7 melhores alimentos para limpar o FÍGADO GORDO

Tempo de leitura: 18 minutos

Alimentos para fígado gorduroso

Eu vou te mostrar como se faz as pazes com o seu fígado, porque a chave de tudo   está na alimentação, naquilo que você come e naquilo que você não pode comer.

Se você já sabe que tem fígado gordo, esse vídeo é para você!  Agora se você ainda não sabe disso, mas tem um barrigão grandão, bora tratar disso   porque provavelmente você tem gordura no
fígado ou vai ficar com ela, entendeu!?

Hoje eu vou te dar uma lista dos melhores alimentos para o seu fígado. Claro,  aqueles que você deve comer e também uma lista dos alimentos que você vai   fazer a limpa lá em casa, para tirar, sabe como é, jogar fora.

O fígado é um órgão super importante, ele é responsável por garantir a tua saúde. O fígado mantém o seu colesterol ok, o fígado mantém a sua digestão boa, o fígado garante que   as vitaminas dos alimentos que você come, são processadas e enviadas para os lugares certos.

O fígado desintoxica o teu corpo das porcarias que você come. O fígado é  responsável por milhentas reações químicas que fazem com que você fique saudável.

Por isso, a saúde do seu fígado é igual a sua saúde. Pegou? Você precisa garantir que o fígado está saudável e aí você está saudável. Então prepara, que agora é hora do show das poderosas…

Então prepara aí a listinha do supermercado coisas que você vai ter que comprar e   prepara também o seu coração para jogar fora alimentos que você tem que por fim, entendeu?

Porque o que os olhos não veem, o coração não sente. Tira do armário, da geladeira, de perto de você, coisas que você não   pode comer e não me venha com: “Ai, credo que desperdício, jogar fora comida é até pecado.” Desperdício foi o teu dinheiro quando você comprou   aquela porcaria e pecado é o teu fígado perder função.

Mas se depender de mim, isso não vai mais acontecer. Porque não dá para ter resultados diferentes com a mesma estratégia. Por isso a gente vai   ter que mudar umas coisinhas na sua vida alimentar.

Então começa a anotar a lista dos alimentos que você vai comprar na  próxima ida no supermercado para fazer as pazes com o seu fígado. Para começar, eu quero que você pense em alimentos azedos, frutas azedas.

E eu vou começar a minha lista com a … tangerina. Ai caramba. Não dá para fazer malabarismo com a tangerina, não no meu caso,   mas a tangerina faz malabarismos com o seu fígado, porque as frutas azedas, com bagaço,  com vitamina C, com casca, ajudam o seu fígado a regenerar, tem muita vitamina C,   são um grande antioxidante.

E não tem muito carboidrato, essa é a ideia, comer sempre a fruta. Não estou falando de tomar o suco, nem de caixinha e nem natural,   porque quando você tira a fibra da fruta, você aumenta o índice glicêmico.

E um índice glicêmico alto, uma alta quantidade   uma grande quantidade de insulina é uma das causas do fígado gordo. Então você precisa controlar a quantidade de insulina, por isso,  quando você for comprar fruta, que é legal porque tem muitas vitaminas que o seu fígado precisa, você tem que pensar em frutas ricas em vitaminas, mas pobres em carboidrato.

Ta docinha na boca? Cospe! Seu fígado precisa de vitaminas, A, C,   K, E, ácido fólico, isso tudo faz o seu fígado ficar mais saudável. E onde é que no planeta tem mais vitaminas?

Exatamente,  já sei que você respondeu legumes, por isso o próximo item da sua lista é a abobrinha. A abobrinha é super pobre em carboidratos, riquíssima em vitaminas e é isso que você precisa!

Você não sabe como usar a abobrinha? Eu corto ela bem picadinha
assim e coloco com cebola,   sabe? Faço um refogado com cebola e abobrinha maravilhoso.

Não vale fritar a abobrinha para que fique registrado! “Ai que eu adoro frita!” Frito até jornal papelão tu come frito. Não! Abobrinha refogada,   você pode acompanhar as suas refeições com abobrinha.

Abobrinha é maravilhoso, é ótimo para o seu fígado e para a sua forma porque uma das causas do fígado gordo é a ingestão de muitas calorias.

E é isso   que faz um fígado ficar mais gordo, é uma forma do fígado adaptar a quantidade maluca de gordura,   de energia que entra e que não tem vasão.

