora de começar seu jogo verde e proteger seus intestinos! Vegetais de folhas verdes contêm uma grande quantidade de fibras, que promove movimentos intestinais regulares e elimina o risco de constipação. Esses vegetais são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes que promovem a saúde intestinal e antioxidantes que ajudam a proteger
o revestimento do trato digestivo. E a melhor parte?
Você não precisa ser um gênio da matemática para garantir a ingestão de fibras suficientes em sua dieta. Em vez de se estressar com a contagem de gramas, tente preencher dois terços do seu prato com vegetais deliciosos e ricos em fibras, como brócolis, couve-flor e couve.
Outro componente vital dos vegetais de folhas verdes é a clorofila, um pigmento que dá às plantas sua cor verde. A clorofila ajuda na remoção de toxinas do corpo, reduzindo a inflamação e protegendo contra o estresse oxidativo.
A clorofila também pode se ligar e remover metais pesados e outras substâncias nocivas do trato digestivo, o que pode ajudar a promover o crescimento de bactérias benéficas no
intestino.
Isso pode levar a um microbioma intestinal mais saudável. Você sabia que alguns vegetais de folhas verdes, como acelga e beterraba, vêm em várias cores? Você pode encontrar esses vegetais em tons de vermelho, rosa, laranja e amarelo, além dos tradicionais verdes. Isso adiciona um toque de cor ao seu prato e ajuda você a obter uma gama mais ampla de nutrientes de suas folhas verdes!
8. Você sabia que as sementes de Chia são uma fonte de fibras? Isso mesmo! Essas minúsculas sementes adoram manter seu intestino saudável. As sementes de chia são uma boa fonte de fibra dietética; 100 gramas contêm aproximadamente 34-40 gramas de fibra alimentar total, que é cerca de 120% de sua ingestão diária recomendada!
Mas isso não é tudo – a farinha desengordurada feita com sementes de chia é ainda mais impressionante, com um impressionante teor de 40% de fibra.
E veja só: 5-10% dessa fibra é solúvel, o que significa que ela se torna uma substância pegajosa e viscosa chamada mucilagem. Agora, isso pode parecer nojento, Mas confie em nós, a mucilagem é realmente ótima para os intestinos.
Pode facilitar a passagem das fezes. Assim, você pode dizer adeus à luta contra a constipação e abraçar a navegação tranquila! A fibra solúvel também pode se ligar ao colesterol e outras substâncias nocivas no intestino, impedindo que sejam absorvidas pela corrente sanguínea e prevenindo outras doenças mortais.
As sementes de chia também são ótimas para combater
inflamações e proteger o cólon contra danos, graças aos polifenóis. Então, se você deseja que seu cólon funcione sem problemas, comece a polvilhar sementes de chia em sua aveia matinal, saladas e smoothies.
E por último, mas não menos importante, os ácidos graxos ômega-3 encontrados nas sementes de chia são como a cereja do bolo!
Estudos sugerem que os ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a prevenir e tratar doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn e colite ulcerativa, que podem causar inflamação crônica e danos ao cólon.
Para aproveitar todo o potencial das sementes de chia, recomendamos mergulhá-las em líquido por apenas 10 a 15 minutos até algumas horas e mastigá-las bem antes de engolir. Esse processo ajuda a quebrar a dura casca externa das sementes e liberar seus nutrientes.
Simplesmente engolir as sementes sem molhá-las ou mastigá-las pode causar desconforto digestivo e impedir a absorção adequada de nutrientes. Isso ocorre porque as sementes podem expandir seu esôfago e causar um bloqueio.
É sempre melhor prevenir do que remediar, então aproveite as
sementes de chia de uma maneira que funcione para você e seu corpo.
Já que estamos falando de digestão, há um aspecto que não podemos ignorar- Peidos!!! Uma pessoa normal pode peidar cerca de 25 vezes por dia, o que pode parecer muito, mas é um sinal
de um sistema digestivo saudável.
Você sabe por que seus peidos cheiram mal? Ou que mesmo alguns alimentos podem ajudá-los a torná-lo menos fedorento? Confira estes 14 alimentos que você precisa comer para peidos menos fedorentos ou 9 razões pelas quais seus peidos têm um cheiro mortal! Vá em frente.
Clique em um. Ou, melhor ainda, assista a ambos e saiba como ajudar a aliviar aquele cheiro não tão agradável. Quais alimentos você come para manter seu intestino em boa forma?
Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui