Tempo de leitura: 8 minutos
Hoje eu vou falar de 12 sintomas físicos da ansiedade. é isso mesmo a gente às vezes imagina que você tá passando mal tá sentindo algum mal-estar e que não é sério ou que na verdade não está acontecendo nada e a ansiedade provoca na gente vários sintomas e aqui nesse artigo vou falar de 12 sintomas físicos da ansiedade e porque eu vou falar desses 12 sintomas físicos? O nosso objetivo aqui é trazer para você mais auto consciência, mas autoconhecimento, do seu corpo, da sua vida para você ter mais saúde e bem-estar.
Uma vez você reconhecer os sintomas em você, pode fazer as estratégias para reduzir a ansiedade que vou falar no final desse artigo.
O primeiro sintoma é o aumento da frequência cardíaca ou as palpitações. Você pode ter o coração acelerado, sentir que o coração dispara e depois ele volta e nesse momento é muito difícil você retornar retornar àquela calma do coração os batimentos cardíacos equilibrados.
Então mais eficaz é você não ficar mais tenso com esse ataque cardíaco porque aos poucos ela vai voltar ao normal. Mas esse coração palpitando esse coração é independente batendo forte é um sintoma de ansiedade que acontece em vários momentos da nossa vida uma ansiedade natural e até ansiedade mais patológicos, mais graves mesmo.
A outra é a famosa falta de ar ou seja, respiração. Ela às vezes pode ficar mais rápida, curtinha e você aquela falta de ar e o ar não chega. Parece que você respira e não fica satisfeito com o ar porque há uma tensão interna nos pulmões.
Mesmo que você esteja com a musculatura tensa com os os pulmões quase fechados então ansiedade ela vai comprimir a caixa toráxica e vai diminuir a entrada de ar.
Então com certeza você vai sentir uma falta de ar e também uma respiração mais rápida um pouquinho.
Uma outra é uma dor no peito, uma pressão no peito. Então quem tem síndrome do pânico já viveu isso. A sensação física é a mesmo se tivesse alguém ou alguma coisa oprimindo o seu peito.
Fazer uma pressão principalmente aqui na região próximo ao pescoço acima do coração. As pesquisas mostram que ninguém tem ataque cardíaco e morre por em função do ataque do pânico mas a sensação física é real ela é verdadeira mas se você enfrenta gradativamente ela vai diminuindo e vai cessando.
Então vale a pena você respirar ter paciência nesse momento para ela essa pressão no peito ela possa ir de diminuindo gradativamente.
Você pode também uma sensação de sufocação, com a dificuldade de respirar, parece que toma um gole de água parece que fica paralisada na sua garganta.
Nossa quinta sensação física é a tontura. Você pode sentir tonto como se o chão faltasse, sentisse a cabeça um pouco vazia. Fica assim porque todo seu sistema nervoso parassimpatico está ativado.
Então pode ser que um excesso de adrenalina está circulando no seu sangue, no seu cérebro você pode sentir uma tontura um pouco a cabeça vazia assim a meio estranho mesmo.
Outro sintoma é uma sudorese. Suar muito. Ficar com as mãos molhadas tenso com as ondas de calor, calafrios. Você pode até um dia ensolarado quente, você tá sentindo calafrio por dentro porque há um angústia uma tensão interna.
Então é natural. É um sintoma físico. Ele é real.
Acredito que você está sentindo isso e que tem tratamento. Você pode cuidar disso com mais calma.
Outra sensação é a náusea também, ou uma dor no estômago enjoo e até uma diarreia. Há toda uma descarga de energia uma descarga dos neurotransmissores e aí você fica realmente meio desequilibrado.
Podemos chegar um enjoo, náusea e uma dor no estômago também e até uma diarreia você ir no banheiro várias vezes.
É comum também o tremor, agitação, o corpo ficar balançando diante de uma situação nova ou vai encontrar com o namorado, namorada ou uma situação que você não esperava que acontecesse com você.
