7 SINTOMAS de ALERTA de CÂNCER DE INTESTINO que você NUNCA PODE IGNORAR!

Tempo de leitura: 13 minutos

7 sinais de alerta de câncer de intestino (câncer colorretal) E por que é importante você entender mais sobre esse tipo de tumor? Simplesmente porque é o terceiro tipo mais comum de câncer e é o segundo que mais mata-   cerca de 10% das mortes por câncer são por causa desse tumor segundo o INCA. Por isso, fique atento!

Eu vou dividir esse vídeo em 2 partes:   a primeira parte é sobre os sinais e sintomas do câncer colorretal – aqueles   que você consegue enxergar ou sentir que tem algo de errado, os sinais de alerta!

E a segunda parte — que eu acho a mais importante— vou falar sobre a   prevenção — Algumas medidas que podem fazer
com que seu risco caia- quais são os hábitos   que você deve fazer e comidas que você deve consumir para evitar essa doença. Além disso vou falar sobre pólipos e o que você deve fazer para evitá-los e por que   está aumentando o câncer colorretal em pessoas cada vez mais jovens com menos   de 50 anos?

Quais são os 7 sinais de alerta que você deve ficar atento   que podem estar nos mostrando que há algo de errado com seu intestino?

7o sintoma MUDANÇA DOS HÁBITOS INTESTINAIS

É muito importante você conhecer seus hábitos intestinais. Tem pessoas que vão ao banheiro   logo depois do café da manhã. Outros que fazem duas ou três vezes por dia. E tem   outras pessoas que evacuam duas ou três vezes por semana. Como que é seu trânsito intestinal.

Se você reparar que está tendo mudanças no movimento intestinal, fique atento.  Alterações no movimento intestinal são
comuns a idade. Por si só, eles não   são muito alarmantes. Agora, se essas mudança for estiver progredindo, procure um médico. Cerca de 65% das pessoas com câncer de intestino têm alterações no movimento intestinal.

Essas mudanças nos hábitos intestinais podem variar de pessoa para pessoa e   dependem da localização, tamanho e estágio do
tumor. As fezes podem mudar de consistência,   de cor, pode começar a ir várias vezes ao banheiro ou em outros casos, bem menos.

A principal mudança é que a pessoa começa a ter diarreia sem ter a ver com virose   demora mais que alguns dias. E depois fica
constipada, depois fica com diarreia de novo.

6o sintoma SANGUE NAS FEZES

Por isso que é muito importante você prestar atenção nas suas fezes. Que tipo de sangramento você deve ficar atento? O intestino grosso é dividido em algumas partes:   o cólon ascendente, um cólon transverso,   um cólon descendente, o sigmoide e em seguida vem o reto e o ânus. O lado direito do cólon tem uma peculiaridade- ele é maior e as fezes estão líquidas porque   uma das funções do cólon é absorver a água que está misturada nas fezes.

Então, se o tumor estiver do lado direito- no cólon ascendente — normalmente não teremos   sintomas de obstrução. O tumor pode sangrar mais, causar anemia, ou suas fezes vão mudar de cor,   ficar pretas como piche, o que chamamos de melena, que tem um cheiro bem fétido. Já do lado esquerdo, o cólon descendente e sigmoide,   é menor e e as fezes já chegam mais formadas.

Desse lado pode ter um sangramento mais vivo,   que pinga no vaso após você evacuar ou quando você vai se limpar no papel higiênico. Claro que outras coisas podem causar isso- podemos pensar como hemorróidas,   fissura anal ou mesmo comeu beterraba e
mudou a cor das suas fezes para vermelho. 

Mas é muito importante garantir que não é nada   grave. Não dá para pensar que é a sua hemorróidas que sangrou O sangramento pode ocorrer em diferentes graus,   desde pequenas quantidades de sangue nas fezes até hemorragias graves. E por que causaria sangue nas fezes?

Porque o tumor se ulcerou,   sangrou um vasinho que estava irrigando o tumor, causou uma ferida no seu intestino   ou mesmo você fez tanta força que aumentou a pressão na parede intestinal sangrou.

Vou repetir aqui- sangue nas fezes tem que investigar. Não significa   necessariamente que você tem câncer de cólon, mas é sempre melhor verificar com um médico.

5o sintoma – dor abdominal

Se você nunca sentia dor abdominal e agora começou   a sentir cólicas intensas que não vão embora e ficam indo e voltando,   ou mesmo dor ao evacuar que acontece quando o tumor afeta a porção dor reto, procure ajuda. 