E aí você vai engordando, engordando, e a forma do   fígado se defender disso é criando ali espaço para aquela gordura que não tem para onde ir.

Por isso que fica com gotículas de gordura dentro do fígado e você precisa diminuir a ingestão de alimentos ricos em calorias e aumentar alimentos ricos em vitaminas.

Mas estou falando da abobrinha, mas você pode pensar na berinjela,   você pode pensar no espinafre, no repolho… E tem uma coisa que acontece sempre quando você come mais vegetais,   mais legumes.

Você não consegue fisicamente comer a mesma quantidade de porcaria,  então naturalmente quando você introduz legumes na sua vida,   você remove outras coisas, não dá para comer os dois, ou não é para comer os dois.

Agora, além das vitaminas presentes nos vegetais, o que importa nos vegetais também   são compostos bioativos que vão além das vitaminas, dos nutrientes, carboidratos,  proteínas, gorduras, além disso existem por exemplo no brócolis, que é meu favorito,  nas brássicas, que é da família do nabo, do agrião, do espinafre, do repolho, da couve flor,  são brássicas que além dos minerais todos, o cálcio e as vitaminas todas,  ácido fólico, presente inclusive no talo, porque se come tudo disso aqui,   inclusive o talo e a folhinha que não se joga fora, você tem glucosinolato, anota aí!

Que se transforma no nosso corpo em sulforafanos,   que fazem um efeito anti inflamatório, antioxidante, inclusive anticancerígeno.

Muitos estudos referem o uso dos glucosinolatos presentes no brócolis para proteção de vários   tipos de câncer porque eles protegem as células de degeneração, eles são anti inflamatórios.

E uma das coisas que o fígado fica quando tem gordura, é inflamado. O que você quer? Muito brócolis! Não gosta de brócolis, vai na couve flor.

Não gosta da couve flor,   vai no nabo, não gosta do nabo? Aprende a gostar, sei lá, do espinafre, do agrião… Comer brássicas é uma das estratégias …

Ah pode ser congelado também! Não dá para   comprar né toda a feira de uma vez, porque você não vai conseguir comer de uma vez só,   mas dá para você comprar por exemplo o brócolis congelado, ou a couve flor congelada…

O agrião já é fresco, então vai dividindo assim. E ter sempre uma alternativa é legal, porque se   você não tiver uma alternativa saudável, a alternativa porcaria é mais fácil, né não?! Então garante a alternativa saudável.

“Eu não tenho nada pra comer.” Tem sim! Vai lá ver se não está
congelado um negócio bom que você   já comprou pensando nesse dia mais complicado da sua vida. Então você vai lá e faz um brócolis ao vapor, entendeu? Ou uma couve flor ao vapor.

E como a gente sabe que desinflamar é importante porque o seu fígado quando   tem aquelas gotinhas de gordura lá dentro, inflama… Sardinha nele! A sardinha tem muito ômega-3!

Tem que ser sardinha fresca, assim pescadinha por mim? Não,   podem ser sardinhas em lata, o que importa é que você ingira ômega-3. E pode ser ômega-3 da sardinha, mas pode ser também ômega-3 do atum, da cavala, do arenque,   tem que ser um peixe gordo de águas frias, quanto mais gelada a água dele, mais ômega-3 ele tem.

E a sardinha é um ótimo exemplo de um alimento rico em ômega-3 e é barato. Agora anota aí o próximo ingrediente da sua lista. A lentilha.

Essa lentilha, veja é cor de rosa, ela não tem casca e não dá gases, é melhor que o feijão e você   pode substituir o feijão pela lentilha ou então até o grão de bico pode substituir a lentilha. Então você varia né, não precisa arroz e feijão todos os dias.

E essas leguminosas ajudam a diminuir a absorção de gordura a nível intestinal,   e o que você quer neste momento em que o seu fígado já tem gordura suficiente,   você quer menos gordura na sua alimentação.

E se for gordura, você quer gordura boa, por isso apostar na lentilha… E essa lentilha se faz super   fácil. Você faz como quem faz arroz, é fácil, rápido, não tem panela de pressão, nem nada disso. Dá para você fazer sopa de lentilha cor de rosa e dá para você fazer   também assim refogado com uma cebolinha e
um tomatinho. Delicioso!