Você começar a tremer de nervosismo parece nervosismo mesmo mas é ansiedade mesmo. Você seja você tá aí é bastante preocupado e todo o seu corpo começa a ter um leve tremor ou até tremores maiores e mais amplos também são comuns.
Você pode sentir formigamento nos braços das pernas ou dormência. Sabe quando você fica sentado em cima da perna ou pé, do braço aí você não fica assim sente mais o braço e a perna.
A ansiedade pode trazer isso também você já essa dormência nas pernas nos braços e até uma paralisia. Pode ter a sensação de estar paralisado, não conseguir caminhar, não consegui agir, conseguir fazer os seus alcançar os seus objetivos.
É uma fraqueza, uma sensação de desmaio. Pode ficar sem equilíbrio, pode afetar aí ao seu senso de equilíbrio e você pode até desmaiar ou perder um pouco isso mesmo não é natural e sintoma físico aí de desequilíbrio e até um desmaio.
Há também uma tensão muscular. Acredito que você já viveu isso. Todos nós uma de ansiedade, coronavírus, uma atenção aqui na região cervical, nos ombros, parece umas carregamos o mundo nas costas ou nas pernas ou no braço no peito ele fica mais quente ou a mandíbula aqui também.
Você pode sentir aquele bruxismo a noite, rangendo os dentes é muito comum essa tensão muscular e várias partes das articulações e você realmente teve mais dificuldade de relaxar em função das tensões em várias situações da vida.
E por último a boca seca. Então é muito comum quando você vai falar em público dar uma palestra você vai participar de uma reunião parece que a saliva some ou seja a sua boca e fica super seca porque a ansiedade está ali muitas vezes para fazer o seu melhor você acionar o seu corpo o sistema simpático nosso corpo ele é move você para fazer o seu melhor mas o excesso também gera uma ansiedade nociva que vai dificultar você ter uma articulação.
Muitas vezes a boca até ficar tão seca não consegue nem falar direito né você pode ter um copo d’água o seu lado para te ajudar nesse sentido.
Então que o objetivo desse artigo é trazer sintomas físicos porque o primeiro passo para você reduzir a ansiedade, diminuir as suas tensões é reconhecer quais são as sensações que você está tendo.
Muitas vezes você sente algum desses incômodos, esses desconfortos e não identifica com ansiedade. Na verdade uma ansiedade mais moderada ou grave ou até leve ela pode causar todos esses sintomas.
Então primeiro passo duas dicas para você é tentar entrar em contato com essas sensações, pare um pouquinho, senta deita de olhos abertos, olhos fechados, fique em pé mesmo. Começa a perceber como esses sintomas físicos estão em você e tenha calma paciência. Uma vez você entrando em contato com esses sintomas e identificando aos poucos gradativamente eles vão desaparecer. O corpo não aguenta ficar nessa atenção durante muito tempo.
Então com mais paciência e calma e confiança interna você vai conseguir dissolver esses sentimentos.
O que acontece muitas vezes que as pessoas se desesperam e a ansiedade aumenta mais ainda.
Então fique preocupado. Esses sintomas são naturais. Não vão trazer nenhum prejuízo mais grave para você. São desconfortáveis claro, não é bom sentir, dá vontade de sair correndo, a gente parar com tudo mas respira fundo, solta o ar respira fundo solta o ar seu coração está separado deixa disparar sua boca secar deixa secar se a perna tremer também os braços com ele deixa está em tremendo daqui a pouquinho a pressão no peito também ela vai desaparecer e você vai se sentir muito melhor ok outra dica é as nossas meditações guiadas aqui no canal você tem várias meditações que você pode estar fazendo a nossa playlist ali e vai ajudar você a reduzir a sua ansiedade ter mais equilíbrio emocional maior estabilidade felicidade bem-estar.
Inscreva-se no canal
Curta, comente e compartilhe.
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui
Como Controlar a Ansiedade de Forma Natural – Clique Aqui