Pode ser excesso de gases, que você mudou a alimentação, está comendo muitas fibras? Pode! Mas se você não fez nada disso e   sua dor não desaparece, procure um médico porque pode ser um dos sintoma de câncer de intestino.

4o sintoma FADIGA E CANSAÇO

Não é aquela fadiga e cansaço porque você dormiu mal. É um   casaco mais prolongado: duas semanas, um mês. No câncer de intestino, esse cansaço pode ser por causa de uma anemia oculta.

Como eu falei,   o tumor pode estar sangrando devagar, e você vai se tornando anêmico. Você come bem e está com anemia ferropriva.   Tem que investigar. Uma das causas principais de anemia sem causa aparente é câncer de intestino.

Não, não estou com anemia. As células cancerígenas usam muita energia,   porque precisam para se dividir rapidamente. Isso   pode causar exaustão. Além disso ela pode estar consumindo seus nutrientes,   contribuindo para fadiga e cansaço crônico.

Então não deixe para lá esse sintoma!

3o sintoma ESTUFAMENTO ABDOMINAL

O estofamento abdominal ou “inchaço” pode ser um sintoma comum do câncer de intestino.  
E tem vários motivos para isso. Pode
ser porque o tumor está obstruindo   parcial ou completa do intestino, o que pode levar a um acúmulo de gases e fezes.

Além disso, o tumor pode dificultar o trânsito de alimentos e líquidos, o que   também pode levar a inchaço abdominal.
E esse excesso de gases pode dar dor abdominal,   tipo cólica ou mesmo constante.

Por isso é melhor não negligenciar. Existem muitas coisas que podem causar inchaço e dor abdominal, mas é sempre melhor procurar   um médico se você tiver inchaço e dor abdominal incomum ou frequente.

2o sintoma- PERDA DE PESO INEXPLICADA

Bem, se você está fazendo dieta e perdeu peso,   isso é normal. Estou falando de uma perda de peso inexplorada. Você pesava 70 quilos e agora pesa sessenta e cinco ou sessenta e três. Sem mudança no que   você está comendo, você não está deprimida e nem está fazendo mais exercícios que antes.

A perda de peso por causa do câncer de intestino pode ter vários motivos:   Primeiro porque o tumor pode alterar a capacidade de absorver nutrientes e calorias,   como se fosse um verme que
está sugando tudo para ele.

Mas também o tumor pode produzir algumas citocinas como tnf alfa,   interleucinas 1 e 6 podem tirar a fome, e fazer emagrecer. O tumor também pode aumentar o gasto energético do corpo, fazendo você perder além de gordura,   músculos. E também o tumor pode obstruir o trânsito intestinal, causando náuseas e vômitos. 1o sintoma- Uma sensação de que seu intestino não esvaziou completamente.

É o que chamamos de tenesmo. Você vai ao banheiro, e mesmo depois de terminar,   você sente que tem algo preso ali, que não
saiu tudo, que você precisa voltar à privada.

Então o tenesmo é aquela sensação desagradável de esvaziamento incompleto do intestino mesmo   após uma evacuação o completa, mesmo que não haja mais nada presente no intestino para ser evacuado.

Essa sensação de não ter evacuado completamente é um sintoma comum do câncer de intestino. Isso   ocorre porque o tumor pode obstruir parcial ou completamente o intestino   dando aquela sensação que existem fezes ali, que na verdade é o tumor.

E nesse caso pode cursar com alterações na forma das fezes, elas ficam finas em formato de fita,   isso porque as fezes passam pelo meio do tumor, criando essa aparência esquisita de fita. —Mas muito importante

Muitas pessoas com câncer   de cólon não apresentam sintomas
nos estágios iniciais da doença. Então, não ter sintomas é bom, mas você deve conhecer os fatores de risco e avaliar se você   deve ou não realizar um rastreamento do câncer de intestino para ver se você tem pólipos.

O que são pólipos intestinais? O câncer de cólon se desenvolve
a partir de certos pólipos que   revestem a mucosa do intestino —
o revestimento interno do cólon. Se essas células da mucosa sofrerem mutação, elas podem se transformar em um pólipo do cólon.

A   maioria dos pólipos não viram câncer, mas, com o tempo, alguns pólipos podem se tornar cancerosos. Geralmente leva cerca de 10 anos para um pólipo virar câncer,   isso se não for detectado e retirado. Quais os fatores de risco de câncer de intestino   e por que está aumentando bastante em pessoas jovens?

Como a maioria das doenças, o câncer de intestino tem vários fatores. 1o idade! Veja esse gráfico como dependendo da idade, vai aumentando bastante o risco   de câncer de intestino.

