Tempo de leitura: 7 minutos
Alimentos que ajudam a baixar o colesterol
O colesterol alto é um problema comum que pode ser um dos principais fatores de risco no desenvolvimento de doenças cardíacas. Como a maioria das outras condições médicas desse tipo, a prevenção precoce geralmente é melhor do que o controle de danos quando se trata de colesterol alto, o que significa que é melhor tomar medidas em seu estilo de vida para evitar o colesterol alto
antes que ele aconteça.
A boa notícia é que mesmo para pessoas com histórico genético ou familiar com colesterol alto, promover níveis saudáveis de colesterol pode, de fato, ser mais fácil do que você pensa De acordo com o nutricionista McKel Hill, promover níveis saudáveis de colesterol em seu corpo pode ser tão fácil quanto simplesmente fazer alguns ajustes necessários em sua dieta diária. Aqui estão apenas um punhado de alimentos que você pode recorrer para manter seu colesterol sob controle. Alimentos para baixar o colesterol
1. Azeite
Este primeiro item da nossa lista pode parecer um pouco estranho à primeira vista. Afinal, o azeite é rico em gordura, então pode-se facilmente ser levado a acreditar que alimentos com alto teor de gordura só afetariam negativamente o colesterol de uma pessoa.
A verdade da questão, no entanto, é que nem todas as gorduras são criadas iguais; enquanto alguns tipos de gordura são realmente prejudiciais à sua saúde relacionada ao colesterol, outros, como os encontrados no azeite, podem realmente ser saudáveis para seus níveis de colesterol.
Isso ocorre porque o azeite contém uma alta concentração de gorduras insaturadas; Ao contrário das gorduras saturadas e trans, a gordura insaturada não é apenas uma adição aceitável a uma dieta para baixar o colesterol, mas também é diretamente benéfica para reduzir os níveis de colesterol e promover um coração saudável.
De acordo com Hill, o teor de gordura encontrado no azeite realmente reduz o colesterol LDL em seu corpo, também conhecido como colesterol “ruim”, enquanto também aumenta os níveis de HDL do seu corpo, ou colesterol “bom” em seu lugar.
O azeite também contém compostos conhecidos como polifenóis, que também são altamente eficazes quando se trata de reduzir a inflamação no corpo.
2. Feijão e outras leguminosas
Quando as pessoas dizem “feijão, feijão, eles são bons para o seu coração”, você pode estar condicionado a acreditar que isso é o início de uma piada juvenil sobre flatulência.
Feijões de todos os tipos são uma excelente fonte de fibra, que pode ajudar a manter o colesterol ruim baixo, além de deixar você se sentindo satisfeito e saciado após uma refeição. Além de ajudar a diminuir as quantidades prejudiciais de colesterol em seu corpo, muitos tipos diferentes de feijão e outras leguminosas também trazem outros benefícios nutricionais: por exemplo, o grão-de-bico, também conhecido como grão de bico, é uma alta fonte de proteína, manganês, ferro e cobre, além de fibras, e também pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue e aumentar a sensibilidade do seu corpo ao hormônio conhecido como insulina.
3. Salmão
Salmão e outros tipos de peixes gordurosos são benéficos para os níveis de colesterol devido à sua rica abundância em ácidos graxos ômega-3. De acordo com Hill, o ômega-3 demonstrou melhorar a saúde do colesterol de várias maneiras, como diminuir os níveis de colesterol LDL, diminuir a inflamação no corpo e diminuir o risco de doenças cardíacas e derrames.
Além de seu alto teor de ômega-3, o salmão também é uma ótima fonte de outros nutrientes importantes, como proteínas, vitaminas do complexo B, potássio e selênio.
4. Abacate
Chame-nos de básico o quanto quiser, mas você sabe que os escritores da Bestie nunca conseguiriam se safar com um vídeo sobre alimentos saudáveis sem menci nar nosso amigo, o abacate. Não se engane, porém; a inclusão do abacate nesta lista é mais do que apenas um serviço da boca para fora; como o azeite, os abacates são densos em gorduras monosaturadas e, assim como as leguminosas, também são uma alta fonte de fibras.
De fato, o Journal of American Heart Association publicou um estudo em 2015 que indicava que adultos com sobrepeso ou obesos que comiam abacate todos os dias poderiam esperar níveis drasticamente mais baixos de colesterol ruim em seus sistemas. Mas ei, não acredite apenas na palavra deste vídeo;
Para obter mais informações sobre os benefícios para a saúde do abacate, confira outro vídeo em nosso canal, intitulado “Comer abacate todos os dias por uma semana fará isso com seu corpo”. Como dissemos, Bestie adora abacates e não nos importamos quem sabe.
5. Nozes
Muitos tipos de nozes, particularmente amêndoas e nozes, são especialmente potentes quando se trata de manter o colesterol sob controle. Além de serem ricas em gorduras insaturadas, as
nozes também são uma rica fonte de ômega-3, e já sabemos o quão importante isso pode ser quando se trata de colesterol e saúde do coração.
Quanto às amêndoas, essas nozes são uma fonte especialmente rica de um aminoácido conhecido como L-arginina, que ajuda seu corpo a produzir óxido nítrico e regular a pressão arterial. Além desses nutrientes, as nozes de todas as variedades também são uma fonte de fitoesteróis que reduzem o colesterol , bem como cálcio, magnésio e potássio, que promovem a saúde positiva do coração e a redução da pressão arterial.
6.Grãos integrais
Os grãos integrais, especialmente aveia e cevada , também se mostraram eficazes quando se trata de reduzir o colesterol ruim e manter o coração saudável.
A aveia integral contém um tipo especial de fibra solúvel conhecida como beta-glucana, que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL em até 7% em pessoas que comem aveia regularmente.
Da mesma forma, a cevada também é uma rica fonte debeta-glucana. Agora, quem disse que os grãos não são saudáveis?
7. Chá
Enquanto o chá verde é geralmente o favorito quando se trata de elogiar o chá e seus benefícios para a saúde, o chá preto e branco também não é desleixo quando se trata de melhorar sua saúde, especialmente quando se trata de colesterol.
Dois dos principais compostos encontrados no chá são as catequinas e a quercetina, que desempenham um papel importante na manutenção do coração e dos níveis de colesterol saudáveis.
As catequinas ajudam seu sistema cardiovascular a ativar o óxido nítrico, que, como dissemos antes, ajuda a reduzir a pressão arterial em seu corpo.
Quanto à quercetina, acredita-se que este composto difícil de pronunciar ajude a melhorar a função geral dos vasos sanguíneos, além de reduzir a inflamação dentro deles.
Alimentos para baixar colesterol
E aí, esse artigo foi útil para você? Para todos os viciados em alimentos saudáveis, quais são alguns outros alimentos para baixar o colesterol que podemos ter omitido descuidadamente deste
artigo? Não queremos deixar pedra sobre pedra e sempre queremos ouvir o que nossos espectadores têm a dizer, então certifique-se de fazer como o colesterol ruim e vá até a seção de comentários abaixo para nos ajudar a manter a conversa.
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui
500 RECEITAS ZERO AÇÚCAR E ZERO GLÚTEN – CARDÁPIO PARA DIABÉTICOS CLIQUE AQUI