Experimenta. Além de gostoso, faz bem para o seu fígado e não dá gases. Garanto,   experimenta, é a lentilha cor de rosa que não tem casquinha hein! Anota então o próximo ingrediente da sua lista. Iogurte, iogurte natural, não é iogurte disso, daquilo e com aquele outro,   porque normalmente… “Ai, iogurte light”

Além de açúcar, se não tem açúcar,   tem adoçante. Eu quero iogurte só com probióticos, porque é o probiótico que vai te fazer bem.

Manter o teu intestino regulado, vai manter as bactérias ok, mandando para dentro do teu   corpo de novo, reabsorvendo coisas legais que vão facilitar o trabalho do seu fígado.

O seu fígado participa de um processo de desintoxicação do teu corpo,   quanto mais toxinas você põe para dentro,   mais ele precisa trabalhar… Neste momento você precisa requisitar menos o seu fígado.

Além de comer melhor, você vai manter o teu intestino, equilibrado, regulado,   com bactérias saudáveis lá dentro, porque aí você vai reabsorver coisas boas e vai  mandar de volta para o seu fígado coisas boas e não toxinas que ele vai precisar trabalhar para desintoxicar, porque é esse o papel dele,   é tudo que chega lá e está ruim, ele vai trabalhar para fazer a coisa melhorar.

E o fígado é um órgão que aceita tudo,   aceita tudo, sabe? Você manda pra lá o que for, ele vai lá trabalha. Sabe aquela pessoa que não consegue dizer não?

Teu fígado. Entendeu? Só que o fígado vai … vai judiando do fígado, então quando você vai fazendo judiação,   comendo errado, comendo muita gordura, comendo muito, o seu fígado vai trabalhando, o seu fígado vai aceitando, porque qual é a
solução? Qual é a alternativa não?

Não tem! Então ele vai trabalhando e aí ele sofre silenciosamente. Quando dá um berro, já é ruim, entendeu? Mas provavelmente você descobriu que está com fígado gordo de repente, sem querer, ou você nem tem sintomas, foi fazer um exame de outra coisa
e descobriu que o seu fígado estava estranho.

Seu médico falou: “Olha, esse fígado está gordo.” Entendeu? Porque o fígado sofre calado, então o que você tem que fazer por ele é manter a coisa controlada.

Como é que você mantém a coisa controlada, para o seu fígado regenerar? É comendo melhor, é impedindo que toxinas cheguem até ele.

Por isso, você vai apostar em uma alimentação mais saudável. E para fechar essa lista, anota o próximo ingrediente,   que é o último, mas é assim o xodózinho do fígado.

É uma flor, é a alcachofra. A alcachofra tem muitos compostos bioativos, então a gente tem terpenóides, flavonoides,  cinarinas, silimarinas, são compostos bioativos, compostos que além dos nutrientes,  das vitaminas, vão além disso, e funciona como um remédio para regenerar o fígado.

E a alcachofra está cheia disso, por isso eu sugiro que você aposte na  alcachofra. Cozinha a alcachofra, assa a alcachofra, usa a alcachofra no seu dia a dia.

E porque eu sou amiga eu vou te mostrar uma forma   de ingerir todos os compostos bioativos da alcachofra que vão te ajudar a melhorar a síntese e o metabolismo do seu fígado e ajudar a desintoxicar o fígado… que é… O chá de alcachofra.

Para fazer o chá de alcachofra você vai colocar 3 g da folha   num litro de água e deixa ferver 5 minutos.

Depois você coa e vai tomar uma xícara antes do almoço e uma xícara antes do jantar. Se preferir ele morninho você esquenta, mas
dá para tomar hoje, amanhã e depois, entendeu?

O chá de alcachofra é considerado hepatoprotetor porque protege as células do fígado, entendeu? Estimula o bom funcionamento,
o bom metabolismo do fígado, a síntese de enzimas que
o fígado tem que produzir.

É um chá que é amargo, é amarguinho, amarguinho não, eu dizia amargão. E esse amargor faz com que as enzimas digestivas funcionem   e ajuda o seu fígado a metabolizar direito, a voltar a trabalhar melhor.

Por que é que ele faz bem? Porque ele tem flavonoides, polifenóis,   compostos bioativos que atuam não só nesse estimular das enzimas que o fígado tem que   produzir, mas também no processo anti inflamatório que o fígado precisa.