Com o envelhecimento nossas defesas vão ficando mais fracas. Então,   um pólipo que estava estacionado, com a baixa imunidade, pode se tornar um câncer… 2o doenças inflamatórias intestinais como doença   de crohn ou retocolite ulcerativa.

Uma inflamação no intestino aumentar risco.   1 em cada 5 pacientes com retocolite tem chance de desenvolver câncer colorretal 3a síndromes genéticas como síndrome de lynch-tem uma predisposição alta de câncer de   intestino ou polipose adenomatosa familiar que forma vários pólipos e aumenta também o risco E aqui também eu friso histórico familiar de câncer de intestino.

Pai, mãe, irmão,   alguém próximo você deve se preocupar mais 4o pessoas mais altas- que também aumenta o risco Essas são causas que você não pode mudar. E quais os fatores de risco que dependem de você?

Que você pode modificar? Cigarro— o cigarro não aumenta só câncer de pulmão- aumenta câncer de estômago,   intestino, boca, bexiga e vários outros Álcool- também aumenta o risco Sedentarismo — tem que fazer exercício Obesidade Dieta baixa em frutas e verduras — então com poucas fibras — especialmente as   comidas ultraprocessados que além de ter poucas fibras tem um monte   de produtos químicos que você mal consegue ler. Vai aumentar o tempo da prateleira, mas por outro lado vai reduzir a sua saúde.

E rica em carnes processadas como salaminhos,   presuntos, blaquet de peru, mortadela, bacon, salsicha, linguiça… tudo que ninguém gosta Mas também carnes vermelhas em excesso e gorduras saturadas.

Então por que está aumentando tanto o câncer de intestino em pessoas mais jovens,   sendo que a sociedade americana reduziu
reduzir o início das colonoscopias de   55 anos para 45 anos para pessoas com risco intermediário de ter a doença? Simplesmente porque estão comendo errado, muita comida industrializada,   pouca comida de verdade.

Muita gente sedentária, aumentou muito o sobrepeso e a obesidade e,   outro fator- começaram a triar mais cedo e começou a pegar mais— e claro, mais precocemente. Então, como você pode se proteger contra o câncer de intestino.

7 dicas, e a última, é a mais importante, então fique até o fim. 1a dica- Tome bastante líquido, especialmente água. Quando você está bem hidratado,   seu intestino funciona melhor.

Evita constipação e isso ajuda a   reduzir o tempo que suas fezes e as toxinas fiquem em contato com a mucosa do cólon. 2a- Coma bastantes frutas e verduras— que têm fibras e antioxidantes  As fibras, como a água, aceleram a velocidade das fezes- diminuindo o   tempo de contato com a mucosa.

Além disso melhora a flora intestinal. Claro, você também deve reduzir o consumo de carnes vermelhas- pode comer,   mas evite excesso. Porém, principalmente de carnes processadas, que tem muito sódio,   nitrito, e definitivamente aumentam o seu risco de câncer de intestino. 3a dica- Coma temperos e alimentos que são
antiinflamatórios naturais como cúrcuma,   canela….

E Ah, mas leite não é inflamatório? As últimas evidências falam   que leite não é inflamatório tem pesquisas robustas falando que leite e derivados-   iogurte, colhada, queijo pode proteger você contra câncer de intestino.

Claro, se você tiver intolerância a lactose,   for alérgico à proteína do leite, melhor evitar, né. Mas à princípio, o leite previne. 5a dica – faça atividades físicas- não fique parado. Exercícios físicos melhoram o   funcionamento do intestino, regula seus hormônios- insulina, estrógeno, reduz inflamação do corpo,   pode manter seu peso saudável, diminui seu estresse. Tudo isso ajuda a previnir um câncer

6a dica- Evitar o álcool e o fumo E 7a dica, e a mais importante- faça seu check up. No mínimo sangue oculto nas fezes,   que dá para pegar resquícios de sangue misturados nas fezes que não conseguimos enxergar a olho nu.

Mas, se você tem mais de 45 anos, e risco intemediário- seria ainda mais   interessante fazer uma colonoscopia. Por que risco intermediário? Porque   risco alto— tem alguém na família, tem síndrome de lynch tem que ser mais cedo. A diferença de outros métodos de triagem é o seguinte.

Você consegue descobrir um   pólipo e extirpar antes que vire um tumor. É diferente da mamografia que você descobre que   está com câncer. Aqui não. Você pode descobrir antes de virar câncer, retira, e não vai ter. 

 

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

500 RECEITAS ZERO AÇÚCAR E ZERO GLÚTEN – CARDÁPIO PARA DIABÉTICOS CLIQUE AQUI

Comentários

Comentários