Mas aquela história de jogar porcarias fora continua valendo, entendeu?  Comer melhor continua valendo. E é por isso que eu vou te contar quais são as coisas que você vai ter   que se livrar do armário para que tudo aquilo tenha o efeito que eu   quero, que é fazer o teu fígado renascer das cinzas tipo a fênix!

Então vamos a lista também das coisas que você vai tirar do seu… mas não precisa anotar nada,   você fica de frente, vai ouvindo aqui ó, em frente do armário,   porque aí você vai e páh!

Com uma caixa de lixo do lado, você vai jogando, sem pena! Pena você tem que ter é do teu fígado, teu fígado que está precisando de pena. Ele   merece teu cuidado, teu respeitinho, por isso vamos jogar fora porcaria.

Então alimentos que você tem que eliminar do seu armário, está de frente pra ele? Joga fora. Tem suco de pozinho?

Lixo. Tem fruta em calda? Lixo. Tem biscoito? Lixo. Vai na geladeira, tem sorvete? Lixo. O que mais que tem lá? Tem chocolate? Ai
chocolate branco, meu Deus, joga fora. Chocolate ao leite? Lixo com ele, entendeu? Tem presunto, tem mortadela?

Joga fora a mortadela. Tem molho pronto? Ketchup, mostarda, maionese na geladeira? Joga fora essas histórias todas. Molho de salada pronto, pelo amor de Deus, joga fora.

Salada é azeite, sal e vinagre, pouquíssimo sal, entendeu? Nada de frituras, nem pensar, nem dentro de casa

“Ai, mas e de vez em quando Tati e de vez em quando pode?”

Só se você quiser que de vez em quando o seu fígado não trabalhe para você,  aí você tira umas férias de vez em quando do teu fígado. E uma outra coisa que não é legal para o teu fígado, é álcool,   qualquer tipo de bebida alcoólica e aposto que a sua pergunta é: “Ah e no fim de semana, e se eu for bem bonitinho durante a semana   e fizer tudo direitinho, no fim de semana eu posso uma cervejinha?”

Eu vou dizer pra você, depende se você quer que o seu fígado também tire férias de você,   mais cedo da sua vida. Se você pretende o
seu fígado seu amigo, você é amigo dele e   não vai beber nem no fim de semana, porque o seu fígado precisa relaxar, entendeu?

Ele não pode trabalhar muito nem no fim de semana porque além das milhões de coisas   que o seu fígado faz por você, ele é o único
que é capaz de desintoxicar álcool do seu corpo. E esse trabalho é um extra entendeu, ele não foi feito para…

Aí o fígado foi feito para desintoxicar álcool, pode beber que é essa a função dele. Não! A função dele é te deixar saudável. O melhor médico para você acompanhar o que é que está acontecendo com o seu fígado, como está  evoluindo é o gastroenterologista, que vai além de pedir exames de sangue que dá para ver como é que o fígado está produzindo algumas enzimas, também pode pedir exames de imagem, que dá para ver  não só formato do seu fígado, se está legal, mas também as gotinhas de gordura que estão lá dentro.

Mas existem outros exames que o seu médico pode pedir para identificar   não só a quantidade de gordura no fígado, mas também o grau de inflamação do fígado. Neste caso pode ser por exemplo, a tomografia computadorizada.

E à medida que você vai cuidando do seu fígado, os resultados dos exames vão   orientando a evolução da sua dieta que não precisa ser tão mais restritiva no futuro.

E agora você já sabe o que comer e o que não comer para fazer as pazes com o seu fígado. Bora então fazer escolhas saudáveis, porque também faz bem para o seu fígado, mas para a pele, para alma, entendeu, para tudo, bora se cuidar.

Porque se você não fizer, ninguém mais faz por você. Só você pode cuidar do seu fígado. E se você quer saber outros alimentos que fazem bem para o teu fígado,   tem uma lista completa na descrição
desse artigo e não esquece de clicar   neste vídeo aqui que fala sobre como se livrar de vez da gordura do fígado. E até a próxima.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Dieta Alcalina: Guia de Iniciação Rápida para Equilibrar seu pH, Turbinar sua Energia e Recuperar a sua Saúde de Forma Natural – Clique Aqui

Comentários

Comentários